Você já se perguntou sobre a cor normal da cera de ouvido? Otorrino em Ribeirão Preto, esclarece: a cera de ouvido pode variar de um amarelo claro até uma cera escura marrom ou preta e isso normalmente é saudável.
Cera preta: A cera de ouvido preta indica presença de fungos na cavidade auditiva. Além da cor escurecida, este problema também causa outros sintomas, como dor ou coceira. Cera vermelha: A cera vermelha é um grande sinal de alerta, pois pode indicar perfuração no tímpano, o que pode comprometer a audição.
Alguns exemplos são perda de audição, coceira, ouvido tapado, sensação de zumbido, otites, dores, etc. Se alguma dessas reações acontecer, é indicado procurar atendimento médico para que a situação possa ser avaliada e, caso necessário, a cera seja retirada da forma correta.
A perfuração causa dor de ouvido súbita, às vezes com sangramento no ouvido, perda de audição, ou ruído no ouvido. Os médicos podem ver a perfuração com um otoscópio. Geralmente o tímpano se cura sozinho, mas às vezes é necessário um reparo cirúrgico.
Há dois tipos de cera - seca (clara e quebradiça) e húmida (escura e pegajosa) – diferença que é determinada geneticamente. A eliminação da cera dos ouvidos é feita no sentido da orelha e é aqui que deve ser limpa, quando está bem visível.
Portanto, tentar limpar totalmente o ouvido, faz mal à saúde, pois você retira a sua proteção natural. Eliminar a cera localizada na parte interna do ouvido deixa a região desprotegida contra corpos estranhos, poeira, bactérias e fungos.
→ A membrana timpânica normal encontra-se inserida ao final do conduto auditivo externo, com uma inclinação típica. Tem coloração acinzentada ou perlácea, é brilhante, com a projeção de um triângulo luminoso regular e é translúcida, permitindo a visualização de estruturas da orelha média (cadeia ossicular, n.
A secreção pode ser aquosa, sanguinolenta, ou espessa e esbranquiçada, como pus (purulenta). Dependendo da causa da secreção, as pessoas também podem ter dor de ouvido, febre, coceira, vertigem, zumbido no ouvido (acufeno) e/ou perda auditiva.
O que ocasiona o escurecimento da pele na depilação com cera? De acordo com a médica, “o escurecimento acontece devido à alta temperatura da cera, que pode queimar peles mais alérgicas e sensíveis, causando manchas”.
Se a infecção do canal auricular for fúngica, as pessoas são mais propensas a ter coceira intensa do que dor. Elas também têm uma sensação de entupimento do ouvido.
As pessoas tendem a achar que a existência de pedacinhos de cera do lado de fora do ouvido seja um sinal de excesso de cerúmen ou de ouvido entupido por cera. Na verdade, isto é apenas o ouvido trabalhando adequadamente para eliminar porções de cera antiga.
Cera preta: se o cerume ficou preto e você começou a sentir coceira, é possível que haja uma proliferação de fungos em seus ouvidos. Cera branca: indica que o organismo está com carência de vitaminas e outros elementos, como ferro e cobre.
Algumas formas para tirar o excesso de cera do ouvido são limpar a região interna da orelha com uma toalha, usar remédios de farmácia, como o Cerumin, ou aplicar algumas gotas de óleo vegetal, por exemplo.
Otorrino em Ribeirão Preto, esclarece: a cera de ouvido pode variar de um amarelo claro até uma cera escura marrom ou preta e isso normalmente é saudável.
Em crianças mais velhas e adultos, os sintomas incluem dor de ouvido, problemas de audição, ouvido tapado ou pressão no ouvido, febre, drenagem do ouvido, tonturas e perda de equilíbrio e náusea ou vômito. Sintomas sem dor ou febre também podem significar que há líquido no ouvido e devem ser analisados.
Se o barulho que você ouve é um estalo, é possível que seja apenas o resultado de uma mudança de pressão no ouvido. Pode ser causada por uma mudança de altitude, mergulho ou mesmo o ato de bocejar. Mas caso seja acompanhada de pressão ou dor persistente, é importante procurar um médico.
Caso a sensação de obstrução da audição permaneça mesmo após essa manobra e não melhore após algumas horas, deve-se suspeitar da presença de cera impactada e até mesmo de outras condições como inflamações do canal auditivo, se houver também dor ou coceira.
Pode parecer desagradável, mas encontrar um fragmento de cera saindo do ouvido é algo completamente normal. Isso não significa que ele está sujo ou entupido, mas sim que a pele está crescendo conforme o esperado, isto é, de dentro para fora.
A cera do ouvido, também chamada de cerume ou cerúmen, é produzida por glândulas sebáceas que se encontram no canal auditivo da orelha externa. As glândulas sebáceas produzem esse cerúmen com pH ácido com o intuito de proteger os ouvidos de poeira e micro-organismos que podem afetar a audição causando infecções.