O uso do anel de casamento ou compromisso não é mencionado na Bíblia. Em alguns lugares, cristãos sinceros não usam anel de casamento. Dependendo da cultura do país é considerado uma vaidade, algo a ser evitado.
As Escrituras indicam o casamento como uma aliança: “sendo ela (a esposa) a tua companheira e a esposa de tua aliança” (Malaquias 2,14). “Assim, já não são dois, mas uma só carne. Portanto, não separe o homem o que Deus uniu” (Mateus 19,6).
Embora alianças de namoro não tenham o mesmo significado das alianças de casamento, eles não devem ser tratados com menos importância. Portanto, é desnecessário dizer que você só deve dar ou usar uma aliança de namoro quando estiver pronto para o compromisso.
Onde está escrito na Bíblia que não se pode usar anel?
Senão vejamos: Em 1 Pedro 3:3 está escrito: “O enfeite delas não seja o exterior, no frisado dos cabelos, no uso de jóias de ouro, na compostura de vestidos”. Este versículo faz objeção contra o excesso do uso de jóias e não proíbe o uso completo delas.
Quanto aos beijos e abraços, é preciso recordar que o que faz um pecado é a intenção. Assim, beijos e abraços com a intenção de se excitar e de excitar a outra pessoa, são realmente pecados graves, pois a intenção é pecaminosa. Amar significa também manter-se casto.
#1105 E' pecado usar anéis, pulseiras e colares? Mario Persona
Qual a idade certa para namorar segundo a Bíblia?
Há um bom motivo para o ensinamento da Igreja de não namorar antes dos 16 anos. Deus se preocupa conosco e Seus profetas também. Quando namoramos antes dos 16 anos, podemos ser populares mas somente aos olhos do mundo.
Símbolo da união fiel por livre vontade entre homem e mulher e da troca de votos simbolizada pela troca dos anéis, o anel nupcial era antigamente usado pelos monges cristãos e pelas freiras como símbolo da sua ligação e compromisso, respetivamente, com a Virgem Maria e Jesus Cristo.
Tinha, também, freqüentes vezes gravado o nome do possuidor, e era usado na mão direita (Jr 22.24). o pai do pródigo pôs um anel no dedo do seu filho como sinal de que ele tornava a alcançar o favor paterno e o poder que tinha antes (Lc 15.22).
Compromisso: A aliança de namoro simboliza um relacionamento que pretende ser duradouro. É a primeira aliança do casal e costuma ser usada quando os dois sentem que a relação está mais séria e estável. O tempo é uma escolha do casal, já que só eles sabem, de fato, o status da relação.
Tradicionalmente o uso de alianças é para os casais que estão noivos ou casados, mas agora cada vez mais casais jovens e na fase do namoro optam por usar alianças de prata, firmando ainda mais esse compromisso.
A Bíblia não fala sobre namoro conforme o modelo dos nossos dias, mas fala a respeito de um período antes do casamento em que os dois (homem e mulher) se comprometiam a esperar um pelo outro. Um exemplo disso é o caso de José e Maria (Mt 1:18).
Quando Jesus celebrou pela primeira vez a Santa Ceia, ele disse: “Este cálice é a nova aliança feita por Deus com o seu povo, aliança que é garantida pelo meu sangue derramado em favor de vocês” (Lc 22.20).
Como em todo pacto, a aliança acontece por meio de uma entrega mútua, de um acordo de ambas as partes. Deus nos escolhe como seus filhos e promete abençoar nossas vidas em toda plenitude. Em troca, cabe a nós acolher esse chamado e sermos fiéis a Ele, seguindo os passos de Jesus e de nossa Boa Mãe.
Anéis também desempenham papéis significativos em várias práticas espirituais e religiosas. Eles podem ser usados como ferramentas de meditação, símbolos de votos religiosos ou como talismãs de proteção. Budismo: Anéis podem ser usados em práticas de meditação para ajudar a focar a mente.
Aliança (em hebraico: berith; em grego, segundo a versão septuaginta, diatheke), no sentido bíblico, refere-se ao pacto entre Deus e os homens. Refere-se à decisão de Deus de salvar a humanidade por meio de sua graça. Assim, segundo o cristianismo, Jesus encarna, morre e ressuscita para salvar os homens.
Por que usamos anel? O anel foi criado pelo povo egípcio, que o usava para representar a eternidade. Desde então, existe a crença que os anéis emanam energia e estão ligados até com a escolha de qual mão usar: na direita, ele atrai força e poder; já na esquerda, traz sabedoria.
Para a Igreja Católica, que incorporou a tradição no século 9, por meio do Papa Nicolau I, as alianças representam o amor, a fidelidade e o compromisso assumido um com o outro e com Deus.
Anéis masculinos pretos e o luto: representa a morte da verdadeira pessoa amada; a perda do amor verdadeiro. Anéis masculinos pretos e a superação: para algumas pessoas, a vida é feita de desafios e lutas constantes, e o anel masculino preto simboliza a determinação em vencê-los.
Além disso, como o anel de coco ou o anel preto pode ser também interpretado como um código social entre a comunidade LGBTQ+ há uma variação sobre em qual dedo ele é usado. Algumas pessoas dizem que uma mulher usar o anel preto no polegar pode querer transmitir a mensagem de que ela é lésbica.
Você sempre vai cuidar bem de tudo o que considera importante. Se sua vida espiritual e a comunhão com Deus são suas prioridades, certamente, você vai zelar por tudo que pode afetá-las de alguma forma, e isto inclui sua vida amorosa.
A confirmação do relacionamento vem através do relacionamento com Deus. Quando você sabe quem Ele é, e qual o propósito dEle, você entende que pessoas somam para juntos buscarem o caminho eterno. Quero ir a igreja com meu marido até ficarmos velhinhos, nos preparando todos os dias para servir a Deus na eternidade.