Rios perenes – são aqueles que correm o ano inteiro, ou seja, não apresentam interrupção no fluxo de suas águas sobre nenhum período, seja ele de seca, seja de cheia. Esses rios são alimentados por uma fonte contínua que faz com que o nível de suas águas nunca fique abaixo da superfície terrestre.
Rios perenes: são àqueles que nunca secam, que são permanentes mesmo na época da estiagem, como o rio São Francisco. Rios intermitentes: são aqueles que secam na época da estiagem.
Perenes: são rios que contêm água todo o tempo, durante o ano inteiro. Eles são alimentados por escoamento superficial e subsuperficial. Este último proporciona a alimentação contínua, fazendo com que o nível do lençol subterrâneo nunca fique abaixo do nível do canal. A maioria dos rios do mundo é perene.
Qual a diferença entre rio temporário e rio permanente?
A natureza conta com diversos fenômenos cíclicos de transformação. Um dos mais fascinantes é a formação dos rios temporários, também chamados de rios intermitentes. Ao contrário dos rios perenes, que nunca secam, os temporários têm suas águas correndo apenas em períodos de maior quantidade de chuva.
OS RIOS - Conheça AS PARTES e os TIPOS (Nascente, Afluente, Foz, Leito etc.) - Geografia
Quais são os 3 tipos de rios?
Os principais elementos geográficos que compõem a formação do alto, médio e baixo curso de um rio são: a nascente, o curso e a foz. Os rios perenes, intermitentes, nivais, glaciais e pluviais são classificações comuns empregadas para a diferenciação dos tipos de rios.
Os principais rios do Brasil são: rio Amazonas, rio Madeira, rio Xingu, rio Tocantins, rio Araguaia, rio São Francisco, rio Parnaíba, rio Paraná e rio Paraguai.
No Brasil, a maioria dos rios são perenes, como o Amazonas e o São Francisco, mas, no Nordeste brasileiro, a maioria dos rios são temporários, como o Jaguaribe e o Rio Piranhas-Açu. Esse tipo de rio ocorre muito em países árabes, onde são considerados um oásis.
Rio intermitente ou temporário é aquele que durante o período das chuvas (ou "cheias"), apresenta água em seu curso e durante o período de estiagem (ou "secas") desaparece temporariamente. A alimentação desses rios é o escoamento superficial e subsuperficial da água das chuvas.
Na maioria das vezes, um rio nasce depois de chuvas em regiões montanhosas. As águas do rio, que ainda está para nascer, escorrem pela superfície ou se infiltram no solo através dos espaços vazios entre as rochas, até encontrarem uma área impermeável, formando um lençol freático.
O rio São Francisco atinge cerca de 521 municípios do Brasil e percorre estados como: Alagoas, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco e Sergipe. É um rio perene, porque seu fluxo é constante e estável durante todo o ano, nunca seca.
Rios perenes – são aqueles que correm o ano inteiro, ou seja, não apresentam interrupção no fluxo de suas águas sobre nenhum período, seja ele de seca, seja de cheia. Esses rios são alimentados por uma fonte contínua que faz com que o nível de suas águas nunca fique abaixo da superfície terrestre.
A maneira mais popular de classificação dos rios é baseada no fluxo de água de cada um. Deste modo, podemos classifica-los em intermitentes, perenes e efêmeros.
Rios de planalto – são rios que costumam apresentar-se em áreas de relevo mais acentuado, possuindo um fluxo mais forte em razão dos muitos acidentes geográficos ao longo de seu percurso, esses rios são considerados ideais para a geração de eletricidade.
Rios permanentes - são aqueles que correm a partir de uma nascente, que flui água dos lençóis subterrrâneos, mesmo nos casos de estiagem (secas) o rio permanece levando águas aos maios longíncuos confins.
Os rios efêmeros existem somente quando fortes chuvas acontecem, que são as chamadas torrentes. Os rios intermitentes são aqueles cujos leitos secam ou congelam durante algum período do ano. Já os perenes, são os que correm durante o ano todo.
EXORRÉICA => quando o escoamento das águas se faz de modo contínuo até o mar ou oceano, isto é, quando as bacias desembocam diretamente no nível marinho; Ex : Rio Uruguai.
Os rios temporários são os rios que cessam de fluir ou secam completamente à superfície, em extensão e por tempo variáveis, em oposição aos rios permanentes que fluem à superfície todo o ano.
Qual é a região do Brasil que possui muitos rios temporários?
Bacia Atlântico Nordeste Oriental: está localizada nos estados de Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas. Ela possui especificidades importantes, como baixa disponibilidade hídrica e grande número de rios intermitentes.
O Rio São Francisco é considerado um dos maiores e mais importantes rios do Brasil por causa da sua relevância econômica, cultural e social, especialmente para as regiões Nordeste e Sudeste.