A contenção é um aparelho ortodôntico especial recomendado pelo dentista para depois da conclusão do tratamento com o aparelho fixo, como uma continuação do tratamento. Em geral, a contenção é indicada obrigatoriamente para todos os pacientes que utilizaram o aparelho fixo.
No entanto, isso não quer dizer que o tratamento chegou ao fim. “Os pacientes devem usar aparelhos de contenção e ser controlados periodicamente pelo ortodontista”, explica. Assim, o controle de visitas ao consultório passa a ser menos frequente se comparado à época do aparelho.
O que acontece se não usar a contenção nos dentes?
O que acontece se eu não usar a contenção? Caso as contenções não sejam utilizadas, é muito provável que os dentes voltem à sua posição original. Isso acontece porque, assim como os músculos, os dentes possuem um tipo de “memória”, e voltam à posição inicial se não forem estimulados a permanecer no lugar.
O ideal é passar o mínimo de tempo possível sem o uso da contenção. Sobretudo se você finalizou o tratamento há pouco tempo. A contenção é essencial principalmente no primeiro ano após remoção do aparelho. Quanto maior for o paralelismo entre as raízes, menor as chances de recidiva.
Assim, se o paciente usou aparelho por 24 meses, deverá usar a contenção por, no mínimo, mais 24 meses. Entretanto, em alguns casos, esse período pode ser dobrado e isso vai depender da resposta do corpo do paciente. Ainda, alguns especialistas defendem o uso por tempo indeterminado.
O valor do aparelho de contenção varia de acordo com o tipo, o profissional contratado e a região onde a clínica funciona, no entanto, calcula-se um valor médio de R$750,00 para esse dispositivo.
BEIJAR. Sim, à primeira vista os alinhadores e aparelhos de contenção podem não parecer a coisa mais sensual do mundo, mas a verdade é que não têm de estragar os momentos mais românticos. Dependendo do quão confortável se sente com a pessoa, poderá ser mais fácil ser franco sobre a necessidade de tirar o seu aparelho.
“A contenção fixa tem a função de manter os dentes na posição ideal, alcançada durante o tratamento ortodôntico, seja ela qual for. Se ela sofrer algum dano, como quebra, soltura ou distorção, os dentes podem se movimentar e, em casos mais graves, pode ocorrer recessão gengival, que é a exposição da raiz”, explica.
A boa notícia é que as visitas ao dentista para manutenção ficam mais espaçadas. Durante o uso do aparelho de correção elas costumam ser mensais. Na fase de contenção ortodôntica, elas passam a ser trimestrais, semestrais e depois, anuais.
Este deve ser usado 24 horas por dia, geralmente nos 6 primeiros meses de uso, principalmente para dormir, e só tirá-lo para comer e escovar os dentes. Após este período, o ortodontista 😷 irá avaliar a possibilidade de usar o aparelho apenas para dormir.
A princípio , é normal sentir a contenção UM POUCO apertada ao recolocá-la , porém , sugiro que você relate isso ao ortodontista que está cuidando do seu caso , para que ele analise se há necessidade de alterar o tempo de uso da contenção ou mudar o tipo de contenção.
Só assim terá certeza. Grande abraço! Esta sensação pode ocorrer quando deixamos de usar, mas pode utilizar normalmente. Ao ficar um tempo sem o uso do aparelho móvel sempre vai ocorrer recidivas (dente movimentando para o lugar que estava) e a sensação de apertamento ocorre .
Como o nome já diz, este tipo de aparelho pode ser retirado quando o paciente desejar, apesar de ser indicado que se use pelo menos por 16 horas por dia, dependendo do caso.
A contenção de dente é um aparelho que pode ser fixo ou móvel, utilizado após o tratamento ortodôntico. Que tem como função manter os dentes alinhados após este período, ou seja, ela mantém a estabilidade das arcadas impedindo que a recidiva dentária aconteça.
Mesmo após o alinhamento e correção dos dentes com aparelhos, a recomendação aparelho de contenção se faz necessária, já que os dentes ainda podem se movimentar após a conclusão do tratamento – o que chamamos ali em cima de fase inicial.
Você não precisa usar a sua contenção para sempre se não se importar dos seus dentes, como qualquer outro órgão humano, com o passar dos anos, sofrerem mudanças inerentes a qualquer pessoa, pela ação do envelhecimento. Os dentes não ficarão alinhados para sempre.
Teoricamente, o período de contenção dura duas vezes mais do que o tempo que se levou no tratamento ortodôntico. Ou seja, se você usou aparelho por dois anos, deverá usar a contenção fixa por, pelo menos, quatro anos.
Qualquer desconforto inicial que sinta com um novo aparelho de contenção deverá passar no espaço de um dia ou dois de utilização contínua. Se o desconforto não diminuir depois de alguns dias de utilização contínua, contacte o seu dentista. Este é o tipo de dor que não deve sentir.
Preciso usar a contenção para dormir? Normalmente sim! É o período mais importante de uso, pois o aparelho fica por mais horas contínuas na boca. A quantidade de horas de uso da contenção varia de um caso para o outro.
É normal haver uma irritação na boca nas primeiras semanas pós-contenção. Isso ocorre pois quando há um corpo estranho na boca, ficamos involuntariamente passando a língua sobre o mesmo.
A contenção inferior é muito importante para manter os dentes na posição que o aparelho fixo deixou, ou seja, bem alinhados! 😁 ⚠️ Se você tirar a sua contenção, seus dentes podem movimentar e desalinhar 😦 Então, o correto é mantê-la para sempre, para que os dentes fiquem bem posicionados.
A falta desse costume pode contribuir para que o dente saia da posição ou cause um trauma oclusal. De acordo com as observações do ortodontista do seu caso, pode ser diminuído o tempo da contenção. Um exemplo é passar somente a utilizar quando for dormir.