Com o tempo de maturação da cicatriz, esse endurecimento vai se desfazendo. Períodos mais tardios apresentam retração de pele (discreto “repuxamento” da pele), associado a prurido (coceira), fisgadas e pontadas. Todos esses sintomas são sinais de cicatrização normal.
Como já disseram alguns colegas, os pontos normalmente são tirados entre 7 e 14 dias Depende muito do fio e da técnica de sutura e às vezes também tiramos pontos alternados e não todos os pontos de uma vez só.
Após a cirurgia, você pode sentir dor, coceira, formigamento e dormência ao redor do local do corte. Também pode notar algum inchaço ou um pouco de secreção. Essas são reações normais e não devem ser motivo para preocupação ou alarde.
Olá. É normal sentir dor nos pontos onde há necessidade de reequilíbrio. Caso a dor seja muito intensa, que atrapalhe dormir, é aconselhável retirar a semente e recolocá-la em outra consulta. Às vezes, em caso de muita dor, é melhor realizar auriculopuntura e não deixar a semente.
Medidas caseiras. Além dos remédios de farmácia, um ótimo remédio caseiro para aliviar a dor e acelerar a recuperação no pós-operatório é fazer compressas geladas para aplicar na região ao redor da ferida cirúrgica, ou na região afetada, mantendo por cerca de 15 minutos e repetindo 3 a 4 vezes por dia.
Com o tempo de maturação da cicatriz, esse endurecimento vai se desfazendo. Períodos mais tardios apresentam retração de pele (discreto “repuxamento” da pele), associado a prurido (coceira), fisgadas e pontadas. Todos esses sintomas são sinais de cicatrização normal.
São os chamados pontos-gatilho ou 'trigger points', pontos dolorosos em consequência do estresse físico ou emocional, fadiga muscular, fatores nutricionais (deficiência de vitaminas) e até mesmo sapatos desgastados. Essas áreas de hipersensibilidade dentro dos músculos podem estar ativas ou inativas.
Essa situação é chamada de deiscência de sutura ou deiscência cirúrgica e pode acontecer por vários motivos, mas, em especial, pelo excesso de esforço físico antes da liberação médica. Os sintomas comuns incluem aumento da dor, vermelhidão, inchaço e separação visível das bordas da ferida.
Normalmente a retirada de pontos não dói. As pacientes costumam chegar com pouco de medo, mas ao final da retirada sentem-se aliviadas. Outro aspecto importante é que a retirada de pontos depende do fio utilizado e do tipo de sutura realizada na pele.
Porém, é importante nos procurar imediatamente caso apareça uma secreção amarelada, viscosa e com mal cheiro na região dos pontos cirúrgicos. Ainda mais, se estiver com febre e dor no local do procedimento. Pode ser uma infecção externa ou interna. O tratamento indicado é a drenagem do pus e antibiótico.
Em quantos dias posso tirar os pontos? De modo geral, os pontos podem ser retirados entre 7 ou 14 dias após a cirurgia. Porém, a depender do caso e da saúde do paciente a cicatrização pode demorar até 21 dias, de acordo com a sua coagulação sanguínea.
A fase proliferativa é constituída por quatro etapas fundamentais: epitelização, angiogênese, formação de tecido de granulação e deposição de colágeno. Esta fase tem início ao redor do 4º dia após a lesão e se estende aproximadamente até o término da segunda semana. A epitelização ocorre precocemente.
Alguns exemplos comuns de cores para fios de sutura absorvíveis são violeta, verde, marrom, incolor ou até mesmo um tom natural do material usado. Essas cores ajudam na identificação e na distinção dos tipos de fios utilizados durante a cirurgia.
A sensação de coceira na região afetada é um dos sinais de que a lesão está evoluindo positivamente. Outros fatores que indicam a cicatrização da ferida são: diminuição da dor, redução do tamanho da lesão e surgimento do tecido de granulação (tecido mais firme e avermelhado que se forma sobre a área exposta da lesão).
Quando a pele dói ao toque, isso significa que seus nervos estão hipersensíveis ou que seu cérebro está reagindo exageradamente ao estímulo. Uma série de condições de dor podem torná-lo hipersensível à dor, como enxaquecas, diabetes, herpes zoster e síndrome de dor regional complexa.
A dor referida é provocada quando os sinais nervosos de várias partes do corpo recorrem à mesma via nervosa, que os conduz à medula espinhal e ao cérebro. Por exemplo, a dor provocada por um infarto do miocárdio pode ser sentida no pescoço, no queixo, nos braços ou no abdômen.
O formigamento no corpo, também chamado de parestesia, é a sensação de estar recebendo várias agulhadas na pele ao mesmo tempo. Dependendo da intensidade, pode ser bem desagradável. Existem alguns problemas de saúde que podem causar essa sensação, como acidente vascular cerebral, infarto, diabetes e hérnia de disco.
“Para reduzir essa dor dos pontos, basta tomar os remédios antiinflamatórios e analgésicos receitados pelo obstetra”, orienta. Outra dica é: não colocar gelo ou bolsa de água quente em cima da cicatriz.
Margarina, salgadinhos, bolachas, macarrão instantâneo, comidas congeladas, refrigerantes, sucos de caixinha e sorvetes, entre outros produtos industrializados, costumam ter grandes quantidades de substâncias que aumentam o estado inflamatório do organismo e dificultam a cicatrização.
É normal sentir dor depois de 2 meses de cirurgia?
O mais comum é sentir uma sensibilidade, principalmente na região da cicatriz, que com o tempo melhora. Agora, se for "muita dor", precisa retornar com seu cirurgião.
Quando uma ferida é suficientemente profunda para deixar uma cicatriz, as fibras nervosas também podem ficar danificadas. Isto pode levar a sensações de queimadura ou dor, num fenómeno conhecido como "dor neuropática".
Se os pontos da sua cirurgia abrirem (total ou parcialmente), você pode ter problemas sérios. 𝘘𝘶𝘦𝘮 𝘧𝘦𝘻 𝘤𝘪𝘳𝘶𝘳𝘨𝘪𝘢 𝘳𝘦𝘤𝘦𝘯𝘵𝘦𝘮𝘦𝘯𝘵𝘦 𝘦 𝘦𝘴𝘵𝘢́ 𝘴𝘦𝘯𝘵𝘪𝘯𝘥𝘰 𝘥𝘰𝘳 𝘪𝘯𝘵𝘦𝘯𝘴𝘢 𝘦 𝘪𝘯𝘤𝘩𝘢𝘤̧𝘰 𝘯𝘰 𝘭𝘰𝘤𝘢𝘭, 𝘥𝘦𝘷𝘦 𝘧𝘪𝘤𝘢𝘳 𝘢𝘵𝘦𝘯𝘵𝘰. Além de poder ser considerada uma emergência cirúrgica, a DEISCÊNCIA aumenta o risco de infecção e dificulta a cicatrização.