Os sintomas de um trafo queimado podem variar dependendo da gravidade do dano, mas podem incluir faíscas ou chamas provenientes do transformador, fumaça, odor de queimado e ruídos incomuns. Se você notar algum desses sintomas, desligue imediatamente a energia do transformador e chame um eletricista profissional.
Finalmente, outro sinal potencial de falha do transformador é a fumaça ou faíscas. Qualquer fumaça ou faíscas visíveis provenientes do transformador indicam que ele corre o risco de falha catastrófica, representando um risco significativo à segurança.
Afaste-se do local o mais rápido possível. Ligue para a concessionária da cidade com urgência, informando sobre a explosão do transformador e o local exato, para que o deslocamento dos profissionais seja o mais breve possível.
Os 2 Defeitos Mais ENCONTRADOS em TRANSFOMADORES são ESSES - Eletronica Facil
É normal o transformador ficar com cheiro de queimado?
Se você sentir cheiro de algo queimando, ou se seu equipamento elétrico estiver fazendo barulhos estranhos, pode ser um sinal de que você tem um transformador queimado.
Certamente é normal. Se está tendo entrada de energia o aparelho vai esquentar. Segundo o fabricante ele tem um sistema de autodesligamento caso a temperatura suba demais. Particularmente, entendo que se não há nenhum aparelho ligado na saída de energia não se deveria deixá-lo conectado à tomada de distribuição.
Um dos principais motivos pelos quais os transformadores podem explodir é a sobrecarga. Os transformadores são projetados para operar dentro de limites de capacidade específicos. Quando a carga excede a capacidade nominal do transformador, a corrente elétrica aumenta, gerando calor excessivo.
O óleo dos transformadores de potência pode ficar contaminado com impurezas, como humidade, sujidade e partículas metálicas. O óleo contaminado pode levar à redução da rigidez dielétrica, aumento das perdas e envelhecimento acelerado do isolamento.
Se você tem um multímetro pode verificar a continuidade dos enrolamentos do transformador, saber se estão bons e até mesmo identificar o primário de alta impedância e o secundário de baixa.
A perda de ferro é uma perda basicamente constante que está relacionada à estrutura do transformador, portanto não pode ser reduzida ou eliminada durante a operação. A perda de cobre varia com as mudanças de carga e, em sobrecarga severa, a perda de cobre aumenta, levando a um aumento na temperatura do transformador.
Se o seu aparelho for de 220v e a sua rede de 110v, ele não sofrerá sobrecarga, já que a voltagem da rede é apenas a metade do que esse equipamento precisa para funcionar. Entretanto, isso não é recomendável, já que dessa forma ele não vai funcionar corretamente.
Trata-se de um processo chamado de condensação: o estado gasoso convertido para líquido. O vapor em sua respiração se condensa em muitas gotículas, que podem ser vistas como uma espécie de névoa. Quando a temperatura externa não está tão baixa, o vapor de água permanece invisível.
Vazamentos de hidrocarbonetos provenientes de um transformador podem assim poluir as águas de drenagem que serão absorvidas pela terra. Do mesmo modo, a água da chuva que cai sobre o transformador também se carregará em hidrocarbonetos e corre o risco de poluir gravemente o solo.
O tempo médio de reparo é em torno de oito horas. Se tiver que trocar o transformador, pode levar um pouco mais. Por mais que a gente reforce, nesse período podemos ter um tempo um pouco maior", complementou Morais.
Tem problema deixar o transformador ligado direto?
Tudo depende de sua potência, quanto maior for, mais irá absorver. Sendo assim, ele sugere que “não é uma boa ideia deixá-lo conectado à energia se não estiver usando. Isso porque ele vai esquentar através de sua bobina primária, consumir eletricidade e poderá, em casos mais extremos, danificar”.
É fartamente documentado que transformadores e fusíveis em pequenas distancias são perigosos e mortais em caso de explosão ou contato por proximidade. As redes aéreas com condutores nus são comuns em áreas urbanas no Brasil.
A vida útil técnica estimada de um transformador a operar em plena carga é de 20 anos, mas quando opera em sub carga, a sua vida útil técnica passa a ser superior a 20 anos e, quando opera em sobrecarga, a sua vida útil técnica torna-se inferior a 20 anos.
Ainda de acordo com o especialista, transformadores alojados em postes, que explodem com frequência, durante as chuvas, são aqueles onde se infiltram água. Nestes casos, bastam algumas gotas para provocar o colapso do isolamento elétrico interno e a ocorrência de “arcos de elevada energia”, que culminam em explosões.
É normal o transformador esquentar e fazer barulho?
Todo transformador em operação emite um ruído, a magnitude deste ruído aumenta com o aumento de sua potência. É muito comum ter um transformador elétrico próximo a sua casa, pois é um equipamento essencial para funcionamento do sistema elétrico (FINOCCHIO; FERREIRA; DESTRO, 2014).
Nossos transformadores possuem proteção térmica, ou seja, se atingir uma temperatura considerada perigosa, ele se desliga sozinho. Esquentar é uma característica comum nesse tipo de produto, todos esquentam, o princípio de funcionamento do transformador é a temperatura, portanto não tem nada de errado nisso.