Halos de luz são círculos brilhantes que algumas pessoas enxergam em volta de fontes de luz, notados normalmente à noite ou em ambientes escuros. Vê-los pode ser algo normal, pois é possível que sejam uma resposta à difração da luz na córnea.
O surgimento de halos ao redor das luzes e também o GLARE (espalhamento da luz) pode se dar devido a vários fatores, sendo o mais comum, em função de ametropias, ou seja, sintomas de erros refrativos como miopia, astigmatismo, hipermetropia etc.
Óculos confeccionados com grau e tamanho de lente inadequados; Tratamentos para correção da miopia, hipermetropia e astigmatismo inadequados; Lentes intra oculares inapropriadas para o tamanho pupilar e formato corneano.
Pessoas com flashes luminosos ou moscas volantes, mas sem sinais de alerta, raramente têm uma doença séria. Pode ser necessário encaminhar pessoas com flashes luminosos ou moscas volantes e sinais de alerta a um oftalmologista.
A visão com raios luminosos acontece quando o vítreo, fluído gelatinoso que preenche grande parte da cavidade interna do olho, fricciona ou pressiona a retina, fazendo com que os fotorreceptores sejam ativados e, com isso, resultando na sensação de flashes.
Halo ao Redor da Luz - O que Causa os Halos ao Redor da Luz
Estou vendo raios de luz.?
Entenda o que pode ser a visão com raios luminosos
A visão com raios luminosos ocorre quando o vítreo, um fluido gelatinoso que preenche grande parte da cavidade interna do olho, fricciona ou pressiona a retina, ativando os fotorreceptores e resultando na sensação de flashes.
Esses flashes de luz também são chamados de fotopsia. O fenômeno ocorre devido a fricção do vítreo que ativa as células fotorreceptoras. Mas nem sempre os flahes de luz na visão são apenas inofensivos e momentaneos e muitas vezes pode ser sinais de um problema ocular mais grave.
A fotopsia acontece quando o vítreo (fluido gelatinoso que preenche grande parte da cavidade interna do olho) fricciona ou pressiona a retina, fazendo com que os fotorreceptores sejam ativados e, com isso, resultando na sensação de flashes luminosos.
A sensação de ver luzes piscando ou clarões no seu campo de visão é chamada de fotopsia, uma condição que pode estar associada a alguns problemas na saúde ocular.
Enxergar pontos luminosos sem olhar para a Via Láctea pode ser um sinal de que algo não vai bem. Apesar de a descrição soar quase poética, enxergar riscos ou feixes de luz repetidamente é sintoma de problemas variados, que vão de hipertensão arterial e enxaqueca a doenças oculares.
Halos de luz são círculos brilhantes que algumas pessoas enxergam em volta de fontes de luz, notados normalmente à noite ou em ambientes escuros. Vê-los pode ser algo normal, pois é possível que sejam uma resposta à difração da luz na córnea.
As lentes dos olhos podem ser danificadas por muitos raios ultravioletas, resultando, em geral, em catarata e no crescimento de um tecido invasivo chamado pterígio. Como a catarata avançada induzida por UV, ela também pode obscurecer a visão do paciente. Se não for tratada, pode culminar com a cegueira.
Halo Solar acontece quando os raios do Sol ao encontrarem os minúsculos cristais de gelo existente nas nuvens do tipo Cirrus e Cirrostratos (nuvens finas de espessura e localizadas a grandes altitudes até 12 Km) refratam a sua luz segundo o mesmo ângulo, dando origem a um anel.
O que é o Halo? O halo ao redor das luzes pode ser traduzido como as auréolas que se formam no entorno de pontos de luz, tais como a luz de postes, faróis, lâmpadas etc. Esse fenômeno se dá em função de algum tipo de interferência ou alteração na passagem da luz pela córnea.
Flashes de luzes podem ser sinal de descolamento (separação) entre vítreo e retina. O vítreo é uma substância gelatinosa transparente que preenche o globo ocular, dando forma ao mesmo.
“Geralmente, este distúrbio é causado por uma distorção da retina. A distorção pode anunciar uma perda de visão provocada pela degeneração macular ou ainda outras condições que levem ao inchaço da retina, como o edema macular e a retinopatia serosa central”, explica Juan Carlos Caballero.
O que causa os "flashes" luminosos? Quando o humor vítreo traciona a retina, ela produz a sensação que estamos vendo "flashes" de luz. É um estímulo mecânico direto sobre a retina. Os mesmos efeitos podemos conseguir, quando fechamos e comprimimos o globo ocular.
O surgimento das moscas volantes pode ser causado pelo envelhecimento, visto que podem ocorrer alterações no humor vítreo com o avançar da idade. Contudo, o problema também pode acometer quem tem miopia ou alguma inflamação ocular, passou pela cirurgia de catarata ou sofreu traumatismo no olho.
Enxergar manchas na visão é algo comum e que pode ocorrer em qualquer idade. No entanto, é mais comum a partir dos 45 anos, devido ao envelhecimento natural do olho. Além disso, pacientes com miopia ou aqueles que passaram por cirurgia de catarata também têm maior probabilidade de experimentar esse fenômeno.
Como são os flashes de luz de descolamento de retina?
Os principais sintomas do descolamento de retina incluem a percepção de flashes de luz (fotopsias), um aumento repentino de "moscas volantes" (pequenos pontos ou linhas que flutuam no campo de visão) e uma sombra ou cortina que se move sobre uma parte do campo visual.
Corpos flutuantes são pequenos pontos, manchas, linhas ou formas que entram no campo de visão e parecem flutuar na frente do olho. Podem parecer objetos distantes, mas na realidade são sombras de células e fibras encontradas no olho, no humor vítreo.
A maior parte dos casos de descolamento de retina começam quanto o gel vítreo – que fica no centro do olho – contrai e separa da retina. Por conta disso, os sintomas podem incluir: Manchas escuras na visão que podem surgir como bolhas e/ou pontos que se movem com o movimento dos olhos (moscas volantes);
Enxergar pontos luminosos sem olhar para a Via Láctea pode ser um sinal de que algo não vai bem. Apesar de a descrição soar quase poética, enxergar riscos ou feixes de luz repetidamente é sintoma de problemas variados, que vão de hipertensão arterial e enxaqueca a doenças oculares.
É comum as pessoas se queixarem da sensação de ver flashes ou pontos luminosos na visão, mesmos com os olhos fechados, após esfregar os olhos com força, ou ao realizar um movimento brusco ou ao levantar-se rapidamente. Esse fenômeno se chama FOTOPSIA.
Sim, são sempre alarmantes estas queixas chamadas de fotopsias (faíscas e flashes visuais) pois pode indicar problemas sérios como rotura de retina, descolamento de retina ou do vítreo entre outros. Necessária uma avaliação rápida com retinólogo para diagnóstico e tratamento ou acompanhamento, dependendo do caso.