É obrigatório uma empresa ter SAC?

A disponibilização de um canal de atendimento telefônico segue sendo obrigatória para todas as indústrias, mas não mais em um modelo 24/7. Agora, ele é obrigatório por no mínimo 8 horas diárias e neste período tem que ser feito por agentes humanos.
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É obrigatório ter SAC?

Obrigatoriedade do cumprimento da legislação SAC

A partir da criação da lei de Serviço de Atendimento ao Consumidor, sua aplicação se tornou obrigatória às empresas normatizadas por órgãos reguladores do setor. Afinal, suas atividades devem estar em conformidade com a legislação (compliance ).
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O que diz a Lei de atendimento ao cliente?

O Decreto de 2022 tornou obrigatório oferecer um menu informativo que possibilite ao cliente escolher sobre qual assunto deseja falar. Como itens mínimos, precisam estar nesse menu a opção de reclamação, bem como o cancelamento de contratos e serviços.
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Quais empresas são obrigadas a ter um SAC?

O Decreto de 2022 visa regulamentar a relação entre consumidor e empresa, garantindo direitos e deveres e fixando novas regras de atendimento. A Lei do SAC se aplica a todas as empresas que fornecem produtos ou serviços no Brasil, independentemente do seu porte, segmento de atuação ou forma de venda.
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É obrigatório ter protocolo de atendimento?

Embora seja uma forma de registro benéfica para empresas e clientes, somente as empresas que prestam serviços regulados pelo Poder público é que são obrigadas a fornecer o protocolo de atendimento, como empresas de telefonia, energia elétrica, planos de saúde, TV a cabo, bancos e cartões de crédito.
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Qual a importância de um SAC bem estruturado para uma empresa? Entenda SAC, SAC 2.0 e SAC 3.0

Qual é a nova Lei do SAC?

De acordo com o artigo 12 do Decreto 11.034/2022 da nova lei do SAC “É direito do consumidor acompanhar, nos diversos canais de atendimento integrados, todas as suas demandas, por meio de registro numérico ou outro tipo de procedimento eletrônico”.
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Qual a Lei que regulamentou o SAC no Brasil?

A nova regulamentação do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), publicada pelo Decreto 11.034/225, entrou em vigor no dia 3 de outubro de 2022, substituindo o Decreto n.º 6.523, de 31 de julho de 2008.
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O que rege o Decreto 6.523 sobre o atendimento nos Sacs?

A nova norma atualiza a primeira legislação a cuidar do SAC no País, o Decreto 6.523, de 2008, e amplia aos consumidores o acesso a informações adequadas sobre os serviços contratados e ao tratamento de suas demandas.
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Qual a diferença entre SAC e comercial?

Qual a diferença entre SAC e atendimento no e-commerce? A diferença mais óbvia entre os dois tipos de atendimento é que as transações de comércio eletrônico ocorrem inteiramente online, enquanto os clientes podem comprar produtos pessoalmente em lojas físicas.
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Qual a importância do SAC nas empresas?

O SAC tem por objetivo ser mais um canal de relacionamento entre a empresa e os clientes. Isso é fundamental para que os consumidores vejam que têm um caminho para serem ouvidos quando necessário, melhorando assim a experiência vivida com a marca e o nível de satisfação do cliente para com a empresa.
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É crime negar atendimento ao cliente?

O Código de Defesa do Consumidor, em seu artigo 39, inciso IX, considera como prática abusiva e proíbe expressamente a conduta do fornecedor que se recusa a vender bens ou prestar serviços ao consumidor que se disponha a adquiri-lo mediante pronto pagamento.
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São opções obrigatórias no 1º nível do menu eletrônico do SAC?

Menus obrigatórios pré-determinados

Na primeira etapa dos menus do SAC, o cliente deverá ter acesso a: opções mínimas de serviços; reclamação; cancelamento.
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Como funciona o SAC?

