É normal, ao conferir a vareta do motor logo após desligá-lo, observar que o nível do óleo está abaixo da marcação ideal. Isso ocorre porque o propulsor ainda está quente e o lubrificante não escorreu totalmente para o seu reservatório, conhecido como cárter.
Na maioria das vezes, é melhor substituir o óleo do motor, ao invés de completar! Espere o óleo chegar no nível mínimo e faça a troca. Completar um óleo viscoso com um óleo novo pode dar um resultado ruim e não vale a pena.
É normal baixar o nível do óleo do motor? Sim, tanto é normal que no motor tem uma vareta que você puxa para verificar o nível e tem as indicações nessa vareta do nível mínimo e do máximo.
Frequência recomendada para verificar o óleo de motor. Você só precisa de um minuto para verificá-lo, uma vez por semana, o que pode evitar que o motor tenha problemas graves.
Adicionar mais óleo do que o necessário sobrecarrega o motor, que vai ter de fazer mais força e consumir mais combustível para funcionar. Além de comprometer a eficiência, o excesso de óleo pode levar a quebra de componentes, vazamentos e até mesmo fundir o propulsor.
Qual é o melhor óleo pro seu carro? (Ou: tudo que você precisa saber sobre óleo)
É normal baixar o nível de óleo do motor?
Se o carro estiver baixando óleo, mas não houver sinais aparentes de vazamento, é sinal de que o lubrificante está sendo queimado durante a combustão. Quando isso ocorre, há maior emissão de fumaça pelo escapamento: daí, vem a expressão de que o veículo está "fumando".
A primeira razão é o consumo por evaporação, devido ao fato de o lubrificante trabalhar aquecido. Outra fonte do consumo é por diluição de combustível não queimado, o qual diminui sua viscosidade, permitindo que uma pequena parcela passe para a câmara de combustão e seja queimada.
Por que andar com óleo abaixo do nível mínimo prejudica o carro? Quando isso acontece, o motor começa a ter pouca lubrificação, gerando desgaste mais rápido dos componentes. Outro problema é um possível superaquecimento, levando-o a fundir.
O ideal é utilizar a mesma marca e as mesmas especificações do lubrificante que está no motor. Quando se completa o nível com um produto diferente, há o risco dos aditivos não serem compatíveis, podendo anular seus benefícios, não lubrificar de forma eficiente e comprometer seriamente o funcionamento do veículo.
O custo da troca de óleo varia de acordo com o tipo de óleo e o modelo do veículo. Na média, no entanto, o serviço custa de 100 a 500 reais. O valor também varia muito de acordo com o local onde é feita a troca, se numa concessionária, oficina especializada ou num posto de combustível.
Perto da ponta da vareta de nível há duas linhas. Entre elas há, às vezes, uma área com linhas entrecruzadas. Idealmente, o nível de óleo deve ficar na altura da linha superior ou perto dela, embora qualquer nível acima da linha inferior sirva.
De acordo com os fabricantes, a troca de óleo deve ser realizada entre 10 a 15 mil quilômetros rodados, ou uma vez ao ano. O motorista que utiliza seu veículo de forma diária, inclusive em estradas, provavelmente expõe o automóvel a mudanças constantes de temperatura, o que por sua vez, acaba exigindo mais do motor.
Porém, de modo geral, recomenda-se trocar o óleo do carro em um intervalo entre 6 e 12 meses, ou depois de 5.000 a 10.000 km percorridos. Nessa contagem, o menor tempo diz respeito ao tipo mineral, enquanto o maior se refere ao sintético.
Seu motor deve estar frio, e você deve esperar pelo menos 30 minutos depois de um percurso difícil, ou 10 minutos depois de desligar o motor, para que o óleo drene todo do motor e volte para o cárter.
O padrão, é cerca de 5 a 10 minutos com o carro rodando até o ventilador acionar, depois deixar o carro parado por mais 5 a 10 minutos. Com o motor quente, é muito arriscado, pois existe o choque térmico entre o óleo quente e o óleo frio, podendo até trincar o motor.
O que acontece se eu colocar um óleo mais fino no motor?
Um lubrificante com viscosidade inferior a recomendada, sob altas temperaturas pode, eventualmente, “vazar” da folga. Com isso, a lubrificação hidrodinâmica (cunha de óleo) pode cessar. Tem-se então a lubrificação limítrofe ou mesmo atrito seco, dependendo da condição de funcionamento.
Se o nível de óleo do motor do veículo for baixo, podem ocorrer vários sintomas, como uma luz de aviso no painel de instrumentos, sons do motor mais fortes ou ruidosos que o normal, uma perda de potência do motor ou um aumento do consumo de combustível.
Se nível do óleo estiver entre essas duas marcas, não precisa completar. Mas, se estiver abaixo do mínimo, também não. Isso tem um motivo. Não é recomendável completar, mas, sim, substituir o óleo e levar o carro a uma oficina para investigar o motivo de o nível ter caído tanto.
A frequência recomendada para a troca de óleo do motor pode variar de acordo com o fabricante do veículo e o tipo de óleo usado. No entanto, como regra geral, a maioria dos fabricantes recomenda a troca de óleo a cada 5.000 a 7.500 quilômetros ou a cada 6 meses, o que ocorrer primeiro.
Portanto, esse consumo de um litro a cada 5 mil quilômetros é normal. Na pior das hipóteses, um litro a cada mil quilômetros. Se seu carro está gastando mais do que isso, leve-o a um especialista porque ele deve estar queimando mais óleo do motor do que o normal.
Ideal é baixar 0ml, mas normal (Formado pela maioria das motos) é baixar mal e mal 20-40ml por 1000km. Sua moto tá um pouco acima do normal (A maioria), mas tá MUITO pior que o ideal (Que é baixar nada, que existe sim em algumas motos).
Mas por que que baixa o nível do óleo? Por melhor que seja o sistema interno do motor. Pra evitar do óleo ser queimado, sempre passa um bocadinho lá pra cima, onde tem a combustão da gasolina, do etanol e vai um bocado adinho de óleo e queima. também é normal.