Causas do pé plano O pé plano é normal em bebés e crianças com menos de 4 anos de idade, porque o arco do pé ainda não se desenvolveu. A maioria dos arcos das pessoas desenvolve-se ao longo da infância, no entanto, algumas pessoas nunca os desenvolvem.
Pode ser causado por alterações no desenvolvimento da criança ou, entre os adultos, em decorrência de uma fratura ou deslocamento ósseo, ruptura de tendão, ou alguma doença associada, como a artrite.
O tratamento para o pé “chato” ou plano acontece, na maioria dos casos, por meio do uso de palmilhas, sapatos ortopédicos, sessões de fisioterapia e exercícios que auxiliem na formação da cavidade do pé, além da prática de atividade física.
A pisada pronada em geral está associada a uma alteração anatômica chamada pé plano, também chamado de pé chato. A principal característica desse tipo de pisada é o apoio aumentado na borda interna do pé. Isso ocorre por causa do desabamento do arco plantar medial do pé.
Como é feita a cirurgia do pé chato adulto? A cirurgia para corrigir o pé plano adulto é realizada sob anestesia e envolve a correção de ossos e partes moles para restaurar o arco do pé. O processo de recuperação pode levar de 6 a 12 semanas, dependendo da extensão da cirurgia.
Quem tem pé chato pode servir o exército? Para entrar no exército, o candidato é submetido a uma bateria de exames, como teste de visão, exames otorrinolaringológicos, odontológicos e toxicológicos. Além de uma altura mínima, os portadores de deformidades nos pés, como o pé chato, não podem entrar no exército.
Em casos assim, o médico especialista irá indicar exames mais específicos e, sendo assim, poderá se concluir que o pé chato é considerado deficiência física.
– Pé Romano (ou quadrado) é aquele cujos dedos, principalmente os primeiros, são de tamanhos muito parecidos. É um tipo mais raro, estimando-se que só 10% da população tenha esse tipo de pé.
Esta tipologia deve o seu nome ao facto de, no Antigo Egito, ser considerado o tipo de pé mais bonito. Consegues reconhecê-lo com facilidade, porque a disposição dos dedos cria uma diagonal visual, que vai desde o dedo gordo do pé até ao mais pequeno.
Sim, há algumas formas de corrigir o pé chato – como calçados e palmilhas sob medidas; ou outros tratamentos ortopédicos, como a bandagem rígida e o fortalecimento muscular dos pés.
No entanto, quando o pé chato causa problemas e prejuízos à rotina, é fundamental buscar ajuda profissional e seguir o tratamento recomendado pelo médico ortopedista, que pode incluir desde fisioterapia, até sapatos específicos e exercícios de alongamento. São raros os casos onde é necessário uma intervenção cirúrgica.
Posso correr se tenho pé plano? Sim, mas é importante ter alguns cuidados. A corrida por ser uma atividade de alto impacto e sem a absorção e amortecimento adequado do arco plantar pode ocasionar desequilíbrios musculares e articulares, aumentando o risco de lesão. Para evitar problemas futuros, vale prevenir!!!
Diversos concursos públicos, especialmente aqueles voltados para áreas policiais e serviços postais, impõem exigências rigorosas quanto às condições físicas dos candidatos. Entre essas exigências, a avaliação ortopédica pode levar à eliminação de candidatos que possuem pés planos ou tortos.
O pé cavo é aquele que possui o arco bem acentuado e curvo. Já o pé chato, toca quase que por inteiro o chão, com um formato plano. São simples detalhes que podem gerar lesões, caso o corredor não use o calçado correto ou não saiba como pisar durante o exercício.
Ingerir água com frequência; Escolha do calçado adequado para cada ocasião, evitando sapatos com saltos, apertados e desconfortáveis; Limpeza dos pés, dos dedos e das unhas; Corte correto das unhas, evitando que encravem.
Pé normal: mais comum, onde o peso do corpo é distribuído de forma mais equilibrada. Pé cavo: onde a planta do pé quase não toca no chão, o arco do pé é bem alto. Pé plano: possui um formato mais reto, conhecido como pé chato.
Pé normal: estrutura muscular e óssea sem deformidade. Pé chato ou pé plano: a região plantar inteira toca o solo, devido a inexistência do arco plantar, a curvatura da sola do pé é reduzida. Pé curvo ou pé cavo: possui estrutura do arco plantar excessivamente alto.
A última forma de tratamento é a cirurgia do pé plano, recomendada apenas para quadros mais graves. A intervenção cirúrgica pode ser utilizada para corrigir as deformidades dos pés planos, e algumas vezes deve ser associada a outros procedimentos para corrigir eventuais patologias de tendões ou articulações.
Calçados ortopédicos podem ser indicados para o tratamento do pé plano infantil. Sapatos ortopédicos mais firmes deixam os pés menos móveis dentro deles, com isso pode haver melhora dos sintomas dolorosos. Vale ressaltar que calçados ortopédicos só devem ser usados quando recomendados pelo ortopedista.
Alguns pacientes com pé chato possuem uma proeminência óssea na parte de dentro do pé chamada de Osso Navicular Acessório, que pode doer bastante ao contato com os sapatos. O tratamento inicial destes casos também é sem cirurgia.
O pé plano é normal em bebés e crianças com menos de 4 anos de idade, porque o arco do pé ainda não se desenvolveu. A maioria dos arcos das pessoas desenvolve-se ao longo da infância, no entanto, algumas pessoas nunca os desenvolvem.
Por ser portador de deficiência: serão considerados "notoriamente incapaz" para o Serviço Militar os portadores de lesões, doenças ou defeitos físicos, que os tornem incompatíveis com o Serviço Militar nas forças armadas e que só podem ser sanadas ou removidas com o desenvolvimento da ciência.