É obrigatório ter provador na loja?

A resposta é sim, desde que não tenham provador no estabelecimento ou, naturalmente, se oferecerem esse benefício ao cliente.
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É proibido experimentar roupa branca?

A advogada Ligia Oliveira esclarece que ao contrário do que muitos consumidores pensam a troca por cor, gosto ou tamanho não é obrigatória nas compras feitas diretamente nas lojas físicas. “A troca obrigatória é apenas aquela nos casos em que o produto apresenta defeito”, enfatiza a especialista.
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É possível trocar roupa sem etiqueta?

Para que possamos realizar a troca do seu produto o item deve conter, obrigatoriamente, as etiquetas internas fixadas.
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Sou obrigado a fazer troca?

Na prática, a maioria dos estabelecimentos optam por fazer as trocas no intuito de agradar e manter o cliente satisfeito, mas não há obrigação legal.
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Qual a lei do consumidor para troca?

O CDC estabelece um prazo de 30 dias para que o estabelecimento corrija o vício de um produto não durável, enquanto o limite aumenta para 90 dias em casos de produtos duráveis. Para vícios aparentes, o prazo começa a ser contado a partir da data de entrega da mercadoria ou da conclusão do serviço.
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3 erros comuns nos provadores.

O que diz o artigo 35 do Código do Consumidor?

O Código de Defesa do Consumidor, no artigo 35, determina que caso o vendedor se recuse a cumprir a oferta, o consumidor pode exigir o cumprimento forçado, aceitar outro produto ou serviço equivalente, ou desistir da compra, com a devolução total do valor pago, acrescidos de eventuais perdas ou prejuízos.
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Como funciona a troca de roupa?

A norma se enquadra no direito do consumidor de se arrepender da compra, ou trocar o produto no caso de não-conformidade com o esperado. Após esse período, as trocas são gratuitas no prazo de 30 dias, no caso de vícios ocultos.
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O que fazer se a loja não quiser trocar o produto?

Sempre que possível, o consumidor deve solicitar essas regras de troca por escrito para, em caso de problema, registrar a reclamação no Procon". Os órgãos de defesa do consumidor recomendam ainda que a nota fiscal seja guardada para eventual troca.
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Quando a roupa encolhe a loja é obrigada a trocar?

A troca deverá ser feita pelo fabricante, com apoio da loja vendedora, desde que não tenha ocorrido manuseio indevido. Os fabricantes sabem quando as normas não foram seguidas e portanto poderão não efetuar a troca em caso de lavagem incorreta.
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Como funciona troca em loja física?

Troca de produtos em caso de compra em loja física

Em verdade, você, como cliente, só terá direito à devolução do dinheiro se o produto apresentar defeito e se o problema não for resolvido em até 30 dias, conforme estabelece o artigo 18 do Código de Defesa do Consumidor.
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Pode trocar na Zara sem etiqueta?

CONDIÇÕES PARA REALIZAR UMA TROCA

Os artigos devem estar no seu estado original e ter todas as etiquetas.
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Tem como devolver um produto que não gostei?

É simples: não gostou, pode devolver. Contudo, conforme dito, deve ser respeitado o prazo de sete dias, que devem ser corridos, a contar da assinatura do contrato ou entrega do produto.
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Qual o prazo para trocar um produto comprado na loja?

De 30 dias para produtos não duráveis, ou seja, aqueles que se consomem com o uso, tais como produtos alimentares, vestuários; e de 90 dias para produtos duráveis – ou seja, aqueles com maior durabilidade, como eletrodomésticos, veículos automotores e móveis.
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Pode usar roupa da loja sem lavar?

Especialista afirmam que usar roupa vinda da loja sem lavar pode resultar em 4 problemas de saúde: irritação de pele, infecção por fungos e contrair piolhos e até sarna. O último motivo ainda tem a ver com todos os produtos químicos que são usados nas peças, desde a produção até a exposição na loja.
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Quantas vezes o cliente pode trocar o produto?

De acordo com o CDC, os prazos para reclamação dos defeitos aparentes e de fácil constatação são de (art. 26 do CDC): a) 30 dias para produtos não duráveis. Ex.: produtos alimentícios; b) 90 dias para produtos duráveis. Ex.: automóvel e celular.
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Qual o direito do consumidor quando a roupa encolheu?

Esclareço que de acordo com a política de trocas, a troca por vício é realizada no prazo máximo de até 90 dias após a compra, sendo necessário o produto apresentar defeito nesse período. Caso seja identificado que se trata de por mau uso, a troca não é realizada.
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Pode trocar roupa provada na loja?

O código diz que a troca só será obrigatória nos casos em que o produto apresentar vício ou defeito. Nesses casos, fica garantido ao consumidor, por exemplo, trocar uma roupa com problemas de confecção ou um brinquedo que saiu quebrado da loja.
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Pode trocar roupa sem etiqueta C&A?

Lamentamos pelo o ocorrido e esclarecemos que para que a troca possa ser efetuada, é necessário a apresentação do cupom fiscal, visto que a peça não está com a etiqueta de preço afixada.
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Pode trocar peças íntimas?

Troca por outro modelo / cor / tamanho

O Código de Defesa do Consumidor - PROCOM não prevê a possibilidade de troca das peças de roupa íntima, a razão da negativa da troca ocorre por uma questão de higiene e saúde, por isso também não é permitido experimentar a roupa íntima antes da compra.
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Pode desistir da compra feita na loja?

Quanto à desistência de compras realizadas na própria loja ou estabelecimento comercial, não há disposição legal que regule essa situação ou obrigue o vendedor a efetivar a devolução, salvo se o produto apresentar defeitos ou danos. Todos os direitos reservados.
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O que acontece se o vendedor não aceitar a devolução?

O vendedor se recusar a realizar a devolução está em desacordo com o que prevê a legislação do direito do consumidor e o direito de arrependimento. No artigo 49, de acordo com o Direito do Consumidor, o cliente pode se arrepender da compra e fazer a devolução no prazo de sete dias.
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Sou obrigada a trocar um produto sem defeito?

Caso você tenha feito a compra em uma loja física e não tenha nenhum defeito, e queira trocar por uma opção pessoal, o direito de troca não é garantido. A loja somente será obrigada a realizar a troca caso tenha ofertado essa possibilidade no ato da compra.
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Como funciona a política de troca?

A política de troca e devolução consiste em um conjunto de regras que uma empresa desenvolve para administrar a forma como a clientela devolve ou troca os itens comprados. São definidas quais são as mercadorias que podem ser trocadas e devolvidas, quais são os motivos aceitos e os prazos para esses procedimentos.
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O que diz o artigo 42 do Código do consumidor?

O Código de Defesa do Consumidor em seu artigo 42, proíbe que o consumidor que esteja devendo seja cobrado de forma abusiva, ou seja, de maneira que lhe cause algum tipo de constrangimento, ou por meio de ameaça.
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O que diz o artigo 51 do Código de Defesa do Consumidor?

51. São nulas de pleno direito, entre outras, as cláusulas contratuais relativas ao fornecimento de produtos e serviços que: I - impossibilitem, exonerem ou atenuem a responsabilidade do fornecedor por vícios de qualquer natureza dos produtos e serviços ou impliquem renúncia ou disposição de direitos.
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