24- É normal o cilindro para GNV esquentar no abastecimento do posto ? Sim. Isto ocorre em função da compressão das moléculas do GNV durante esta operação, causando atrito entre as mesmas e conseqüentemente calor, que irá se refletir na parede do cilindro.
"É normal vazar um pouco de gás ou o botijão ficar quente?" Vale destacar aqui que todo botijão tem certa capacidade de vaporização. Mas pode acontecer de haver mais calor no botijão do quanto o consumo ultrapassa esse valor.
O cilindro esquenta durante o abastecimento no posto? Não se assuste, isto é normal. Esta ocorrência deve-se à compressão das moléculas do GNV durante o abastecimento, causando atrito entre as mesmas e consequentemente calor, que irá se refletir na parede do cilindro.
O cilindro ficou quente após o abastecimento, isso é comum? Sim, ao abastecer, a pressão inserida dentro do cilindro faz com que ele se aqueça devido ao atrito entre as moléculas do gás. Isso não compromete em nada questões de segurança, tão pouco a durabilidade do sistema.
Isso acontece porque o processo de compressão do gás no interior do cilindro pode gerar calor. Mas não se preocupe, os cilindros são projetados para suportar essa variação de temperatura e oferecer segurança ao seu veículo.
Por que o Cilindro GNV fica suado (úmido) quando eu abasteço? @CANALDOGNV
É normal o cilindro do gás esquentar?
24- É normal o cilindro para GNV esquentar no abastecimento do posto ? Sim. Isto ocorre em função da compressão das moléculas do GNV durante esta operação, causando atrito entre as mesmas e conseqüentemente calor, que irá se refletir na parede do cilindro.
Dessa forma, a conversão por si só não afeta o desempenho do veículo. Além disso, o GNV – por ter uma queima mais limpa não poder ser adulterado – mantém as partes vitais do motor livre de resíduos, o que pode gerar um maior período entre as manutenções.
Os cilindros para GNV são projetados MAT, para pressão máxima de serviço de 200bar, equivalente a 20,0Mpa, considerando-se a temperatura padrão de 21ºC.
- cilindros para GNV fabricados segundo a norma ISO 11439: poderão permanecer em serviço pelo prazo de vida útil de 15 a 20 anos da data de sua fabricação, de acordo com o definido pelo fabricante (os cilindros de GNV que tenham sido fabricados, excepcionalmente, segundo a norma ISO 9809 ou ISO 7866, devem atender às ...
Sem nenhum problema. Você não é obrigados a andar no GNV, ou no diesel, ou na gasolina, ou ... Os documentos dizem que você pode andar com GNV e não que você deve. Errado por errado, você vai estar andando no álcool com os documentos dizendo que é gasolina e GNV.
Veículos convertidos ao GNV, o Gás Natural Veicular também requerem cuidados. Durante o inverno, quando as temperaturas caem, o redutor de pressão pode congelar. O problema é provocado pela velocidade da saída de GNV em alta pressão, que esfria o cilindro.
pegue uma esponja úmida e coloque detergente nela, criando espuma; com o botijão ou tubulação de gás conectado e a válvula aberta, encoste a esponja com espuma na área onde a válvula se encaixa; observe se bolhas se formam na espuma, pois isso é um sinal de vazamento de gás.
Para que ocorra uma explosão, é necessário um agente de ignição, como uma faísca ou chama. Isso pode acontecer ao acender um fogão, um fósforo, um isqueiro ou até mesmo um interruptor elétrico, se houver um vazamento de gás nas proximidades.
Isso ocorre porque, se a temperatura aumenta, significa que a agitação das partículas constituintes do gás está maior. Com isso, a tendência é haver a expansão do gás, isto é, o volume aumenta com o aumento da temperatura.
O gás natural veicular apresenta uma queima mais suave e limpa do que outros tipos de combustíveis. Isso pode resultar em menos desgaste das partes internas do motor, como o cabeçote.
O carro com GNV pode explodir em um acidente – Mito! Se a instalação do kit GNV for feita de acordo com as normas, não há risco de explosão – ou combustão, se considerarmos o termo técnico correto. Quem garante é o diretor de combustíveis da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA), Rogério Gonçalves.
Uma das desvantagens do GNV é o fato de que ele exige um cuidado de manutenção maior. Primeiro porque você perdeu a garantia do automóvel. Em segundo lugar, porque o sistema exige uma atenção maior mesmo (até porque ele é considerado uma modificação no carro e, portanto, é inspecionado com maior vigor pelo Detran).
O GNV esquenta mais o motor do que a gasolina ou o diesel?
O GNV tem uma temperatura de combustão mais alta em comparação com a gasolina ou o diesel. Se o motor não estiver adequadamente projetado ou adaptado para lidar com essa temperatura mais alta, pode ocorrer desgaste excessivo das válvulas, assentos de válvulas e outros componentes internos.
Tudo vai depender da geração do kit GNV mais indicada para o seu carro. Veículos fabricados até 2007 comportam kits de 2ª a 3ª geração. Eles custam a partir de R$3 mil e causam perda de 10% da potência do automóvel. Já veículos mais novos se adequam ao kit GNV de 5ª geração que gera perda de potência de cerca de 3%.
§ 1º Além da proibição de que trata o caput, o abastecimento com GNV não deve ser feito com o motor ligado, com os faróis ou quaisquer equipamentos eletrônicos ligados e com a presença de pessoas em um raio de cinco metros de distância dos cilindros de armazenamento, à exceção da pessoa responsável pelo abastecimento.
Os vazamentos são os sinais mais perigosos de que uma válvula pode estar defeituosa. A presença de cheiro de gás na área ou o aparecimento de bolhas ao aplicar uma solução de sabão são indicações claras de vazamento.