Se houver algum sinal de batimento ou folga, já é um indicativo de que é necessário fazer uma manutenção. A manutenção do eixo cardan é muito importante. Além de comprometer o funcionamento do veículo, a quebra dessa peça pode gerar danos em outros componentes, o que encarece ainda mais seu conserto.
Os problemas mais comuns que podem afetar o eixo cardan são: Folgas: geralmente esse problema indica algum defeito nas cruzetas. Excesso de vibração e de ruídos: quando o veículo produz ruídos e oscilações acima do normal, é possível que haja folga no mancal ou no rolamento.
Isso pode ser causado pelo desgaste dos mancais, lubrificação inadequada ou desgaste do próprio virabrequim. Quando essas folgas se tornam significativas, o virabrequim não consegue operar de maneira eficiente, resultando em problemas graves para o motor.
Como saber se o rolamento do cardan está ruim? Para saber se as cruzetas ou se o rolamento do cardan estão ruins, você deve prestar atenção se há estalos durante as arrancadas e as trocas de marchas. Também é importante observar sinais de vibração na transmissão.
O ângulo normal para trabalho do cardan convencional é de 15°. Em curtos períodos de tempo como em manobras de cabeceira por exemplo, este pode atingir 35°. No caso do cardan homocinético este ângulo máximo pode atingir até 70°.
Folga no CARDAN pode quebrar tudo isso e muita coisa
O que estraga o cardan?
Folgas, falta de lubrificação ou lubrificação incorreta, excesso de peso, modo de dirigir podem comprometer a vida útil do cardan. Para garantir o bom desempenho e a vida útil do cardan é preciso que a lubrificação esteja em dia e seja feita com a graxa adequada.
O balanceamento de cardans é recomendado quando é feita a troca de componentes. Este serviço tem como objetivo corrigir as variações de peso entre as peças novas e as que já existiam no eixo cardan, mantendo as extremidades equilibradas, evitando assim possíveis vibrações.
O papel desse conjunto é garantir que o eixo cardan faça movimentos de vai e vem para atender às necessidades do veículo. Isso acontece porque a ponteira desliza por dentro da luva, o que faz com que o eixo cardan obtenha comprimentos diferentes em sua extensão.
Folga axial: distância milimétrica entre a esfera/rolo e o anel externo do rolamento. Folga radial: é a distância deslocamento entre o anel interno do anel externo.
As partes móveis do motor, são ajustadas com folgas originais. Cada vez mais justos, os motores utilizam folgas pequenas e um funcionamento homogêneo. No caso do virabrequim, especificamente, a movimentação com o acionamento da embreagem e rotação do motor, acaba provocando o aumento da folga axial no eixo.
Qualquer folga ou atrito dos rolamentos atrás da roda significa que o cubo precisa de ser substituído. E não se esqueça, com segurança não se brinca! Se tiver que trocar o cubo de roda do veículo, use sempre os Cubos de Rodas Albarus. Resistência que transmite confiança.
Folga no motor é frequentemente um sintoma de desgaste em seus componentes internos. No contexto do virabrequim e dos mancais, a folga pode ser resultado do desgaste natural das superfícies de contato, deterioração dos casquilhos ou buchas devido a contaminação do óleo ou lubrificação insuficiente.
A folga é o pequeno espaço – da ordem micrométrica, de milésimos de milímetro – entre os elementos rolantes e os anéis de um rolamento, essa característica é necessária e está diretamente ligada a sua vida útil.
O eixo cardan, por sua durabilidade, muitas vezes permanece em ótimo estado de funcionamento mesmo após anos de uso do veículo. Se o problema são estalos ou ruídos ao arrancar ou durante as trocas de marcha, é provável que a cruzeta ou seu alojamento estejam com problemas.
Sentir vibrações anormais no volante, no assento ou em todo o veículo pode ser um indicador de problemas nos eixos ou na suspensão. Neste caso, essas vibrações podem ser mais pronunciadas em velocidades mais altas e geralmente sugerem que as rodas estão desequilibradas ou que há um problema de alinhamento.
Como saber se o carro realmente precisa de cambagem?
Dessa forma, a cambagem é indicada quando o veículo sofreu algum tipo de dano no conjunto de suspensão e está fora de seu ângulo ideal, o que pode causar desgaste irregular dos pneus, desestabilização do automóvel, vibrações no volante e em casos que o carro está puxando para um lado ou outro.
O eixo cardan é composto por diversos componentes, como luvas, ponteiras, tubo, cruzeta, garfo e flange. Dessa forma, todo esse conjunto bastante articulável que é instalado ao longo da parte inferior do veículo, do motor ao diferencial das rodas, permite uma variação de ângulo que garante um deslocamento mais estável.
O Mancal ou Rolamento para Cardan é usado como mancais do eixo cardan e possuem projetos e características especiais para resistir ao contato com lama, água e suportar altas rotações. Mas o principal objetivo do Mancal ou Rolamento para Cardan é a absorção da vibração e a trepidação dos eixos de transmissão.
Como saber se preciso alinhar e balancear o carro?
Para verificar se está na hora do alinhamento, você pode realizar um teste simples: em uma via com pouco tráfego, acelere até cerca de 60 km/h e freie o carro até parar. Se o volante puxar para um dos lados, é hora de agendar o alinhamento.
O que acontece se eu não fizer alinhamento e balanceamento. Deixar de fazer as manutenções gera um maior desgaste do veículo, aumenta o consumo de combustível, coloca em risco a segurança do trânsito e o condutor ainda pode ser penalizado.