Otaku é o termo usado para definir as pessoas que se interessam pela cultura pop japonesa, em especial os animes (desenhos animados) e mangás (histórias em quadrinhos), e que consomem produtos culturais japoneses.
Otaku está relacionado ao interesse pela cultura japonesa. Descubra a origem e a extensão deste conceito. Compradores no moderno bairro de Omotesando e Harajuku em Tóquio, Japão. Um otaku é fã de anime, mangá ou romances gráficos e videogames japoneses.
Hoje, ser otaku, pelo mundo, significa ser fã de animes, mangás, novels (histórias escritas, acompanhadas de ilustrações no estilo anime), cosplays, doramas e/ou videogames japoneses — levando, muitas vezes, a um interesse geral pela cultura japonesa (língua, gastronomia, história, etc.).
in Japan, a young person who is very interested in and knows a lot about computers, computer games, anime (= animated films), etc., but may find it difficult to talk to people in real life: Hordes of otaku file in, dressed as their favourite video game characters.
Em contraste, a oitava edição define “otaku” como “uma pessoa que ama profundamente um hobby específico, possui e coleta conhecimento ou itens relacionados a isso e se envolve em atividades e relações comuns deste hobby”. De acordo com o relatório, os alunos gostaram mais da definição mais recente.
Termo que costuma ser utilizado por fãs de fora do Japão para se referir a obras BL, as Boys' Love. Como dito, é um gênero de história que apresenta romance ou a sugestão de um romance entre homens em animes, mangás, light novels, entre outros.
Em ambos, é jogado um olhar terno sobre o otaku clássico, em oposição à imagem mais caricata e popularizada nos últimos anos na web do "otaku fedido", um ser desajeitado, que não se cuida, é viciado em séries e games muito além do saudável e é avesso a contatos sociais reais.
“Otaku” é um termo japonês que geralmente se refere a uma pessoa extremamente apaixonada por animes, mangás, videogames ou pela cultura pop japonesa em geral.
O termo "otaku", é popularmente usado para se referir a pessoas que são fãs de anime, mangá, games e outras formas de cultura pop produzidas no Japão. Uma das formas de homenagear essas obras é o cosplay, o hobby que consiste em se caracterizar como um personagem de ficção.
Para pedir algo a alguém em japonês, usam-se verbos na forma TE seguidos de KUDASAI (por favor). Os verbos conjugados que terminam em TE ou DE são chamados de “verbos na forma TE”.
Baka! Uma das palavras mais comuns usadas pelos jovens no Japão. Mas você sabia que esse termo, na verdade, tem uma longa história por trás, e que não era usada como forma de insulto? Baka(马鹿,ばか ou バカ): que significa “idiota”, “imbecil” e “tolo”.
Um gênero de drama de TV que tem ganhado cada vez mais destaque a nível global é o BL, uma sigla em inglês que significa Boys' Love, ou seja, "amor de garotos" em português. Suas histórias são focadas, portanto, em relacionamentos entre dois homens.
De acordo com o Deadline, o casal principal do BL (abreviação para boys love, nome dado às produções asiáticas que lidam com histórias homoafetivas) será interpretado pelo japonês Hayato Isomura (Alice in Borderland) e pelo sul-coreano Ok Taecyeon (conhecido como integrante do grupo de k-pop 2PM).
"Fic" é basicamente o termo "fanfic" abreviado, sendo também empregada para substituir a palavra “mentira”. Atualmente essas variações são encontradas tanto no meio tecnológico como pessoalmente, pois virou parte do vocabulário diário, principalmente na realidade dos jovens.
Este formato é apelidado de diferentes formas, mas significam todas o mesmo. Original Video Anime (OVA), Original Anime Video (OAV) ou Original Anime DVD (OAD), são tudo termos para categorizar todo e qualquer anime cuja produção seja exclusivamente direccionada para o mercado do formato físico.
A palavra japonesa Otaku define todos que gostam de animes, mangás, computação, videogames e aspectos da cultura oriental, fazendo com que se tornem grandes entendedores quando o assunto é lançamento de novas edições de mangás e até mesmo adaptações de jogos e animes para as telonas.
Um otaku de verdade precisa saber, no mínimo, algumas palavras no idioma japonês, conhecer músicas japonesas e os principais símbolos da cultura do Japão. Alguns otakus, por exemplo, se interessam tanto pelos costumes japoneses que chegam a fazer cursos do idioma para poderem se inteirar mais sobre a cultura!
No entanto, estima-se que existam milhares de animes, com alguns bancos de dados online, como MyAnimeList e AniList, listando mais de 10.000 títulos diferentes. Esses números incluem séries de TV, filmes, OVAs (Original Video Animations) e ONAs (Original Net Animations).