As tripas, assim como a casca, cabeça e cauda, são retiradas e descartadas antes do consumo. No geral, o camarão é um alimento rico em proteína, ômega 3 e fibras, mas essas partes que normalmente são retiradas também contêm cádmio, um metal tóxico para o nosso organismo se consumido em excesso.
Na tripa do camarão, você pode encontrar, além, é claro, das fezes do animal, a presença de metais tóxicos, como o cádmio e outras substâncias nocivas. Portanto, já sabe: redobre a atenção na hora de preparar o camarão.
Trata-se do intestino do animal, que deve ser removido para garantir um consumo seguro; Lave os camarões novamente após a limpeza; Pronto, agora você pode usar seu camarão como ingrediente de pratos deliciosos!
assim o rabinho que sai todo camarão tem dois cordões. o de baixo e o de cima. o de baixo não precisa retirar. porque faz parte do sistema nervoso do camarão. já o de cima é um intestino. todas as fezes do camarão estão aí.
Em entrevista ao portal iBahia, a nutricionista Lua Ferrari, da clínica brasileira Emeg, começa que por explicar que essa linha preta é a tripa do camarão. Segundo a especialista, deve ser retirada antes do camarão ser cozinhado, pois acredita-se que possua restos de areia e uma concentração de chumbo e cádmio.
"Você sabia que os camarões são as baratas do oceano? Camarões são comummente conhecidos como 'baratas do mar' pelo seu tipo de alimentação omnívora, ou seja, que se alimenta do lixo do mar", alega-se em publicação nas redes sociais.
“Em ambos tiramos o intestino, com o corte nas costas, que é a maneira mais tradicional. Dá um corte ali nas costas do camarão até o intestino, e como ele é bem superficial, tira ele por completo. É a forma mais garantida de tirar o intestino inteiro”, diz.
Ela fica no corpo todo. "O sistema digestório vai da cabeça, onde as enzimas são liberadas, até a cauda, mas ambas podem ser ingeridas sem preocupação." Quem não come camarão pensando que ele faz mal por se alimentar dos detritos do mar, pode incluí-lo no menu.
O camarão inteiro é um dos queridinhos das opções de petiscos e entradas. Ele combina com várias opções de preparo e rende um prato bem prático e rápido.
Seja qual for a forma, uma coisa é certa: tem que tirar fora a tripinha, aquele traço escuro que se vê ao longo do corpo do camarão. Essa é a parte mais delicada da limpeza, já que o trato intestinal fica dentro da carne.
Por exemplo, ao comer camarões servidos com a casca, segure o camarão pelo rabo, retire a cabeça com uma leve torção e deslize a casca com os dedos ou com a ajuda de um garfo.
Faz mal comer a tripa do camarão? A limpeza é um passo importante principalmente para retirar a tripa do camarão, onde estão armazenadas as fezes do animal. Essa parte do alimento pode conter metais que são tóxicos para o nosso organismo, como o cádmio.
Teor de colesterol: O camarão é relativamente alto em colesterol, o que pode ser preocupante para pessoas com doenças cardíacas. Consumir grandes quantidades de camarão regularmente pode aumentar os níveis de colesterol LDL, conhecido como o colesterol ruim, o que pode aumentar o risco de doenças cardíacas.
Aliás, não só o coração mas também praticamente todo o sistema digestivo desse crustáceo se localiza na cabeça. “O hepatopâncreas é um sistema glandular que tem funções de fígado, de pâncreas e também de estômago.
Os camarões e outros mariscos são propensos a acumular cádmio, especialmente na cabeça e no hepatopâncreas, que faz parte do sistema digestivo do crustáceo. De acordo com a Agência Espanhola de Segurança Alimentar e Nutrição, o cádmio presente na cabeça do camarão é quatro vezes superior ao do abdómen.
Frutos levam 30 a 60 minutos a serem digeridos, vegetais, grão e feijão, 2 horas; carne e peixe cozinhados, 3 a 4 horas; marisco em conchas, 4 a 8 horas. Ao combinar alimentos com diferentes “tempos” a digestão deixa de ser tão eficiente.
A sujeirinha preta nas costas do crustáceo são as vísceras dele e precisam ser retiradas sempre que possível. Somente nos camarões muito pequenos não se tira, mas neste caso tem que lavar bem com água corrente. A melhor maneira de limpar os camarões é usando uma faca pequena.
Em conclusão, apesar de a cabeça do camarão poder conter uma maior concentração de contaminantes, seria necessário consumir uma grande quantidade para atingir uma intoxicação por cádmio. Ainda assim, quem quiser jogar pelo seguro, pode optar por descartar a cabeça do camarão.
O camarão custa caro no Brasil pela falta de escala em sua pesca e na criação em cativeiro. Barreira negociou diretamente com os produtores para obter um preço melhor.
Geralmente, os camarões possuem hábito alimentar onívoro, isto é, se alimentam de “tudo”: resíduos animais, vegetais, plancto, algas, bentos vivos ou mortos, animais mortos e camarões mortos, além das cascas de camarões que fizeram a muda.
Existe mesmo relação entre baratas e camarões, ou isso é um mito? Ambos são heterotróficos, pluricelulares e artrópodes. Mas é uma comparação tão esdrúxula quando um coala e um humano.