A murmuração é incompatível com uma vida cristã marcada por fidelidade, confiança e cooperação. Esse pecado afasta a bênção de Deus e atrai o seu juízo. Por outro lado, quando se dá lugar à confiança em Deus, à união e cooperação entre os irmãos, “ali derrama o Senhor a sua bênção e a vida para sempre” (Sl 133).
A murmuração é um típico pecado da língua, pelo qual a pessoa expressa seu aborrecimento e má vontade para realizar alguma ação que não lhe é agradável.
A murmuração pode levar um grupo ou comunidade toda à destruição. O murmurador nunca está contente com as decisões, com o outro que está na frente, sempre quer provar que o outro está errado e ele está certo. Todo murmurador é invejoso, ciumento e não tem o louvor do Senhor na sua boca.
O murmurar é falar baixinho, para não ser ouvido pelos outros nem as claras e nem frente a frente. Sempre murmuramos contra alguém ou alguma coisa. E isso nos leva a sermos falsos uns com os outros e contagia pessoas que estão a nossa volta.
1 Coríntios 10:10 E não vos entregueis à murmuração, como alguns deles resmungaram e foram mortos pelo destruidor. E não vos entregueis à murmuração, como alguns deles resmungaram e foram mortos pelo destruidor. E não murmureis, como alguns deles murmuraram, e pereceram pelo destruidor.
Podemos não perceber, mas a murmuração nos afasta de Deus, pois quando murmuramos não estamos sendo capazes de enxergar tudo aquilo que ele tem feito em nossas vidas. Nosso Senhor é fiel conosco e não se alegra da ingratidão. Ser grato é um ato de adoração e que demonstra confiança em Deus.
A prática de murmurar é um perigo que pode minar nossa vida espiritual, prejudicar a comunhão na igreja local e nos impedir de desfrutar das promessas divinas. Vamos meditar sobre isso juntos. A palavra “murmurar” tem raízes profundas na Escritura. Ela vai além de simples reclamações ou insatisfações.
Tem um salmo na bíblia que diz: Reclamar é como estar em uma areia movediça, quanto mais reclamamos mais afundamos. Um abismo chama outro abismo” (Salmos 42:7). E realmente é isso que acontece. Quando reclamamos, vivenciamos o que está ruim o tempo todo e isso não trará soluções nem ao menos acalanta nossa angustia.
10 E não murmureis, como também alguns deles murmuraram, e pereceram pelo destruidor. 11 Ora, todas essas coisas lhes sobrevieram como exemplos, e estão escritas para aviso nosso, para quem já são chegados os fins dos séculos. 12 Aquele, pois, que pensa estar em pé, veja que não caia.
Eles criticam a mensagem, os louvores, a liderança, as programações, enfim, tudo. Só se esquecem de que a murmuração desonra a Deus e atrai a Sua ira. Para os “murmuradores da igreja” nada está bom. Eles criticam a mensagem, os louvores, a liderança, as programações, enfim, tudo.
A murmuração configura um ato de impiedade extrema contra Deus. Além de revelar ausência de fé, limita a nossa capacidade de enxergar as ações de Deus. A murmuração cega-nos diante de Deus. Não lembramos das grandes obras do Senhor em nossa vida.
Em Efésios 4:29 o apóstolo Paulo nos instrui a não usarmos nenhuma linguagem suja ou poluída. Durante algum tempo, eu não imaginava que isso incluía reclamar, mas então aprendi que reclamar e murmurar polui nossas vidas. De forma objetiva e simples, reclamar é um pecado!
A rebelião liderada por Coré era uma murmuração não apenas contra a autoridade de Moisés e Arão, mas também contra o próprio Deus (Nm 16.1,11). Coré e duzentos e cinquenta aliados questionaram a escolha divina de confiar à liderança do povo e o ministério a Moisés e Arão (Nm 16.2-3).
"Quem reclama não prospera" Seus pensamentos geram palavras, suas palavras geram ações. Então, se vc reclama, vc atrai pra sua vida o motivo da reclamação. Em vez de reclamar, declare palavras de bênção. "Todas as coisas cooperam para o bem de quem ama a Deus" . . . . . .
Fazei todas as coisas sem murmurações nem contendas; para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio duma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo; retendo a palavra da vida, para que, no Dia de Cristo, possa gloriar-me de não ter corrido nem ...
Murmurar revela falta de confiança em Deus e espalha desânimo. Quando escolhemos a gratidão em vez da reclamação, demonstramos fé, fortalecemos nossa comunidade e testemunhamos o poder transformador de viver segundo os ensinamentos de Cristo. Desafio para hoje: Troque a murmuração pelo louvor.
🔹 Na vida vamos encontrar 2 tipos de murmuradores. 1) 🔼Murmurador chorão; Aquele que tem complexo de inferioridade. 2) 🔼Murmurador mártir; Aquele que acha que só ele vive aquilo.
No v. 10, ele faz a seguinte advertência: “Nem murmureis, como alguns deles murmuraram e foram destruídos pelo exterminador”. Esse versículo é uma referência ao episódio narrado no texto de Números 14, quando os filhos de Israel foram duramente castigados pelo Senhor por causa da murmuração.
Alternativas para não ceder ao descontentamento e buscar a humildade; Como promover a gratidão e evitar a murmuração; Como escolher a confiança em Deus e abandonar a prática da murmuração.
SALMO 100:4. Em Efésios 4:29 o apóstolo Paulo nos instrui a não usarmos nenhuma linguagem suja ou poluída. Durante algum tempo, eu não imaginava que isso incluía reclamar, mas então aprendi que reclamar e murmurar polui nossas vidas.