O air bags e os freios ABS serão obrigatórios nos veículos produzidos no país a partir de 2014, conforme estabelecido na Resolução 311/2009, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
O equipamento revolucionou a indústria automotiva no que tange a segurança passiva, ou seja, aquela utilizada para amenizar as conseqüências de um acidente. No Brasil será obrigatório apenas o air bag frontal para motorista e passageiro.
O airbag está desativado com a indicação de uma luz no painel de controlo. Há veículos que só permitem a desativar o airbag com ajuda especializada, numa oficina, por exemplo. Nestes casos pede-se a assinatura de um documento para absolver de qualquer responsabilidade do fabricante, em caso de acidente.
Em 2009, foi aprovada a Lei nº 11.910, que instituiu importante medida para melhoria da segurança viária ao tornar obrigatório o airbag frontal para condutor e passageiro. A exigência foi incorporada progressivamente, nos termos do § 5º do art.
O air bags e os freios ABS serão obrigatórios nos veículos produzidos no país a partir de 2014, conforme estabelecido na Resolução 311/2009, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
Como explicitado acima, o conserto do airbag consiste na troca de todos os itens que fazem parte do sistema, como sensores, fiação e até mesmo o cinto de segurança. Em geral, a troca de todos esses itens gira em torno de R$5 mil para modelos populares.
De acordo com o engenheiro Oliver Shulze, da SAE Brasil, o acionamento do airbag não depende do afivelamento do cinto de segurança, mas sim da direção e da severidade do impacto.
Na Europa, é recomendado que o airbag seja substituído a cada 10 anos, nos Estados Unidos, o prazo sobe para 15 anos. No Brasil, o prazo é dado pelas marcas, mas algumas consideram que a peça tem validade durante toda a vida útil do veículo, desde que nunca seja acionado.
A deflagração das bolsas depende de onde foi o impacto, a velocidade e o ângulo. A velocidade mínima para o acionamento e uma batida frontal contra objeto imóvel é de 30 km/h. Em caso de batidas laterais, traseiras e até capotamento, os airbags dianteiros não serão acionados.
O acionamento do airbag não quer dizer necessariamente que o carro sofreu perda total. Este é um dos vários mitos sobre seguros automotivos, de acordo com os especialistas Aline Saibro, gerente de produtos, e Rodrigo Indéo, gerente de sinistros da Youse.
Eis o que deve ter em atenção e como desligar o airbag: Em alguns veículos, o botão de desativação encontra-se no porta-luvas. Noutros, está situado na extremidade do painel de instrumentos, junto à porta do passageiro . Se o botão estiver no porta-luvas, procure o bloqueio de desativação.
Dependendo do caso, a explosão dos airbags pode resultar em perda total, inclusive. Criados para aumentar a segurança dos ocupantes de veículos, os airbags são bolsas que se inflam em fração de segundos em caso de colisão.
Acontece que na hora de colocar o airbag novamente, muitos itens devem ser trocados — da bolsa inflável à fiação, sensores e até mesmo o cinto de segurança. Dessa maneira, o preço do serviço varia de acordo com o modelo do veículo e de suas respectivas peças.
Airbag acionado: o que fazer depois? Curto, direto e simples: comprar outro! A partir do momento em que o airbag é deflagrado, tanto o módulo de controle, quanto a bolsa inflável devem ser substituídos. E, claro, também terá que ser substituída a peça em que o item está embutido.
Débitos pendentes: multas, impostos atrasados ou outros débitos precisam ser regularizados para que a vistoria seja aprovada; Falta de equipamentos obrigatórios: equipamentos como triângulo de sinalização e placas de identificação devem atender às especificações legais.
Porém, desde outubro de 2015, o extintor passou a ser facultativo em automóveis de passeio e veículos utilitários, conforme a Resolução 556/2015 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
Segundo o texto da lei, é vedada a venda direta aos consumidores de partes de segurança dos veículos, definidas no texto como sistemas de freios e subcomponentes, peças de suspensão, airbags, sistema de controle de estabilidade, cintos de segurança e direção.
A Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) disponibilizou um site para que proprietários chequem se o veículo precisa de recall por conta do airbag. É preciso ter em mãos o número do chassi ou da placa para descobrir.
Essa é uma verdadeira lenda entre os motoristas. Mas a resposta é que depende muito do valor do veículo e da franquia do seguro, já que troca do airbag varia entre R$ 5 mil e R$ 10 mil, em média.
Um airbag demora aproximadamente 30 milésimos de segundo a disparar e normalmente varia de acordo com a sua posição. Segundo estudos, os que demoram menos a abrir são os de cortina. A velocidade a que abrem é de 400 km/h, ou 111 m/s. A força com que abre é similar a um soco de um pugilista: 340 quilos.
Segundo Schneider, na Europa e nos Estados Unidos existem recomendações para a substituição do dispositivo após 10 ou 15 anos, respectivamente. No Brasil, porém, a prática não é comum. — Os airbags são projetados para durar a vida útil do veículo.
Os airbags são itens de segurança obrigatórios no Brasil desde 1º de janeiro de 2014, e todos os carros passaram a vir equipados de fábrica com os modelos frontais, que protegem motorista e passageiro.