Se você perde o prazo da renovação do Certificado Digital, a empresa não consegue mais emitir notas fiscais, o que prejudica pedidos e entregas, os documentos digitais perdem sua autenticidade e a companhia ou pessoa física não consegue realizar transações bancárias online.
O que acontece se não renovar o certificado digital da empresa?
Certificado digital vencido é sinônimo de perda das facilidades e seguranças trazidas por essa tecnologia, seja o certificado em questão de uso pessoal (e-CPF ou e-CNPJ, por exemplo) ou um certificado de segurança, como o SSL.
O que acontece quando o certificado digital está vencido?
Os problemas causados por um certificado vencido incluem o não acesso aos serviços de sites do governo, como o e-CAC, ou mesmo a emissão de Notas Fiscais eletrônicas. É importante se antecipar a data de vencimento e promover a renovação com antecedência.
Todas as empresas que seguem os regimes tributários de Lucro Real ou Lucro Presumido estão obrigadas a emitir NF-e, necessitando, portanto, do Certificado Digital.
* Desconto especial concedido mediante a apresentação da documentação necessária e comprovação de enquadramento na Receita Federal, por meio de consulta no site no momento da emissão. Preço sem desconto: R$ 187.49.
Isso inclui as que são optantes pelo Simples Nacional. O Certificado Digital para empresas com mais de cinco funcionários é exigido nos demonstrativos de recolhimento do FGTS, o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, além de outros encargos trabalhistas.
Para casos em que não há a necessidade de um certificado digital, é possível usar a assinatura eletrônica, que possui o mesmo nível de segurança e validade jurídica.
Quais empresas são obrigadas a ter certificado digital?
O e-CNPJ é obrigatório para empresas do Simples Nacional com mais de dois funcionários. Além disso, ele é necessário para utilizar o e-Social e para a emissão de NF-e. Assim, todas as empresas que precisam emitir NF-e devem adquirir seu certificado digital.
Diferentemente dos documentos físicos como RG, CPF, CNPJ, que não possuem prazo de validade, os Certificados Digitais (CDs), tanto para pessoa física (e-CPF) quanto para pessoa jurídica (e-CNPJ), têm um prazo de validade, que varia de 12 a 36 meses.
abra o Google Chrome, clique no ícone que tem a forma de um símbolo de “reticências vertical” (situado à extrema direita da barra de endereços) e escolha a opção “configurações”); vá em “mostrar configurações avançadas”; clique no botão “gerenciar certificados”.
RENOVE SEU CERTIFICADO ATRAVÉS DA NOVA PLATAFORMA. A PRODESP a partir de agora disponibiliza novo endereço de site e-commerce para certificados digitais, acesse certificadodigital.prodesp.sp.gov.br. Neste novo site você poderá comprar, agendar, renovar e revogar seu certificado digital.
É possível emitir nota fiscal com certificado digital vencido?
“O certificado digital é um dos requisitos para se emitir NF-e e CT-e, sendo que vencido o prazo e não renovado, a empresa ficará sem faturar”, alerta.
Quem precisa de certificado digital? Quase todas as empresas precisam ter certificado digital para se relacionarem com órgãos governamentais. Até dentro do próprio serviço público, algumas atividades só podem ser feitas com o uso desse meio de certificação.
Uma das principais razões para obter um certificado é ter acesso liberado a diversos serviços do governo pela internet. Para muitas empresas, é obrigatório ter a assinatura digital para emitir notas fiscais, por exemplo.
Pode ter um certificado digital com o nome sujo? Sim. Não há nenhuma especificação legal sobre o assunto. Ademais, você verá adiante que, dentre os documentos necessários para emitir um certificado da Serasa Experian (e de outras ACs), não há qualquer menção às certidões negativas.
Porque o contador precisa do certificado digital da empresa?
O certificado digital para contador oferece segurança e autenticidade nas operações fiscais e contábeis. Essa ferramenta oferece validade jurídica ao signatário, assegurando que transações e documentos digitais sejam legalmente reconhecidos e protegidos contra fraudes.
Porque minha empresa precisa de certificado digital?
Sem o certificado digital, impedidas de enviar ao governo informações trabalhistas, previdenciárias e fiscais, a empresa deixa de pagar tributos exigidos por lei. Ao não pagar os impostos devidos, fica sujeita a multas.
Quantas vezes posso renovar o certificado digital?
Também não há a possibilidade de renovar a certificação alterando seu perfil. O certificado A1, válido por um ano e obtido com software de instalação, não pode ser renovado e transformado em A3, que vale por três anos e é utilizado com hardware — em smart card ou token USB.
Dessa forma, qualquer tipo de certificado digital, tanto para pessoa física (e-CPF) quanto para pessoa jurídica (e-CNPJ), tem um prazo de validade, que varia de 12 a 60 meses. Por isso, é importante se atentar a como identificar se o certificado digital expirou e o que fazer para garantir sua renovação.