É obrigado a aceitar Pix?

Porém nenhum estabelecimento é obrigado a oferecer pagamento em cartão ou aceitar pix. O que é determinantemente proibido por lei é que o estabelecimento se negue a receber pagamento em dinheiro.
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É proibido recusar pagamento em dinheiro?

Deixar de aceitar dinheiro em espécie como forma de pagamento não é permitido pela legislação brasileira, infração prevista no Art. 39, IX, da Lei 8.078/90 (Código de Defesa do Consumidor) e Art. 43 da Lei 3.688/41 (Lei das Contravenções Penais).
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Quando o estabelecimento não aceita Pix?

Afinal, por que o lojista ainda não aceita Pix? O motivo é simples, mesmo o Banco Central investindo tanto na segurança do Pix, os comércios ainda se sentem inseguros diante do aumento no número de golpes e fraudes aplicados especificamente nos estabelecimentos.
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É obrigatório receber em dinheiro?

Atualmente, empresas não podem se negar a receber pagamento em papel na moeda nacional. O comércio e prestadores de serviços já não são obrigados a aceitar pagamento em cheque ou cartões e podem praticar preços diferenciados para cada forma de pagamento.
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É permitido o estabelecimento não aceitar débito?

Sim, é permitido.
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Estabelecimento comercial é OBRIGADO a aceitar CARTÃO DE CRÉDITO? #FalaDinheirudo 03

O que diz o artigo 39 do Código de Defesa do Consumidor?

O Código de Defesa do Consumidor, em seu artigo 39, inciso IX, considera como prática abusiva e proíbe expressamente a conduta do fornecedor que se recusa a vender bens ou prestar serviços ao consumidor que se disponha a adquiri-lo mediante pronto pagamento.
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Pode contestar compra no débito?

A Contestação de Pagamento ou Chargeback é a contestação da transação efetuada pelo portador do cartão diretamente com o emissor, seja ela na modalidade crédito ou débito. As regras da contestação, que devem ser seguidas pelos emissores e adquirentes, são determinadas pelas bandeiras do cartão.
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É crime se negar a vender?

A conduta conhecida como “ChildFree”, viola o artigo 39, IX do Código de Defesa do Consumidor - CDC, que considera como prática abusiva a recusa de venda ou prestação de serviços a quem se dispôs a comprá-los.
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Pode se negar a vender cigarro no cartão?

A negativa do estabelecimento comercial em promover a compra de cigarros por meio de cartão de débito e/ou de crédito é considerada prática abusiva, que infringe as normas vigentes insculpidas no Código de Defesa do Consumidor, conforme preceitua o artigo 51, XII.
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O que diz o artigo 43 do Código de Defesa do Consumidor?

Deixar de corrigir imediatamente informação sobre consumidor constante de cadastro, banco de dados, fichas ou registros que sabe ou deveria saber ser inexata: Pena Detenção de um a seis meses ou multa.
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Como não aceitar um Pix?

Por ser um pagamento instantâneo, ele exige muita atenção do usuário. Portanto, uma transação pode ser alterada ou cancelada apenas antes da confirmação do pagamento, já que a liquidação do Pix ocorre em tempo real. Isso significa que não é possível cancelar um pagamento já feito.
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Porque um Pix pode ser recusado?

O problema pode não ser aqui no PicPay, e sim na conta de destino, que pode ter alguma limitação, indício de fraude ou até mesmo já ter sido encerrada. Além disso, os dados também podem estar incorretos. Também pode acontecer de a instituição da conta recebedora estar passando por alguma instabilidade.
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Como negar Pix?

O próprio BC afirma que a única maneira de cancelar um Pix é antes de ... Não. Após a confirmação do pagamento não é possível cancelar um Pix¹. Isso porque, uma das principais características do Pix é que os pagamentos e transferências são feitos de forma instantânea, em poucos segundos.
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É crime recusar dinheiro danificado?

