Se você usa o aplicativo FGTS e viu a sua conta, mas ela não está mais visível, significa que o dinheiro depositado já está disponível e está sendo processado para ser depositado na sua conta bancária ou para você sacar. E a mensagem pode ser um problema que acontece no app quando o dinheiro está sendo processado.
Essa notificação indica que, no momento da consulta, não foram identificadas contas vinculadas ao FGTS associadas ao número de identificação do trabalhador. Isso pode ocorrer por diversas razões, como a ausência de vínculos empregatícios ativos no período específico da busca ou inconsistências nos dados cadastrais.
Segundo a Caixa, o bug é generalizado e se deve a uma mudança na data de recolhimento do fundo. “Em função da alteração da data de vencimento de recolhimento do FGTS, a CAIXA está atualizando rotinas no processamento do fundo para se adequar ao novo modelo.
Se o seu extrato apresentar um “Saque DEP – COD 01” com saldo zerado, pode ser que os valores já tenham sido sacados anteriormente ou que não haja mais fundos disponíveis. Diante dessa situação, em busca de esclarecimentos, recomenda-se pessoalmente comparecer a uma agência da Caixa Econômica Federal.
Basta acessar o aplicativo do FGTS para consultar os valores já liberados e solicitar o saque, indicando uma conta de sua titularidade, de qualquer Banco. Tudo 100% digital, sem precisar ir à uma agência. A funcionalidade está disponível desde fevereiro de 2020.
Para consultar o FGTS inativo, utilize o aplicativo FGTS, acesse o site do extrato do FGTS (www.caixa.gov.br/extrato-fgts) ou ligue para o número 0800 726 0207.
Você deve estar se perguntando: “como saber se sacaram o meu FGTS?” e a resposta é simples: basta acessar o aplicativo do FGTS pelo seu celular e verificar o seu extrato de pagamento do FGTS.
Inicialmente, é recomendado que o trabalhador procure o RH da empresa para saber o motivo do não pagamento. Se os depósitos não forem retomados após o contato, o empregado pode recorrer ao sindicato que representa sua categoria.
O que fazer quando o FGTS foi pago não consta no extrato?
Orientamos que, nestes casos verifique junto à instituição de destino os extratos de todas as bases de processamento do FGTS, pois é possível que os pagamentos tenham sido processados em uma base distinta da qual a Caixa Econômica Federal costuma fazer os seus recolhimentos.
Se mesmo com o passo a passo você não conseguiu acessar o aplicativo, faça contato com a CAIXA pelos números 4004 0104 (Capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 104 0 104 (Demais regiões). Atenção: nunca forneça sua senha para ninguém, nem por telefone, e-mail ou qualquer outro canal.
Caso o correntista não se manifestar, não terá o valor depositado. Para os trabalhadores que não tem conta na Caixa, o valor estará disponível para saque até o prazo final. Caso não retirarem, ele retorna automaticamente para a conta, sem prejuízo da rentabilidade no período.
Assim, a mensagem “não localizamos conta FGTS com saldo disponível para saque extraordinário do FGTS” indica não necessariamente que o cidadão não tinha saldo no Fundo de Garantia, mas sim que esse saldo não está liberado para saque pelo motivo “saque extraordinário”.
Isso pode ocorrer se o trabalhador tiver saldo negativo na conta do FGTS devido a situações como demissão sem justa causa ou rescisão contratual por culpa do empregador. Além disso, o saldo pode estar bloqueado devido a garantias de empréstimos, financiamentos ou ordens judiciais.
Não há previsão para uma nova rodada de pagamento do saque extraordinário do FGTS em 2024. A única possibilidade de o pagamento ser autorizado é em caso de decretação de estado de calamidade. Se isso ocorrer, a liberação do dinheiro será automática, já que faz parte das normas do conselho curador do FGTS.
Por meio do APP FGTS, é possível verificar seu saldo, alterar dados cadastrais e até mesmo solicitar o Saque, sem a necessidade de atendimento presencial. Caso necessite, consulte a Rede de Atendimento CAIXA para tratamento de assuntos pontuais.
O crédito é realizado durante a madrugada, período que a Caixa Econômica Federal dá início ao processamento da folha de pagamento dos benefícios sociais. Os depósitos são finalizados pelo banco por volta das 9 horas da manhã. Assim, o horário em que o dinheiro cai no CAIXA Tem pode ser diferente para cada beneficiário.
O que pode ter acontecido? Se o trabalhador já viu a sua conta e agora “não aparece mais” significa que os valores já estão em processo de liberação para crédito em conta ou saque, nas agências CAIXA, lotéricas e correspondentes.
Quando seu FGTS aparece como zerado significa que você não possui nenhum valor disponível na conta para receber. Agora, se você tinha saldo na conta, não sacou o valor e mesmo assim apareceu como zerado, o ideal é ir até a Caixa Econômica Feral para que você tenha respostas.
Antes, o empregador tinha até o dia 7 de cada mês para realizar o pagamento do FGTS. Agora, de acordo com a Lei nº 14.438/22, esse prazo vai até o dia 20 de cada mês. Portanto, se você conferiu o seu saldo do FGTS e ainda não identificou o depósito, a extensão do prazo pode ser o motivo.
Se você usa o aplicativo FGTS e viu a sua conta, mas ela não está mais visível, significa que o dinheiro depositado já está disponível e está sendo processado para ser depositado na sua conta bancária ou para você sacar. E a mensagem pode ser um problema que acontece no app quando o dinheiro está sendo processado.
O saque de FGTS perante a Caixa Econômica Federal mediante a apresentação de documento público ideologicamente falso configura crime de estelionato majorado, previsto pelo art. 171 , § 3º , do Código Penal .