Rossieli destacou que a adesão ao 4º ano é opcional e que há alunos que preferem concluir o Ensino Médio neste ano ainda. Ele disse ainda que a oportunidade está condicionada à existência de vagas no sistema, já que outros alunos devem continuar progredindo de ano normalmente, sobrecarregando o sistema.
Em 2022, foram apenas 77, o que levou o governo a extinguir o 4º ano. Iniciativa do então secretário Rossieli Soares no governo Doria (ex-PSDB), o 4º ano do ensino médio não está nos planos da gestão Tarcísio de Freitas (Republicanos).
O nó está justamente no ensino médio, quando o estudante encerra a educação básica sem tempo para recuperar as perdas acumuladas. O 4º ano seria, então, uma maneira de ampliar a possibilidade de recuperação, assim como de preparar melhor os alunos para o Enem, para outros vestibulares e até para o mercado de trabalho.
“Em breve nós vamos trazer mais detalhes para que eles possam ingressar também durante este ano para o próximo ano, os alunos que estão no terceiro ano e desejarem, obviamente”, disse o secretário. Rossieli destacou que a adesão ao 4º ano é opcional e que há alunos que preferem concluir o Ensino Médio neste ano ainda.
É verdade que em 2025 vai ter o quarto ano do ensino médio?
O Ensino Médio brasileiro passará por mudanças significativas a partir de 2025, inicialmente para os estudantes do primeiro ano. Em 2026, as alterações serão aplicadas ao segundo ano, e, em 2027, o Ensino Médio será alterado de maneira definitiva para todos os anos.
O Novo Ensino Médio permitirá que o jovem opte por uma formação profissional e técnica dentro da carga horária do ensino médio regular. Ao final dos três anos, os sistemas de ensino deverão certificá-lo no ensino médio e no curso técnico ou nos cursos profissionalizantes que escolheu.
A carga horária nos três anos permanece como é hoje: 3 mil horas. O que muda é a divisão entre as disciplinas obrigatórias e as optativas, de aprofundamento de conhecimento em áreas específicas. A partir de 2025, alunos no ensino médio vão ter disciplinas novas e mais horas de ensino obrigatório.
O que muda com o Novo Ensino Médio a partir de 2025?
Entre as principais mudanças, o projeto traz alterações na carga horária, na escolha dos itinerários e nas formações ofertadas. Com essa mudança, as redes de ensino devem começar a implementação das mudanças a partir de 2025 para os estudantes da 1ª série do Ensino Médio.
Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LBD) nº 12.796, criada em 2013 para atualizar a Lei 9.394, que havia sido criada em 1996, o ensino é considerado obrigatório no Brasil para crianças e adolescentes dos quatro aos dezessete anos.
Quantos(as) anos/fases de ensino são obrigatórios(as) por lei? O ensino fundamental é obrigatório a partir dos seis anos de idade, de acordo com a Lei n° 11.114/05.
Pelo texto, será dever do Estado assegurar a educação básica obrigatória e gratuita dos 4 aos 17 anos de idade, organizada da seguinte forma: pré-escola; ensino fundamental; ensino médio.
1. Quem pode cursar a 4° série do EM no ano letivo de 2022? R: Apenas estudantes da rede estadual, concluintes da 3° série do Ensino Médio, no ano letivo de 2021, que manifestaram interesse na rematrícula.
O 4º ano do Ensino Fundamental I, estipulado para as crianças com nove anos de idade, tem como foco aprimorar os conhecimentos e habilidades adquiridos na área da linguagem, com ênfase na leitura e na interpretação de diferentes portadores de texto.
O método oficial para terminar o Ensino Médio rápido é a prova do Encceja. Ela serve para as pessoas que não concluíram o Ensino Fundamental e o Médio. Se você estudou até o sexto ano, por exemplo, pode conseguir o certificado do Ensino Médio e terminar os seus estudos só com uma prova.
As Eletivas Obrigatórias correspondem aos Componentes Curriculares Cultura e Tecnologias Digitais, Iniciação Científica e Mundo do Trabalho, que passarão a ser ofertados como Unidades Curriculares Eletivas a partir de 2024.
O juiz informou que a Lei 9394/96 e a Resolução 01/2012-CEDF estabelecem que a conclusão do ensino médio só poderá ser feita para pessoas que tenham 18 anos completos.
É verdade que a partir de 2025 vai ter o quarto ano do ensino médio?
A lei determina que os sistemas de ensino devem começar a implementação do ensino médio a partir de 2025, para os estudantes da primeira série do ensino médio. Em 2026, as regras começarão a valer também para a segunda série e, em 2027, para a terceira.
“A carga horária do ensino médio deverá ser de no mínimo 3.000 horas totais, com pelo menos 2.200 horas destinadas à formação geral básica e 800 horas para a parte diversificada, sendo que, para os cursos técnicos, será realizado aproveitamento de até 400 horas da formação geral básica”, sugere Dorinha no texto.
A atual grade, que possui 12 itinerários formativos, será simplificada e passará a contar com 3 opções de aprofundamento: Ciências da Natureza e suas Tecnologias + Matemática; Linguagens e suas Tecnologias + Ciências Humanas e Sociais Aplicadas; e Ensino Profissionalizante.
Pelo novo texto, as disciplinas optativas no ensino médio deverão estar relacionadas a um dos seguintes quatro itinerários formativos: linguagens e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; ou ciências humanas e sociais aplicadas.
O total de horas mínimo do Ensino Médio agora passa a ser dividido em 2.400 horas (800 por série) para a formação geral básica e 600 horas (200 por série) para itinerários formativos. Até então, a divisão era de 1.800 horas para formação básica e 1.200 horas para os itinerários formativos.