Essa secreção pode ser pegajosa ou aquosa, leitosa, amarelada, esverdeada ou sangrenta. Muitas vezes, é causada por uma condição benigna. Outras possíveis causas podem ser abcessos, efeitos do uso da pílula anticoncepcional, infecção mamária, distúrbios endocrinológicos ou lesão na mama.
Isso se deve devido à regulação hormonal oscilante nestes períodos. O líquido percebido pode também ser uma secreção normal dos ductos mamários. Este líquido está normalmente presente nos seios das mulheres, e pode ser confundido como leite por algumas mulheres. Geralmente, é uma secreção amarelada ou marrom.
A saída de líquido do seio é uma situação comum em mulheres na idade fértil e, na maioria das vezes, é algo benigno, podendo não ser sinal de alguma doença específica. Nos casos em que a saída de líquido é considerada normal, geralmente acontece em mulheres após a manipulação da mama.
A secreção mamilar associada ao câncer de mama (CA de mama) geralmente é a unilateral, espontânea e de coloração transparente, podendo também ser rosada ou avermelhada devido à presença de hemácias.
Uma ferida, quando não infeccionada, gera fluidos bem clarinhos, quase transparentes, chamados exsudatos. É possível controlar a drenagem com o uso de curativos. Presença de pus indica que o local está infeccionado e de que o seu corpo está combatendo aquela infecção.
Pus é uma secreção de cor amarelada, ou amarelo-esverdeada, frequentemente malcheirosa, produzida em consequência de um processo de infecção bacteriana extracelular e constituída por glóbulos brancos em processo de degeneração, sangue, bactérias, proteínas, e elementos orgânicos.
Quando aperto o bico da mama sai um líquido branco?
Causas de secreção no mamilo
Uma secreção de ambas as mamas ou de vários dutos de leite em uma mama é mais provável que seja causada por um problema fora da mama, como um distúrbio hormonal ou ingestão de determinados medicamentos.
São eles: retrações de pele e do mamilo que deixam a mama com aspecto de casca de laranja; saída de secreção aquosa ou sanguinolenta pelo mamilo, chegando até a sujar o sutiã; vermelhidão da pele da mama; pequenos nódulos palpáveis nas axilas e/ou pescoço.
Outro sinal de alerta na região das mamas são a formação de úlceras, feridas ou crostas na pele, especialmente próximas aos mamilos. Nestes casos, a mulher também pode notar o surgimento destas alterações associadas a retrações, endurecimento ou ressecamento da pele.
Se a pele do seio apresentar vermelhidão, inchaço, calor, aspecto de casca de laranja, ou mesmo alguma coceira frequente, procure o seu médico para uma avaliação.
A mulher com dor intensa, vermelhidão ou inchaço pode estar tendo uma infecção de mama e deve consultar um médico no prazo de um a dois dias. Dor na mama que persiste (por exemplo, dura mais de um mês) deve ser avaliada por um médico.
A mastite puerperal apresenta como principais sinais e sintomas o endurecimento em um ponto da mama (chamado popularmente de leite empedrado), vermelhidão local, dor, cansaço, calafrios e febre, geralmente acima de 38ºC. Ao toque, a área da mama acometida costuma estar endurecida, com aumento de temperatura e dolorosa.
Descarga Suspeita ou Patológica. Quando a secreção mamilar é unilateral, restrita a um único ducto, persistente, espontânea, de aspecto transparente ou sanguinolento, considera-se um quadro suspeito ou patológico, ou seja, uma saída de líquido que está relacionada a algum processo de doença subjacente.
Infecções de mama costumam ser causadas por bactérias. Em casos raros, uma infecção da mama pode dar origem a um abscesso mamário (um acúmulo de pus na mama). A mastite é uma inflamação dolorosa da mama que é geralmente acompanhada por uma infecção da mama e costuma ocorrer em mulheres amamentando.
Papilomas são tumores intraductais benignos que acometem aproximadamente 29% das pacientes na pré-menopausa(1). Em 90% dos casos apresentam-se como papiloma solitário, localizado nos ductos centrais de maior calibre e manifestando-se, na grande maioria dos casos, com descarga papilar sero-hemorrágica.
Como é a secreção mamilar do câncer de mama? Além dos aspectos já mencionados anteriormente, a secreção no mamilo também costuma ser rala, turva, esbranquiçada ou transparente. Líquidos de aparência sanguinolenta podem indicar a presença de uma lesão não cancerosa (papiloma) ou um possível tumor.
Essa secreção pode ser pegajosa ou aquosa, leitosa, amarelada, esverdeada ou sangrenta. Muitas vezes, é causada por uma condição benigna. Outras possíveis causas podem ser abcessos, efeitos do uso da pílula anticoncepcional, infecção mamária, distúrbios endocrinológicos ou lesão na mama.
Sinais como inversão do mamilo (quando a ponta se retrai), inchaço da mama (especialmente de apenas um lado) e diferenças de tamanho (assimetria) entre os seios, são todos alertas que não podem ser negligenciados.
É normal sair líquido de apenas uma mama ao apertar?
Existem diversas causas de descarga papilar: uso de anticoncepcionais, uso de medicações psicotrópicas, hiperprolactinemia, ectasia ductal, excessiva manipulação das mamas, etc. Isto é, a saída de secreção não significa que você tem câncer de mama mas merece investigação.
Essa massinha branca no "bico do peito" pode ser apenas o acúmulo de uma "pelezinha" que sai dessa região de tempos em tempos. O que valorizamos de secreção saindo pelo mamilo, é a saída espontânea de secreção da mama que suja seu sutiã ou roupa.
O que é quando fica saindo um líquido transparente?
O muco transparente é algo natural, e indica que o seu ciclo está atuando a todo vapor. Isto é, que você está no período fértil do ciclo menstrual. Desta forma, podemos dizer que o corrimento transparente é algo completamente normal, e muito comum em todas as mulheres.
Se você tem uma lesão com pus isso realmente fala a favor de infecção bacteriana, mas quem produz o pus é o nosso próprio sistema imunológico. Na verdade, o pus é o resultado final da ação das nossas células de defesa, os glóbulos brancos, contra as bactérias que estão causando a infecção.
A existência de pus ou secreção, principalmente de cor amarelada ou esverdeada e mais espessa, também é um indicativo de infecção. É normal que algumas feridas apresentem secreção, mas esta é fluida e de cor clara. Porém, não necessariamente uma ferida que não apresenta pus deixa de estar infeccionada.
O que é o pus? O pus é um fluido de aparência consistente, composto de micro-organismos, glóbulos brancos em degeneração e tecido morto. O surgimento desse líquido branco-amarelado é uma resposta típica do organismo a uma infecção.