O SAC, ou Serviço de Atendimento ao Consumidor, visa estabelecer um canal direto entre clientes e empresas, facilitando a resolução de problemas, a apresentação de sugestões, o esclarecimento de dúvidas, e a expressão de reclamações sobre a marca, seus serviços ou produtos.
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Como deve ser o SAC de uma empresa?

O SAC deve disponibilizar as opções de “reclamações”, “fale com um atendente”, “cancelamento de contratos” e “serviços”; É obrigatória a acessibilidade em canais do SAC mantidos pelos fornecedores de que trata este Decreto, para uso da pessoa com deficiência, garantido o acesso pleno para atendimento de suas demandas.
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Quanto tempo o SAC pode demorar para atender?

✓ O tempo máximo para o contato direto com o atendente, quando essa opção for selecionada pelo consumidor, será de até 60 segundos. Nos serviços financeiros, o prazo máximo para atendimento será de até 45 se- gundos.
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Quais as regras constantes no Regulamento do SAC?

Entenda as novas regras do SAC que já estão em vigor
  • Pluralidade de canais. ...
  • Informação sobre o tempo de espera. ...
  • Vedação de publicidade sem consentimento do consumidor. ...
  • Limite de transferência da chamada. ...
  • Retorno das chamadas. ...
  • Cancelamento e suspensão de serviços.
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Quem é obrigado a ter Ouvidoria?

Autarquias, fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista também deverão se adequar. Além de órgãos públicos, também deverão ter ouvidorias as entidades privadas sem fins lucrativos que recebam recursos públicos, seja diretamente do Orçamento ou de convênios, acordos e similares.
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Porque o sistema SAC é mais vantajoso?

O SAC pode ser uma opção mais vantajosa para quem tem a flexibilidade financeira de lidar com prestações iniciais mais elevadas, uma vez que estas diminuem gradualmente, resultando em um custo total geralmente menor ao final do contrato.
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Quais são os 4 tipos de atendimento?

Veja os 4 tipos de atendimento ao cliente
  • Atendimento no ponto de venda. Nesse tipo de atendimento, o cliente se dirige até uma loja ou ponto de venda da sua empresa em busca do que precisa. ...
  • Atendimento por telefone. ...
  • Atendimento online. ...
  • Atendimento pelas redes sociais.
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Quem fiscaliza o SAC?

As reclamações, denúncias e sugestões encaminhadas pelo SAC trazem informações de extrema relevância para a regulação do mercado de capitais e a fiscalização das instituições supervisionadas pela CVM.
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Qual a diferença entre SAC e Atendimento ao Cliente?

O SAC ou Serviço de Atendimento ao Consumidor basicamente é um canal de comunicação entre as empresas que fornecem produtos ou serviços aos seus clientes (leia-se consumidores), enfim, é o ouvido da empresa que escuta as reclamações, sugestões e auxiliam os consumidores em suas dúvidas sobre o produto ou serviço que a ...
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O que diz o Decreto nº 6523 de 2009?

Esta lei entra em vigor na data de sua publicação. A presente proposição objetiva assegurar ao consumidor o direito de escolha da data e horário para que os fornecedores de bens e serviços realizem as atividades contratadas ou a entrega de bens ou produtos adquiridos.
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É obrigatório a empresa ter SAC?

A disponibilização de um canal de atendimento telefônico segue sendo obrigatória para todas as indústrias, mas não mais em um modelo 24/7.
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Quais decretos e portarias que regulamentam o SAC?

O SAC de serviços regulados é regulamentado pelo Decreto nº 6523 de 31 de julho de 2008 e Portaria 2014 de 13 de outubro de 2008 do Ministério da Justiça.
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Quando a SAC foi criada?

Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC) é uma secretaria ligada ao Ministério da Infraestrutura. Sua criação deu-se pela adoção por parte da presidente Dilma Rousseff da medida provisória nº 527, de 18 de março de 2011.
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