De acordo com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), no Brasil apenas é permitido adquirir macacos nascidos em cativeiro se houver autorização da secretaria ambiental do respectivo estado.
É permitido ter um macaco de estimação? A resposta é SIM! Caso tome a importante decisão de adquirir um primata como animal de estimação, o primeiro passo é procurar um estabelecimento devidamente regularizado no órgão ambiental e autorizado a comercializar animais silvestres, geralmente lojas ou criadouros.
“Não recomendo as pessoas a terem esse animal em casa, não acho viável. Eles são animais que necessitam muito da atenção. Os cuidados com eles são os mesmos de quando se tem um bebê recém-nascido em nossas casas.
Para adquirir um amigo primata, assim como as cobras e os jabutis, é necessário procurar um criadouro que comercializam apenas animais nascidos em cativeiro. O local deve ter a documentação específica vinculando o animal ao Sisfauna, que faz parte do Ibama.
5 RAÇAS de MACACOS que podem ser ANIMAIS de ESTIMAÇÃO
Qual macaco é legalizado?
Espécies de macaco de estimação com comercialização legalizada pelo Ibama. No Brasil, o Ibama autoriza a compra e venda de dois gêneros de macacos. São eles: o macaco sagui e o macaco prego.
O Projeto Mucky está localizado em Itu (SP) e há 39 anos acolhe, recupera e oferece uma vida digna a primatas brasileiros que perderam seus habitats naturais ou foram vítimas do comércio de silvestres, maus tratos e acidentes.
Os chimpanzés possuem a maior área de distribuição entre os grandes símios. Embora muitas populações vivam em florestas tropicais, também podem ser encontradas em matas e savanas entre a África Central e Ocidental.
Brasil já tem um santuário de chimpanzés- um dos primatas mais inteligentes e mais ameaçado. O refúgio funciona em Sorocaba, interior paulista, onde vivem cerca de 50 exemplares da espécie. Muitos vieram de circos, zoológicos ou de pessoas individuais.
Os mamíferos que fazem parte da dieta dos chimpanzés são outros primatas (12 espécies), gulungos – um antílope africano, potamoquero – porco selvagem de África, cabritos, roedores e procávias.
Na possibilidade de encontrar nos finais de semana, a orientação é realizar contato com a Polícia Ambiental pelo telefone (13) 3422-3765, principalmente porque se tratam de animais silvestres.
Um dos equívocos mais comuns em relação ao chimpanzé é de que ele é uma espécie de macaco. Macacos, embora sejam usados erroneamente para apelidar todo tipo de primata, são apenas aqueles que possuem rabos.
Os saguis podem ser animais de estimação? Um macaco sagui só pode ser criado como pet desde que adquiridos de criadouro legalizado. E somente com documentação e liberação do IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis). Isso porque esses animais são considerados silvestres.
O homem será enquadrado em artigo da legislação ambiental que proíbe manter animais silvestres sem autorização do órgão responsável em cativeiro e terá de prestar esclarecimentos sobre a origem do animal e porque ele estava no local, além de pagar uma multa no valor de R$ 500.
Apenas duas espécies de pequenos primatas podem ser comercializadas com autorização do Ibama: o sagui e o macaco-prego. Ambas só podem ser vendidas por locais credenciados e compradas por pessoas que atendam às condições de moradia.
A única forma de possuir um animal silvestre legalizado é adquirindo o bichinho de um criadouro autorizado pelo Ibama. Quem retira um animal de seu habitat ou compra por meios ilícitos não tem como legalizá-lo depois.
O primeiro passo que você deve tomar caso queira ter um macaco de estimação é procurar um estabelecimento regularizado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama). Segundo o orgão, no Brasil, existem em torno de 500 locais autorizados a comercializar animais silvestres no país.
Os símios, como chimpanzés e orangotangos, não devem ser mantidos como animais de estimação. Visto que sua força ultrapassa a dos humanos, o convívio doméstico com eles seria perigoso.
- Apesar de o ser humano ser classificado biologicamente como animal, não existe a possibilidade de nascer um filhote de uma relação entre homem e cabra. Os DNAs das duas espécies são incompatíveis, disse ela.
Macacos-prego não são bons pets e não é só porque eles podem morder. A presença de famosos aparecendo na mídia expondo macacos-prego criados como animal de estimação é maléfica, pois romantiza a prática, estimula a deseducação e gera demanda para o comércio.
"Mas fiscal, existe macaco legalizado..." As vendas legais são muito caras, o ilegal é cada vez mais fortalecido. Um macaco-prego legalizado custa 60 MIL reais. No tráfico, custa 100 reais.
No site do IAP, o interessado deve solicitar a adoção por meio do Termo de Guarda de Animais Silvestres (TGAS). Entretanto, no caso da adoção a pessoa terá a guarda do animal, não a posse. “A pessoa tem que ter em mente que se for encontrado um local melhor para esse animal, O IAP tem a prerrogativa de transferi-lo.