Em casos que a tensão elétrica no condutor neutro não é zero ou próxima de zero, significa que há um desequilíbrio entre as fases. O condutor neutro em situações ideais não provoca choque elétrico, caso isso aconteça é sinal que algum problema está acontecendo na instalação elétrica como por exemplo, neutro rompido.
provavelmente um fio energizado encostando no fio neutro em algum local, motivos podem ser diversos, os mais comuns são curto circuito onde os fios se unem pela temperatura e ligação errada de interruptores de lâmpadas.
Em situações normais, o neutro deve estar sempre com zero volts ou o mais próximo possível disso. Portanto, se houver tensão no neutro significa que há um desequilíbrio entre as fases. Sabendo disso, podemos responder outra dúvida comum que é se o cabo de neutro dá choque!
O aterramento do neutro de transformadores, e geradores, através de resistência permite: Reduzir os valores das correntes de curto-circuito para a terra, reduzindo os riscos de acidente para as pessoas, equipamentos e a própria instalação.
De forma natural o neutro não provoca choque elétrico, pois neutro e aterramento não têm tensão elétrica. O que provoca um choque elétrico é a diferença de potencial elétrico entre dois pontos, que proporciona um fluxo de corrente elétrica pelo corpo de uma pessoa.
Com a lâmpada você insere um dos fios na fase e outro no neutro e observar o brilho. Depois retira o fio do neutro e insere no terra, a lâmpada deve acender com brilho igual ou parecido, indicando que o aterramento esta funcionando corretamente.
Este termo é muito usado, pelos elétricos de modo geral, quando uma ligação elétrica cessa, ou deixa de existir, não havendo mais fornecimento de energia. Da mesma forma, também podemos falar, por exemplo, de perda de fase.
O nível de tensão do neutro também deve ser igual ao nível de tensão do terra da fonte geradora de energia, pois o neutro é derivado da fonte geradora de energia. Todo equipamento que utiliza o neutro, deve ser ligado no neutro e nunca no terra.
Quando não temos o aterramento, muitas vezes, invertendo-se a posição da tomada, reduz-se a intensidade do choque elétrico, mas não o eliminamos por completo.
Em outras palavras, quando falamos que a tensão (voltagem) elétrica de uma instalação é 220 volts, isso quer dizer que o condutor de fase está em um potencial de 220 volts, o neutro está em zero volt e, portanto, a diferença de potencial (tensão) entre eles é 220 – 0 = 220 volts.
Um corpo que tenha a mesma quantidade de prótons e elétrons apresenta a mesma quantidade de carga elétrica positiva e negativa. Isso o torna neutro. Além disso, um átomo pode ganhar ou perder elétrons, ou seja, transferir carga elétrica para outro átomo.
Procure um proficional. A sua casa esta com os circuito em curto, por esse motivo esta desarmando os disjuntores, se contratar um bom eletricista ele resolve seu problema.
Dispositivos AC (110/220) em geral não se importam onde vc liga a fase ou neutro. E ligando o neutro no L do R2 vai fazer com que o neutro seja interrompido da mesma forma que o seu interruptor está fazendo hoje.
Como saber se está passando corrente elétrica em um fio?
cara isso é simples! Basta fazer a medição de continuidade,conforme expliquei acima... no caso dos fios da caixa de som,eles geralmente são de duas cores (vermelha e preta),meça eles de ponta a ponta,óbviamente dificilmente vc saberá em que ponto estará rompido,só saberá se está rompido ou não.
O derretimento dos fios acontecem pelo fato de ter sido executada uma emenda de forma errada e com isso vai acontecer um aquecimento além do suportado e causar danos a sua instalação. Por isso, todo o trabalho com fiação tem ser executada da melhor forma.
Dicas: Para identificar fuga de energia desligue todos os aparelhos das tomadas e também todas as luzes. Verifique se o seu relógio continua girando. Em caso positivo você tem energia escapando.
Então, turma, como vocês puderam acompanhar, constatamos que substituir o cabo de Neutro pelo cabo de Terra, apesar de fazer nossa lâmpada funcionar, não irá economizar energia, pelo contrário, vai até consumir mais. Esta é mais uma falácia criada pelo pica fio, e pode ser considerado mais um Mito.
Em instalações que podem ser desligadas abruptamente, sem prévio aviso, uma ferramenta de proteção em caso de corrente de fuga é o Disjuntor Diferencial Residual, ou simplesmente DR. Com a instalação do DR, ocorrendo uma corrente de fuga, o sistema será desarmado, parando o fluxo de energia e evitando danos.
O maior risco de utilizar o sistema de aterramento TNC é quanto a perda do neutro da instalação, neste caso o cabo fase perde a referência de neutro e tanto o cabo de neutro como o de terra que estão neste ponto, passam a ser um cabo de fase, ou seja, energiza os cabos de neutro até o ponto rompido e como o cabo do ...
O aterramento do neutro no padrão é considerado e ele tem o objetivo de garantir que o condutor neutro esteja com potencial elétrico mais próximo possível de zero. Isso faz a tensão fase-neutro fornecida ser mais próxima do valor contratado.