A combinação de fadiga com endometriose também foi associada com um aumento de mais de sete vezes de insônia, um aumento de quatro vezes de depressão, um aumento de duas vezes de dor e um aumento de quase 1,5 vezes de estresse ocupacional.
Considerada um tipo raro de endometriose, a endometriose pulmonar afeta a estabilidade dos pulmões, desencadeando o acúmulo de líquidos entre as pleuras, quadro conhecido como derrame pleural ou água no pulmão. Nesse caso, a mulher passa a sentir falta de ar, desconforto muito perigoso para sua saúde.
Entre os fatores que favorecem a sensação de cansaço extremo em portadoras de endometriose estão o desequilíbrio hormonal, o enfraquecimento do sistema imunológico, as dores e o abalo emocional provocados pela doença, o sono irregular, entre outras causas.
A Endometriose e Eu - Sintomas da Endometriose: fadiga, cansaço extremo
Quem tem endometriose tem mal estar?
Sangramento menstrual irregular ou aumentado – O sangramento menstrual intenso ou prolongado é outro sintoma da endometriose. Além desses sintomas, outros sintomas podem incluir náuseas, diarreia, vômitos, febre, cansaço, dor nas articulações ou músculos, distúrbios de sono e depressão.
A dor geralmente varia de intensidade durante o ciclo menstrual, ficando mais forte antes e durante a menstruação. É possível que ocorram irregularidades menstruais, tais como sangramento menstrual intenso e manchas antes da menstruação.
A prevalência de depressão em pessoas com doenças crônicas é alta e também foi constatada nas portadoras de endometriose, acometendo principalmente as que referem dor crônica e constante (aproximadamente 80%).
A dor em cólica durante o período menstrual atinge 15% a 50% das mulheres jovens, e pode ocorrer em associação com outros sintomas como náuseas, vômitos, alterações do hábito intestinal (diarréia ou prisão de ventre), cansaço, tontura, sensação de peso nas pernas, dor de cabeça entre outros.
A ansiedade, o estresse e os outros distúrbios emocionais interferem negativamente nos quadros de qualquer dor crônica, como é o caso da endometriose. Numa perspectiva física, um corpo estressado e ansioso torna-se incapaz de regular adequadamente os processos inflamatórios do organismo.
Qual a melhor vitamina para quem tem endometriose?
Alimentos ricos em vitamina D, também possuem atividade anti-inflamatória, regulando a inflamação nas células e diminuindo a dor. A associação de Cálcio e vitamina D parece ser benéfico, já que eles regulam fatores estimulantes de crescimento que são importantes nessa condição.
A dor nas pernas associada à endometriose pode ocorrer devido à inflamação ou a compressão no nervo ciático, condição conhecida como endometriose ciática. Esse acometimento não é muito comum, mas pode ocorrer. Inicialmente os sintomas surgem no início do período menstrual e terminam ao final da menstruação.
A fraqueza que muitas mulheres sentem antes e durante a menstruação tem nome: fadiga menstrual. O sintoma pode ser amenizado com uma série de cuidados. Dias antes de a menstruação chegar, é comum sentir fraqueza no corpo, cansaço (físico e mental) e maior dificuldade de realizar atividades do cotidiano.
Por que as portadoras de endometriose têm mais dificuldades para dormir? Estudos observacionais já constataram que mulheres com endometriose tendem a ter mais dificuldades para dormir. E isso não está relacionado a uma única causa e sim a um conjunto de fatores que prejudicam o descanso das portadoras de endometriose.
A endometriose profunda é o estágio mais grave dessa doença ginecológica. O primeiro passo para o diagnóstico é a suspeita clínica. Ainda mais no quadro profundo, que se manifesta nas mulheres com dores intensas.
Ao evoluir para um quadro de endometriose profunda, órgãos importantes podem ser comprometidos. ''Em casos graves podemos ter quadros de semi-obstrução intestinal, dilatação dos ureteres com comprometimento dos rins e acúmulo de sangue ou ar (hemotórax e pneumotórax) nos pulmões.
Um alerta importante é que, como há uma piora do quadro em cada período menstrual, a mulher deve ficar atenta se não está com sangue nas fezes, na urina ou uma dor aguda na região pélvica neste período.
As mulheres que sofrem de endometriose profunda relatam sentir cansaço extremo, mesmo depois de uma boa noite de sono. Esse sintoma pode estar associado a dores, processo inflamatório crônico e sono não reparador.
Dra. Myrna: A endometriose pode causar vários tipos de dores, de diferentes intensidades. A dor depende do local dos implantes endometriais e do tipo de endometriose (superficial ou profunda). As dores mais comuns são a dor abdominal, a cólica menstrual e a dor para evacuar.
Queixas de cólicas menstruais progressivas e/ou incapacitantes, dor profunda na relação sexual e dor pélvica fora do período menstrual são indicativas de endometriose. Outras queixas como diarreia e/ou constipação intestinal e/ou modificação da consistência das fezes no período pré-menstrual e na menstruação.
Os sintomas da endometriose no nervo ciático podem ser semelhantes ao acometimento do nervo por causas ortopédicas ou da coluna. A principal diferença é que no início da doença, a dor começa com a menstruação, estendendo-se por mais alguns dias após o seu término.
Mas, ao contrário do revestimento uterino, o tecido das lesões da endometriose não pode deixar seu corpo durante a menstruação. Isso pode causar dor e desconforto. Se as lesões da endometriose estiverem próximas ao trato gastrointestinal, elas também podem contribuir para náuseas ou vômitos.