Entendendo a placa de bruxismo Nos primeiros dias é normal sentir desconforto que tende a diminuir à medida que o paciente se acostuma com a placa de bruxismo. Caso não diminua, é aconselhável retornar ao dentista para testar e verificar a placa e, se necessário, ajustá-la.
Como saber se minha placa de bruxismo está correta?
Uma maneira de avaliar se a placa está funcionando é observar se ela está contribuindo para a redução dos sintomas do bruxismo. Isso inclui a diminuição da dor facial, das dores de cabeça, do desgaste nos dentes e da tensão na mandíbula.
Devido a fricção que ocorre, as placas de silicones podem rasgar mais facilmente e por ser macia, a placa de silicone pode estimular o apertamento dos dentes e aumentar o bruxismo. Além disso, o uso prolongado da placa de silicone para bruxismo pode causar mau hálito.
Quantos dias para acostumar com a placa de bruxismo?
Qual a durabilidade da placa para bruxismo confeccionada em acrílico? Em indivíduos que a utilizam diariamente, o tempo médio de vida das placas para bruxismo é de 2 anos.
Placa de bruxismo é feita de acrílico e deve ser modelada por um dentista. De acordo com a cirurgiã-dentista, a placa miorrelaxante deve ser mais rígida para conter o ranger e o apertar dos dentes de forma mais eficiente.
No entanto, caso o paciente não receba o tratamento adequado, com uso constante da placa de bruxismo, o problema pode resultar em dentes soltos e desgastados, além de deixar a região da gengiva dolorida, comprometendo a função e a estética do sorriso.
O mais recomendável é que ela seja utilizada durante o sono. Entretanto, nos períodos de surto do distúrbio ou quando este é do tipo severo, a placa também pode ser utilizada durante o dia, concomitante ao seu uso noturno.
Não coma ou beba com a placa na boca: alimentos e bebidas podem manchar ou danificar a placa de bruxismo. Retire a placa antes de comer ou beber; Leve a placa sempre que for ao dentista: o seu dentista pode ajudar a avaliar a eficácia da sua placa de bruxismo e fazer ajustes necessários.
Um especialista em DTM e Dor Orofacial pode ser uma boa opção! A placa é uma barreira para evitar o contato das arcadas . Tanto faz em cima ou em baixo .
A moldeira de clareamento é usada no branqueamento dental caseiro. Isso significa que o dentista faz o molde da arcada do paciente e receita um gel clareador.
Uma das formas de tirar o amarelado da placa de bruxismo é utilizando o bicarbonato de sódio, que também ajuda a reduzir o mau cheiro da placa. Par isso, deve-se adicionar em um recipiente limpo e seco a mesma quantidade de bicarbonato de sódio e água, para formar uma pasta.
Para limpá-la, utilize uma escova dentária macia – com uso exclusivo para seu dispositivo – embebecida apenas em água corrente. Após, é só secá-la cuidadosamente com uma toalha para que ela esteja pronta novamente para uso. Secar a placa é ainda mais importante do que limpá-la.
Além disso, o preço também varia quanto ao material, tendo a placa de acrílico um valor mais valorizado. A média de preço da placa de acrílico é de R$ 500 (quinhentos reais) enquanto a placa de silicone é de R$ 250 (duzentos e cinquenta reais).
Qual a diferença entre a placa de bruxismo e placa miorrelaxante?
O tempo de uso varia de paciente para paciente no caso das placas macias, que tem indicação apenas para uso temporário. Já o tratamento a Placa Miorrelaxante, é de uso permanente, (geralmente apenas para dormir) pois o Bruxismo não tem cura.
O acessório deve ser escovado com sabonete ou detergente neutro, que limpa sem causar arranhões ou atrito no objeto. Além do produto, também podem ser usados limpadores para próteses antibacterianos - nesse caso, a placa deve ficar imersa por alguns minutos na solução.
Quanto tempo a placa de bruxismo começa a fazer efeito?
O efeito máximo pode demorar até 12 semanas para ocorrer, depende de cada paciente, como alguns estudos demonstram. Aguarde esse tempo e não faça nova aplicação enquanto isso.
Colocação: Introduza a placa no início da noite, certificando-se de que ela está bem posicionada sobre os dentes. Evite usar força excessiva ao inseri-la. Duração: Mantenha a placa durante toda a noite, ou conforme indicado pelo dentista.
Os cuidados com a placa para bruxismo exigem guardá-la em local apropriado. Após limpas e impecavelmente secas – a umidade é a responsável pelo acúmulo de bactérias e fungos -, utilize a caixinha de plástico colorido normalmente fornecida pelo dentista.
A placa de clareamento deve ser higienizada com escova de dentes e creme dental, depois deixada por algum tempo (pelo menos 30 minutos) em algum antisséptico transparente. Findado esse período, a placa deve ser guardada em água dentro do próprio estojo até o próximo uso.
Alguns indivíduos relatam piora episódica do bruxismo relacionado ao sono ao longo da vida em relação ao estresse ou ansiedade; no entanto, a maioria dos estudos indica que a prevalência diminui progressivamente com o passar dos anos.
Para limpar com limpador de dentaduras, as pessoas devem enxaguar a placa anti bruxismo e deixá-la de molho no limpador de dentaduras por cerca de 20 minutos. Após retirá-la, deve-se esfregar suavemente com uma escova de dentes macia.
NÃO esfregue vigorosamente com escova e muita pasta de dente (o que pode riscar a superfície plástica). Esses produtos podem causar danos à superfície da contenção, deixando a mesma opaca, pigmentada e mais visível; pacientes fumantes e com refluxo tem mais chances de amarelar a placa.