Pode sim. Inclusive um dos sintomas de refluxo gastro-esofágico é justamente a tosse seca e que pode ser que durante a endoscopia possa ser visto algum indício de doença do refluxo como esofagite erosiva ou gastrite erosiva.
Durante o exame deve ser ofertado oxigênio em cateter, um pequeno dispositivo de plastico que deve ser encaixado na sua narina, juntamente com a monitorização, tornando seu exame seguro com a sedação adequada.
Posso fazer endoscopia, estando um pouco resfriada ? Pode sim, o resfriado comum não é contraindicação para realização de endoscopia. Caso apresente algum sinal de alarme como "falta de ar", febre alta, tosse muito produtiva ... vale a pena ser avaliada por um médico antes do exame.
Por conta do “tubo” que é inserido na garganta, é possível que você sinta algum grau de desconforto na região após ser submetido a uma endoscopia. Essa é uma reação normal, relatada por um número bem maior de pessoas. Caso você sinta esse tipo de incômodo, converse com o seu médico.
Quais complicações podem ocorrer durante o procedimento? A endoscopia digestiva é muito segura e as complicações são raras. Mas, como envolve anestesia, há riscos cardiopulmonares, arritmias, parada respiratória, reações anafiláticas.
Médico tira dúvidas sobre os riscos ao realizar endoscopia
Pode fazer exame de endoscopia com tosse?
Posso fazer endoscopia com tosse seca? Pode sim. Inclusive um dos sintomas de refluxo gastro-esofágico é justamente a tosse seca e que pode ser que durante a endoscopia possa ser visto algum indício de doença do refluxo como esofagite erosiva ou gastrite erosiva.
Quando a endoscopia tem como indicação a remoção de pólipos ou a retirada de tecido para biópsia, pode ocorrer um sangramento não significativo após o exame. O risco de perfuração ou lesão na parede dos órgãos e de infecções após o procedimento – em função da migração de bactérias para o local – também é muito pequeno.
Na grande maioria das vezes, não é necessária a intubação, pois o paciente consegue respirar normalmente. O exame dura em torno de 15 minutos, dependendo ou não da realização de outros procedimentos em conjunto, como a biópsia de regiões sob suspeita.
Risco de parar de respirar não, porém realizar endoscopia com nariz entupido é desconfortável. Sugiro que use algum medicamento descongestionante nasal antes do exame. Converse antes com o seu médico.
Os sintomas após a endoscopia podem incluir fraqueza, mal estar, desorientação e reflexos lentos. Em geral, depois que os efeitos do anestésico passam, o paciente ficará novamente disposto, o que pode levar em torno de 8 horas, dependendo da medicação utilizada.
Você pode sentir necessidade de arrotar devido aos gases que foram introduzidos no seu estômago durante o exame. O sedativo que tem efeito calmante e hipnótico (sono) costuma também causar amnésia. Portanto, é comum que o paciente não se lembre da realização do exame e de alguns acontecimentos algum tempo depois.
É comum logo após o exame que o paciente se sinta sonolento e com um pouco de tontura. Porém, não é usual que após um procedimento de sedação o paciente passe a sentir tonturas constantes.
Paciente com crise de tosse pode fazer endoscopia? Normalmente não. Pode acontecer de estar associada a outras patologias que poderiam levar a esses sintomas.
Não é normal vomitar após a endoscopia, porém é possível que isso aconteça. Vale perguntar ao médico que realizou o exame se existe algum achado do exame que justifique o vômito, ou se foi usado algum sedativo que possa causá-lo - nesse caso se trataria de uma reação incomum ao sedativo.
O exame em si dura de cinco a dez minutos. E para evitar a ansiedade ou desconforto do paciente, é feita enquanto ele está sedado. Ou seja, o procedimento é totalmente indolor. Apesar de simples, é preciso um certo preparo para o procedimento.
9. Em nenhuma hipótese, o exame vai ser realizado sem acompanhante, mesmo que o paciente opte por fazer sem sedação. O exame, apesar de simples e com baixo risco, pode apresentar intercorrências. Em algumas situações, o médico endoscopista pode avaliar e suspender o exame.
Quem tem problema de ansiedade pode fazer endoscopia?
Como todo procedimento, a endoscopia tem seus riscos potenciais, pelo exame e pela sedação. O uso de medicamentos ansiolíticos pode dificultar a sedação, levando a necessidade de doses um pouco superiores ao habitual, mas não impede a realização do procedimento com segurança.
Que doenças o exame pode detectar? O exame de endoscopia é capaz de diagnosticar inúmeras doenças do trato gastrointestinal superior. Entre as principais doenças estão: tumores, esofagites, refluxo gastroesofágico, gastrites, duodenites, úlceras e a bactéria Helicobater pylori.
É necessário jejum obrigatório de 8 horas. Ao levantar pela manhã não se deve beber água, escovar os dentes, nem se alimentar. Lave a boca fazendo bochechos somente com água. Ao chegar ao laboratório a atendente fornecerá um frasco estéril no qual se deve colocar o material.
Quanto tempo leva para a pessoa acordar de uma endoscopia?
A endoscopia digestiva alta é, globalmente, um exame rápido que tipicamente não excede os 5 minutos. No entanto, pode demorar mais se for necessário realizar algum tratamento e/ou ato terapêutico. Se optar por fazer o exame sob sedação, tem sempre que ter em conta que o tempo de recobro após o exame é de 30-45 minutos.