Para encontrar o décimo termo dessa PA, basta continuar somando a razão ao último termo até encontrá-lo. A PA obtida será: 2, 4, 6, 8, 10, 12, 14, 16, 18, 20...
Determine o 8º termo da seguinte Progressão Geométrica (3, 9, 27, 81,....) A fórmula que determina o termo de uma PG é dada pela seguinte expressão matemática: an = a1*qn–1. a8 = ? O 8º termo da PG é igual a 8.
(3; 7; 11; … ; 91; 95; 99), calcule: a) o número de termos; b) a soma de todos os seus termos. Para resolver essas questões, vamos utilizar as fórmulas relacionadas à Progressão Aritmética (P.A.). Portanto, o número de termos (n) é 25.
Uma Progressão Aritmética, ou PA é uma progressão em que cada termo é igual ao anterior somado de uma razão r. Para encontrar o valor da razão r, basta subtrair um termo pelo seu anterior.
Onde an é o n-ésimo termo, a1 é o primeiro termo, n é o número de termos e d é a diferença comum. Portanto, o número de termos da P.A. (-3, 1, 5, ..., 113) é igual a 30.
uma sequência numérica que se comporta de forma linear. Após o primeiro termo, somamos um valor fixo denotado algebricamente por r. Para encontrar os próximos termos da sequência, sempre somamos r ao termo anterior, esse valor r é conhecido como razão de uma progressão aritmética.
Para encontrar a razão, basta calcular a diferença entre dois termos consecutivos: 5 – 1 = 4; então, nesse caso, r = 4 . 2º passo: encontrar o termo geral. Como sabemos que a1= 1 e r = 4, vamos substituir na fórmula. 3º passo: conhecendo o termo geral, vamos calcular o 5º, 10º e 23º termo.
A soma dos termos de uma PA é dada pela multiplicação da metade do seu número de termos pela soma do primeiro com o último termo. Uma progressão aritmética (PA) é uma sequência numérica que segue a lógica a seguir: um elemento é igual ao anterior somado com uma constante real.