A cruz no escudo do Vasco da Gama tem origens históricas consigo. Ela é conhecida como a "Cruz de Malta" ou a "Cruz de São Jorge". A cruz de malta remete bastante à Ordem dos Cavaleiros Hospitalários de São João de Jerusalém, também conhecida como Ordem de Malta.
Com relação à cruz houve uma curiosidade: na verdade, o símbolo que o navegador Vasco da Gama aplicava nas suas embarcações e nos seus estandartes era a Cruz da Ordem de Cristo. Acabou sendo incorporada pelos vascaínos uma cruz que mereceu a denominação de Cruz-de-malta.
O 'Casaca' nasceu no Departamento de Escoteiros, do Vasco da Gama, chefiado por Paulo de Carmo. Isso deu-se entre 1928 e 1929. Paulo do Carmo, e seus escoteiros, entoavam uma canção que terminava com o 'Casaca', ou, para dizer com mais rigorosa justiça, com 'Cazarca'. É mesmo da Fuzarca!
Ela é conhecida como a "Cruz de Malta" ou a "Cruz de São Jorge". A cruz de malta remete bastante à Ordem dos Cavaleiros Hospitalários de São João de Jerusalém, também conhecida como Ordem de Malta.
O que significa as 8 estrelas em cima do escudo do Vasco?
As oito estrelas referem-se aos campeonatos brasileiros de 1974, 1989, 1997 e 2000, ao Campeonato Sul-Americano de 1948; a Taça Libertadores de 1998, a Copa Mercosul de 2000 e ao chamado “Campeonato de Terra-e-Mar” em 1945, quando o Vasco ganhou os torneios estaduais de futebol e de remo.
As seis estrelas representam as conquistas do Campeonato Invicto de Terra-e-Mar de 1945, quatro Campeonatos Brasileiros (conquistados em 1974, 1989, 1997 e 2000), dois Campeonatos Sul-Americanos (conquistados em 1948 e 1998) e a Copa Mercosul de 2000.
Macumbeiro, encantador de serpentes e sambista ao estilo malandro da Mangueira, o corvo possuía poderes místicos, era um amuleto da sorte que protegia o Vasco. A ave era companheira do Almirante (a mascote retratada por Lorenzo Molas e mantida por Otelo), e sempre que podia elogiava-o: “Este Almirante é inteligente…”
Fundado em 1898, na cidade do Rio de Janeiro, o clube ganhou o seu nome em homenagem ao navegador português Vasco da Gama. As cores escolhidas para simbolizar o clube foram o preto, o branco e o vermelho, estilizados na cruz de malta, símbolo do time.
Atualmente, o oficial é o Almirante, que simboliza o explorador português que batizou a equipe. Sua presença é constante em jogos do Cruzmaltino em São Januário, mas o personagem não é a única figura que representou o time ao longo da história.
Álvares Cabral ou pelo C. R. Santa Cruz porque no ano da fundação comemorava-se o quarto centenário do descobrimento do caminho marítimo para as Índias pelo navegador Vasco da Gama. Por isso somos vascaínos, e não cabralinos ou santacruzenses.
A brincadeira começou com os vascaínos imitando os comentários de Edmundo em fotos do Instagram. O ex-jogador, sem explicação, deixava em várias fotos aleatórias uma única palavra: Vasco. O 'meme' viralizou e chegou até no Bayern de Munique . O clube alemão publicou em suas redes uma enquete sobre 'Quem é melhor?
O Almirante, oficialmente o mascote do Vasco, foi criado em 1944 por Lorenzo Molas, um argentino. Ele representa uma homenagem ao navegador português Vasco da Gama, que batizou o clube.
O que significa as duas pessoas na camisa do Vasco?
O Vasco anunciou na manhã deste domingo o lançamento de seu quarto uniforme, confeccionado em homenagem ao movimento LGBTQIA+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais, Queer, Intersexo, Assexual e +). O time, aliás, vai a campo hoje para a partida contra o Brusque, às 21h, em São Januário, vestindo a nova camisa.
Da esquerda para a direita, a primeira estrela representa todas as conquistas regionais e inter-regionais; a segunda estrela representa todas as conquistas nacionais; e a terceira estrela representa todas as conquistas internacionais. Todas as estrelas deverão ser inseridas no canto superior oposto à faixa.
O Vasco carrega a Cruz de Cristo no peito, símbolo dos cavaleiros templários, traz em seu nome, o nome do heróico português, a origem portuguesa, a raíz popular e da inclusão social, que perpassa desde a luta pela inclusão de negros e operários (exemplo dos Camisas Negras e a Resposta Histórica) à luta pela igualdade ...
A Cruz ortodoxa russa é uma variante da cruz cristã com três travessas horizontais e a inferior inclinada. É o símbolo da Igreja Ortodoxa Russa (☦), também conhecida por: "Cruz ortodoxa", "Cruz Bizantina", "Cruz Oriental" ou "Cruz Eslava".
Na verdade essa é a Cruz Pátea, que na verdade era muito utilizada pelo navios portugueses. É uma cruz de origem francesa. Ela é parecida com uma Cruz de Malta, mas não é. O Vasco é o único clube entre os grandes do Brasil que tem um história rica dentro do seu escudo.
O Vasco da Gama foi fundado como um clube de remo em 1898, por um grupo de 63 rapazes remadores, imigrantes portugueses. A reunião aconteceu no bairro da saúde. O nome escolhido foi Club de Regatas Vasco da Gama, em homenagem aos 400 anos a viagem do almirante à Índia.
No século XV, os oito pontos dos quatro braços da mais tarde chamada de Cruz de Malta representava os oito terras de origem, ou uma divisão (Langues) da Ordem dos Hospitalários: Auvergne, Provence, França, Aragão, Castela e Portugal, Baviere (Alemanha) e Inglaterra (com Escócia e Irlanda).