Outros elementos capazes de destacar a influência da Alemanha na cultura brasileira são a culinária e a arquitetura. O consumo de salsichas e de salada de batata foi disseminado por todo o país e ganhou o paladar nacional, assim como as cervejas artesanais em Blumenau (SC) por exemplo.
A cultura alemã exerce influência no Brasil em diversos aspectos, que foram incorporados pela população e podem ser identificados até hoje. Moda, gastronomia, idioma, danças e arquitetura, todos esses aspectos ainda têm traços da cultura alemã, nos municípios onde os imigrantes da Alemanha se estabeleceram.
A chegada dos primeiros imigrantes alemães aconteceu no reinado de Dom Pedro I, em um programa organizado para desenvolver a agricultura e ocupar o Sul do país. Em 1824 foi fundada a primeira colônia alemã, a São Leopoldo, no Rio Grande do Sul.
Qual foi a comida que os alemães trouxeram para o Brasil?
Com a forte tradição a culinária dos imigrantes alemães no Brasil manteve-se ligada a preparações de receitas que carregam nata, manteiga, bacon, carne de porco, muitos miúdos, queijos, conservas, embutidos…, pois era o tipo de alimentação típica para o clima alemão: frio rigoroso com pouco sol.
O que os imigrantes alemães esperavam encontrar no Brasil?
Esperavam o tão sonhado porto marítimo em Torres cuja implantação faria parte da infraestrutura das colônias. Foi nesse ambiente que os colonos alemães se dedicaram à agricultura e a cultivar batata, feijão, mandioca e cana-de-açúcar, entre outras culturas que foram aprendendo aqui.
As Histórias Inspiradoras do Bicentenário de Imigração Alemã | Mini-Documentário
O que os imigrantes alemães trouxeram para a cultura brasileira?
Há ainda uma herança cultural bastante evidente, com músicas, peças de teatro e danças típicas, corais de igrejas, bem como costumes religiosos vindos, inclusive, de igrejas luteranas. Outros elementos capazes de destacar a influência da Alemanha na cultura brasileira são a culinária e a arquitetura.
O que os imigrantes trouxeram para a cultura brasileira?
A vida cultural dos imigrantes também teve um papel importante na formação da cultura brasileira, especialmente no que diz respeito a certos hábitos alimentares, encenações teatrais típicas, corais de igrejas, bandas de música e assim por diante.
Os alemães contribuíram na formação dos usos e costumes gaúchos. Na culinária, são da cultura alemã as cucas, defumados, chucrute, salsicha, cerveja, salada de batatas, geleias, chimias, pães caseiros, além do hábito do café colonial, tão apreciado por nós e por turistas.
Os alemães não apenas inventaram o furador de papel e o fichário (ambos criados por Friedrich Soennecken, no séc. XVIII), como a cola em bastão (companhia Henkel,1969), e a fita adesiva (Biesdorf AG/Oscar Troplowitz, 1901).
Os imigrantes italianos foram os responsáveis por trazer a pizza e a sopa, os alemães trouxeram a cerveja, as carnes salgadas e defumadas, a batatinha, as linguiças e salsichas, os portugueses vieram com o pão, os japoneses nos influenciaram a comer verduras, legumes e peixes (também herança cultural indígena).
Pomerode. Conhecida como “A cidade mais alemã do Brasil”, Pomerode foi fundada na região entre Blumenau e Joinville por imigrantes vindos da região da Pomerânia, no Norte da Alemanha, em 1863.
Pesquisa realizada no Rio Grande do Sul apontou os sobrenomes germânicos mais comuns nesse estado: Schmidt, Becker, Wagner, Müller, Schneider, Weber, Klein, Scherer, Hoffmann, Rech, Schmitz, Kuhn, Mallmann, Diehl, Ritter, Bohn, Ruschel, Stein, Braun, Ludwig, Hoff, Jung, Finkler e Sperb.
Esse número chegaria a 300 mil germânicos até o início do Século XX. Entre os motivos da vinda destes colonos está o desenvolvimento da Revolução Industrial em solo europeu, o que fazia com que setores agrários e artesanais perdessem espaço, forçando a saída para grandes metrópoles industriais ou a imigração.
Os povos germânicos, pertencentes à linhagem indo-europeia, foram originalmente estabelecidos na área entre o atual norte da Alemanha, as regiões meridionais da Suécia e Dinamarca e as costas do Báltico.
Inicialmente, a primeira tradição que vem à mente quando pensamos na Alemanha é, sem dúvida, a Oktoberfest. Essa festa da cerveja, realizada em Munique, é um dos maiores eventos culturais do país e atrai visitantes de todo o mundo.
Os alemães tiveram várias ondas migratórias para o Brasil, e seus costumes marcaram definitivamente nossa gastronomia, moda e arquitetura. A influência não é pequena: na gastronomia, na moda, na arquitetura, nos eventos culturais. A imigração alemã trouxe ao Brasil uma rica herança cultural.
Quais são algumas das coisas da cultura dos alemães?
O povo alemão é mundialmente conhecido pela forma franca de conversar com as pessoas e expor a sua opinião. Por isso cuidado para não interpretar como grosseria ou falta de educação, é apenas um traço da cultura alemã predominante em sua população e nas relações interpessoais.
O termo "germanos" é usado para referir-se ao grupo ou grupos étnicos oriundos da Idade do Bronze Nórdica, que falavam línguas germânicas e ocupavam a chamada Germânia. A partir do período histórico do Sacro Império, pode ser empregado o termo "alemães" para designar os habitantes do império.
Quais são as comidas que os alemães trouxeram para o Brasil?
Com a tradição a culinária dos imigrantes alemães no Brasil manteve-se ligada a preparações de receitas que carregam nata, manteiga, bacon, carne de porco, muitos miúdos, queijos, conservas, embutidos, etc., pois era o tipo de alimentação típica para o clima alemão: frio rigoroso com pouco sol.
Os imigrantes alemães influenciaram a cultura brasileira por meio de festas populares como a Oktoberfest, contribuíram para a gastronomia local, introduzindo pratos como salsichas e chucrute, e tiveram um impacto na arquitetura de algumas regiões, notavelmente no estilo enxaimel em cidades como Blumenau, em Santa ...
Pomerode é um município do estado de Santa Catarina, no Brasil. Localizado na Mesorregião do Vale do Itajaí e na Microrregião de Blumenau, é conhecido por ser "A cidade mais alemã do Brasil".
Quais são os costumes trazidos pelos alemães para o Brasil?
Um dos costumes populares no Brasil que, possivelmente, veio da Alemanha foi o hábito de "deixar" o sapato na parte de fora da casa. Dessa forma, eles são deixados logo na porta. No território alemão, muitas pessoas ficam de meia para andar por conta do frio. Já aqui, todos costumam ficam descalços.
O que os alemães trouxeram para o Rio Grande do Sul?
Quando os imigrantes alemães chegaram ao Rio Grande do Sul trouxeram consigo uma rica cultura, marcada por festas com diversos tipos de danças, tendo como cerimônia de abertura a conhecida Polonaise, depois vinham as quadrilhas, dança da vassoura entre tantas outras, é válido ressaltar que era considerada falta de ...
Os primeiros imigrantes alemães chegaram ao Brasil ainda no reinado de D. Pedro I. Estabeleceram-se no Sudeste e Sul do país, onde, a partir de 1824, fundou-se a colônia alemã de São Leopoldo (Rio Grande do Sul).