3 – Pessoas, empresas ou estabelecimentos comerciais são obrigados a receber cédulas rabiscadas, rasgadas, coladas ou danificadas? Ninguém é obrigado a receber como forma de pagamento cédula que estiver danificada de alguma forma.
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Sou obrigada a aceitar nota de 200?

A Turma Recursal entendeu que “os estabelecimentos comerciais têm todo o direito de se recusar a receber notas falsas, porém, quando se tratar de nota verdadeira, devem responder pelos constrangimentos causados ao consumidor.
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É obrigado a aceitar cheque?

A legislação brasileira apenas determina que todo estabelecimento comercial deve aceitar pagamento em dinheiro. Não existe nada que obrigue o fornecedor a aceitar cheque ou cartão como forma de pagamento. O comerciante pode optar por não aceitar.
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Pode cobrar 1 real a mais no cigarro?

Preço diferenciado na forma de pagamento: É legal ou prática abusiva? SIM. A Lei Federal nº 13.455 /2017 permite a cobrança diferenciada de valores por estabelecimentos comerciais, de acordo com a forma de pagamento escolhida pelo consumidor.
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Sou obrigado a aceitar pagamento com cartão?

O estabelecimento comercial não é obrigado a aceitar o pagamento por meio de cartões de crédito ou débito, mas, caso disponha desses meios, não pode estabelecer um limite mínimo para o comprador.
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Pode vender cigarro só no dinheiro?

É considerado prática abusiva e infringi o Código de Defesa do Consumidor. Estabelecimentos comerciais que informam que a compra de cigarro só pode ser pago com dinheiro, é considerado prática abusiva e infringi o Código de Defesa do Consumidor e o estabelecimento pode ser notificado para se adequar as normas.
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O que um vendedor nunca pode fazer?

Dentre eles, destacamos:
  • Falar mais do que ouvir.
  • Tentar acelerar uma venda.
  • Vender apenas pela comissão.
  • Demonstrar ansiedade para fechar uma venda.
  • Desistir da venda antes da hora.
  • Insistir na venda após o “não”
  • Continuar vendendo mesmo após o cliente já ter dito “sim”
  • Não conhecer o produto, o mercado e o cliente.
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É direito do cliente falar com o gerente?

O Cliente tem sim, este direito e o Serviço ao Cliente esta obrigação. Se o assunto é de competência do agente, como normalmente é, este tem obrigação de saber responder e argumentar com fatos e indicar as fontes (contratos, leis, enfim, a documentação que dispões sobre o assunto e que embasa a resposta).
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Tem como proibir uma pessoa de entrar no meu comércio?

O artigo 39 do CDC preconiza que é vedado ao fornecedor de produtos e serviços recusar atendimento aos consumidores, bem como, a venda de bens ou a prestação de serviços. Ou seja: proibir alguém de entrar em um estabelecimento caracteriza prática abusiva, passível de sanções administrativas, civis e até mesmo penais.
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O que acontece se eu contestar um Pix?

Ao realizar uma contestação, uma investigação será iniciada e você receberá as devidas orientações pelos nossos canais oficiais de atendimento. Essa investigação é feita pelo banco emissor daquela transação Pix e todas decisões são tomadas por ele.
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O que acontece quando se contesta um Pix?

O consumidor deve registrar o pedido de devolução na sua instituição em até 80 dias da data em que o Pix foi disparado, quando for vítima de fraude, golpe, engenharia social ou crime. Funciona assim, conforme o manual do MED compartilhado pelo BC: Cliente reclama na sua instituição (pagadora, de onde o Pix saiu).
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Quais os tipos de desacordo comercial?

Desacordo comercial: ocorre quando a pessoa portadora do cartão reconhece a compra, mas alega que os termos da venda não foram cumpridos. Exemplos: mercadoria não entregue ou com defeito; não-prestação do serviço acordado; cancelamento de transação recorrente que não foi efetuado; crédito não processado etc.
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