Quando se usa vir e vim?
Isso vai depender da intenção de quem fala ou escreve. Portanto, se você pretende usar o verbo “vir” na primeira pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo, o certo é falar: “Eu vim”. Mas se o que você quer é usar esse verbo no infinitivo pessoal, o correto é escrever: “Por eu vir”.Quando você vir está correto?
pessoa do singular do futuro do subjuntivo, é igual ao infinitivo do verbo vir. Assim, o correto é dizer “quando eu vir”, ou seja, quando eu “olhar”, “enxergar”, “notar”. Da mesma forma, não se deve jamais dizer “quando/se você ver”, e sim “quando/se você vir”.Vai vim aqui ou vai vir aqui?
→ “Vai vir” ou “vai vim”: qual o correto? Nesse contexto, o correto é “vai vir”, já que a palavra “vai” é seguida do verbo no infinitivo. Meu filho vai vir aqui assim que puder.Pode vir pode vim?
Em nossa Língua Portuguesa, admitimos enquanto forma correta a expressão pode vir. Pode vim, apesar de coloquialmente muito popular e utilizada, é termo incorreto, não devendo fazer parte do vocabulário de um bom falante da língua.Qual a diferença entre "vim" ou"vir"? Com Professor Noslen
Vai vir existe?
O correto, portanto, é “eu poderei vir, nós poderemos vir, eles poderão vir”. Outra construção pouco agradável de se ouvir é a locução construída com os verbos IR e VIR, como em “ele vai vir”. Prefira usar o tempo futuro de vir: “ele VIRÁ”. Também não diga “nós vamos vir”.É certo falar vai ir?
No Brasil, as construções desse tipo serão admissíveis (ex.: «Ele disse que vai ir»), pelo menos no discurso oral/informal, ao passo que em Portugal elas são evitadas, quando o verbo principal está no infinitivo, embora sejam usadas se este estiver no gerúndio (ex.: «O trabalho vai indo bem»).É correto dizer vir?
Quando a frase se referir ao passado, use “vim”. Por exemplo: ontem, eu vim aqui. Agora, quando a frase não estiver no passado, use “vir”. Por exemplo: você vai vir hoje?Quem me vir ou quem me ver?
Ver (infinitivo) é o verbo que significa olhar, observar, enxergar. Já vir significa deslocar-se, até um lugar, encaminhar-se.Quando ele te vir ou te ver?
O futuro do subjuntivo inicia-se com o uso das conjunções “quando” ou “se”, indicativas de possibilidade, e é caracterizado pelas terminações “ar”, “er”, “ir”: quando eu o vir (ver), quando eu vier (vir).Quando você vier ao Rio de Janeiro ou quando você vir ao Rio de Janeiro?
2) VIER é FUTURO DO SUBJUNTIVO do verbo VIR: “Quando eu VIER novamente, assinaremos o contrato.” “Se você VIER ao Rio de Janeiro, vai adorar.” Cuidado: O uso do verbo nas frases “Quando eu vir aqui novamente” e “Se você vir ao Rio de Janeiro” está errado.Qual é o futuro de vir?
3 No futuro do subjuntivo, quer dizer, quando nos referimos a um fato que indica possibilidade ou desejo em um momento futuro, a conjugação do verbo ver é: quando eu vir, ele vir, nós virmos, eles virem.Vai ver ou vai vê?
Diferenças entre “ver” e “vê”A palavra “ver” é o próprio verbo no infinitivo. Já a forma verbal “vê” pode ser a conjugação desse verbo na 3ª pessoa do singular no presente do indicativo ou na 2ª pessoa do singular no imperativo afirmativo.