É comum esses sentimentos, pensar e desejar é inevitável, porém, é importante refletir sobre seus sentimentos e desejos. A infidelidade pode causar danos significativos. O aconselhável é você procurar ajuda de um profissional e através da terapia descobrir o que existe por trás desse desejo.
“Os motivos são vários. Podem ter a ver com o contexto cultural ou com a forma com que a pessoa desenvolve seus vínculos afetivos”, pontua a psicóloga Leni de Oliveira. “O desejo é a grande mola propulsora, mas as circunstâncias e os conflitos vão definir se esse desejo será satisfeito ou não”, completa.
Uma Psicoterapia pode te ajudar a entender seu contexto e seus sentimentos, e te oferecer uma boa base par que você possa tomar a melhor decisão para si própria. Se sentir necessidade de auxílio profissional, busque um Psicólogo para te dar o suporte que precisa neste momento.
Um estudo de 2021 indicou que as pessoas que exibiam níveis mais elevados de desejo solitário – um termo sofisticado que os acadêmicos usam para evitar dizer “masturbação” – poderiam estar associadas a um aumento da incidência de infidelidade.
“Esse acordo geralmente não inclui a liberdade de expressar os seus desejos por outras pessoas, então o flerte pode ser sim uma traição. Se estamos juntos, fica subentendido que você só deseja a mim. Se isso acontece fora de nossa dinâmica, está errado”, exemplifica Raquel.
Atração por outro é normal, quando vc não sabe quem vc é ainda, e o que vc quer. Não é certo ou errado. Você só sabe o que quer, quando sabe o que não quer. Tentar se controlar, só irá te manter sendo a mesma pessoa.
"Pode ser uma insatisfação com a relação, o perfil da pessoa, que não se satisfaz com uma única relação, uma pessoa mais insatisfeita, pode ser uma vingança ou até falta de compromisso e imaturidade. São vários os motivos que podem levar uma pessoa a trair", observou a psicóloga (veja vídeo abaixo).
Os entrevistados nas pesquisas consideram que os homens são mais infiéis e os dados comprovam isso: 91% dos participantes do gênero masculino afirmaram já terem traído, contra 88% das mulheres.
Olá. É comum esses sentimentos, pensar e desejar é inevitável, porém, é importante refletir sobre seus sentimentos e desejos. A infidelidade pode causar danos significativos. O aconselhável é você procurar ajuda de um profissional e através da terapia descobrir o que existe por trás desse desejo.
É sobre sentir coisas novas, não necessariamente sexuais. A traição, para mim, vem de desejos alimentados, por isso, a sensação que predomina é de êxtase, como quando tomamos um copo de água gelado e estávamos com muita sede.
Trair a pessoa que amamos é um fenômeno multifacetado que não pode ser explicado por um único fator. Envolve uma complexa interação de insatisfação pessoal, baixa autoestima, comunicação deficiente, influências culturais, impulsividade, dinâmicas de poder e diferentes entendimentos de compromisso.
Alguns dos aspectos apontados pelo detetive incluem mudanças repentinas de hábitos, saídas antecipadas e chegadas tardias a casa, múltiplas viagens de negócios sem justificação clara, ocultação de contas ou perfis secretos nas redes sociais.
"A maioria das mulheres trai por carência, porque o parceiro não atinge suas expectativas e elas vão buscar essa carência em outro", disse a professora de matemática Ariana Santana. "Mas, para mim, isso é só uma desculpa que elas usam. A traição é mais questão de caráter do que de situação", completou.
"As pessoas têm uma diversidade de motivações para trair", disse o pesquisador. "Às vezes, elas traem mesmo que seus relacionamentos sejam muito bons. Não vemos aqui evidências sólidas de que os casos das pessoas estejam associados a uma menor qualidade de relacionamento ou menor satisfação com a vida".
A traição pode ter várias formas e pode ser causada por diferentes fatores psicológicos, como baixa autoestima, busca por novidade, problemas no relacionamento, vingança e falta de compromisso.
91% dos participantes do gênero masculino afirmaram já terem traído e 88% das mulheres também. Portanto, os homens traem mais, porém as mulheres não ficam mais tão atrás neste quesito. O consumo de imagens íntimas para ser considerado infidelidade, depende da fonte dos arquivos.
“A pessoa fica hiper sensibilizada, hiper vigilante e com super comparação. E, antes mesmo de dar oportunidade a outro relacionamento, compara possíveis comportamentos anteriores”, explica. Já o psicólogo Matheus Karounis, mestre em Psicologia Clínica, cita os sentimentos de frustração, ansiedade e estresse.
Há muitas emoções pelas quais uma pessoa passa quando descobre que foi traída. Estes sentimentos vão da raiva à depressão, mágoa e até mesmo desejo de vingança. Provavelmente, uma das emoções mais importantes que você sentirá será a raiva. Estar bravo neste momento é humano, necessário e lhe ajudará a seguir em frente.
Além disso, de acordo com a psicóloga, a traição pode desencadear quadros de ansiedade e hipervigilância, como problemas de sono, concentração, isolamento, raiva ou desejo de vingança.
É normal sentir atração por outra pessoa estando em um relacionamento?
O que se pode dizer é que é até comum esse tipo de situação que você está descrevendo. Pois sim, é possível estar namorando, ter sentimentos positivos pela pessoa que escolheu namorar e continuar sentindo atração por outras pessoas.
O desejo sexual é natural e pode se intensificar por conta de hormônios ou fator emocional. Será um problema se está causando algum prejuízo em qualquer âmbito da sua vida. Procure um ginecologista ou um endocrinologista para fazer uma avaliação médica e um psicólogo para trabalhar os fatores psíquicos e emocionais .
A paixão é um sentimento que a gente não controla. Mesmo quando estamos em um relacionamento amoroso, sentir atração por um outro alguém é supernormal. É confortável e familiar e, de vez em quando, ansiamos pela emoção de algo novo em nossas vidas. Pesquisas apontam que nossos cérebros gostam de ter e cultivar paixões.