A sertralina causa sonolência? Em alguns pacientes, pode dar sono. De fato, ao checar os efeitos colaterais na bula da sertralina, encontramos a sonolência. Em outros casos, esse efeito também pode ser consequência da insônia.
Olá, os sintomas de insônia ou sonolência podem ocorrer em alguns pacientes, está descrito em bula. No entanto na pratica não é tão relatado. Esses sintomas descritos por você podem ser da adaptação a medicação.
O cloridrato de sertralina é um antidepressivo da classe de inibidores seletivos da recaptação da serotonina, usado habitualmente para tratar transtornos do humor e de ansiedade. É possível, e bastante frequente, que cause sonolência. Também é comum causar insônia, sendo o efeito variável a depender da pessoa.
Em alguns pacientes, pode dar sono. De fato, ao checar os efeitos colaterais na bula da sertralina, encontramos a sonolência. Em outros casos, esse efeito também pode ser consequência da insônia. O início do tratamento pode incluir noites com pouco descanso, e a vontade de dormir pode vir em horários indesejados.
O cloridrato de sertralina é um medicamento prescrito para tratar a depressão, incluindo quando ela é acompanhada de sintomas de ansiedade. Pois bem, o fármaco atua justamente para controlar essas manifestações e ajuda a equilibrar: humor, sono, ansiedade e depressão, melhorando a qualidade de vida do paciente.
Cloridrato de sertralina deve ser ingerido em dose única diária, podendo ser pela manhã ou à noite, independentemente da alimentação. Procure tomar sempre no mesmo horário.
Qual o melhor horário para tomar sertralina para dormir?
Existe uma melhor hora do dia para usar esse medicamento? Geralmente ele é indicado para tomar na parte da manhã, principalmente no início do tratamento, porque a insônia é um dos seus efeitos colaterais comuns. Mas você deve respeitar o esquema de doses que o seu médico indicar.
Quais os males que a sertralina pode causar a longo prazo?
Os estudos na literatura médica mostram que o uso por longos períodos da sertralina podem causar queda de cabelo e disfunções sexuais, como diminuição do desejo sexual ou ausência de ejaculação. Também, a longa data, podem causar algumas alterações metabólicas, como ganho de peso e as repercussões disso no corpo.
Depende para qual quadro está tomando a sertralina. De qualquer maneira 2 meses é um período muito curto para qualquer tratamento efetivo e a chance de retorno dos sintomas é muito alta. Quando indicada a interrupção da medicação não há necessidade de retirada gradual nessa dose.
A Sertralina é um ótimo medicamento. Ela ajuda muito no bem-estar e na diminuição das preocupações, sendo um bom antidepressivo. No entanto, desinteresse e desânimo leves podem ocorrer no início do tratamento da sertralina. Geralmente, esses efeitos melhoram com a continuação do uso da medicação.
Os efeitos colaterais mais comuns da sertralina são insônia, sonolência, tontura, dor de cabeça, náusea, vômito, diarreia, má digestão, alterações no apetite, pesadelos, tremor, zumbido no ouvido, dor nas articulações ou palpitações.
a sertralina pode, sim, causar alterações intestinais em alguns pacientes, desde constipação, empachamento até diarréia. O primeiro passo seria tentar alterações na dieta, aumentar a ingesta de água e atividade física. Em alguns casos, é necessário mudar a medicação.
As principais indicações da Sertralina são para depressão – lógico que é o primeiro, é um antidepressivo –, que pode estar associada ou não à ansiedade, e pode ter história ou não de mania.
Os efeitos da sertralina sobre a depressão podem surgir até 7 dias depois que você começou a tomar o medicamento, mas podem ser necessárias algumas semanas. Entenda melhor para que serve a sertralina e como tomar. O uso do alprazolam associado à sertralina ajuda a reduzir a ansiedade mais rápido.
Depressão, TOC, Transtorno do pânico, transtorno do estresse pós–traumático. Os pacientes que não responderem à dose de 50 mg podem ser beneficiados com um aumento da dose.
O sono do paciente pode ser impactado pelo uso de antidepressivos. Trata-se de algo que pode pender tanto para um lado quanto para o outro: pode gerar insônia ou excesso de sono. Portanto, é necessário monitorar esses efeitos.
O álcool (etílico), por sua vez, pode potencializar o efeito adverso/tóxico dos Inibidores Seletivos da Recaptação da Serotonina. Quanto à aspirina, a Sertralina pode potencializar o efeito antiplaquetário dessa medicação, aumentando o risco de sangramento.
É normal ter crises de ansiedade tomando o sertralina?
Algumas pessoas têm aumento de ansiedade nos primeiros dias de uso de medicações como a sertralina. Se não estiver melhorando, vale a pena retornar com o seu médico, para avaliar alteração de dose ou medicamento.
Quando você voltou a tomar a sertralina regularmente após um período de uso irregular, seu corpo pode estar se ajustando novamente ao medicamento, o que pode causar sintomas como ansiedade aumentada, sudorese e dificuldades para dormir.
Os efeitos terapêuticos ocorrem após 2 a 3 semanas do uso da medicação. Os efeitos colaterais podem ocorrer logo após início da medicação, mas tendem a ser transitórios, com duração média de 1 a 2 semanas e melhora sem qualquer intervenção.
O medicamento cloridrato de sertralina deve ser tomado por via oral, em dose única diária pela manhã ou à noite, com ou sem alimentos, preferencialmente no mesmo horário todos os dias. A dose máxima recomendada é de 200 mg/dia.