A hérnia de disco na coluna, embora não seja uma condição que leva diretamente à morte, é uma condição médica séria que pode causar complicações graves se não for tratada adequadamente. Os sintomas como dor pronunciada, dormência, formigamento e fraqueza nos músculos indicam um problema que requer atenção médica.
Quais os sintomas de uma hérnia de disco grave? São eles: Dor Intensa e Constante: Uma dor que não apenas persiste mas se intensifica, afetando significativamente a qualidade de vida, pode indicar uma compressão nervosa grave ou inflamação no local da hérnia.
O que acontece se eu não tratar a hérnia de disco?
As complicações mais comuns resultantes da falta de tratamento incluem problemas de sensibilidade e mobilidade. Pessoas que ignoram a hérnia de disco podem experimentar agravamento da dor, adormecimento, formigamento ou fraqueza nas áreas do corpo afetadas pelo nervo comprimido.
Cerca de 90% dos casos de hérnia de disco melhoram efetivamente com o tratamento clínico/ conservador, ou seja, sem cirurgia. Resolvem-se com uma boa orientação do médico especialista em coluna.
Esta é a condição mais grave em que é mais provável que você tenha que ir para a cirurgia. Mas uma prática bem direcionada de fisioterapia também pode ajudá-lo nesta fase. No terceiro estágio o núcleo pulposo rompe o anel, mas no 4º estágio ele se desprende do disco.
Cirurgia de hérnia de disco funciona? É perigoso? Quando devo fazer?
Como saber se a hérnia de disco está piorando?
Dores na coluna, acompanhados de formigamento, queimação, câimbras e rigidez nas pernas ou braços, podem ser sintomas da hérnia de disco extrusa, que pode ser tratado de forma eficaz, em poucas sessões, sem remédio ou cirurgia.
Dos tipos de hérnia de disco, a hérnia sequestrada é o mais preocupante. Isso porque a lesão no disco pode fazer com que ele se parta ao meio, e o extravasamento do núcleo pulposo é tão intenso que ocorre sua migração para o canal vertebral. A compressão da raiz nervosa é contínua.
Isso ocorre devido à influência que a hérnia exerce sobre o nervo ciático! Esse, que é o nervo mais longo do corpo, está localizado na parte de trás da bacia, através do bumbum e para baixo de ambas as pernas até os pés.
Como saber se a hérnia de disco estourou? Uma hérnia de disco não 'estoura', mas pode ocorrer uma ruptura no disco intervertebral (envolvido pelo ânulo fibroso), causando sintomas como dor intensa e, possivelmente, agravamento dos sintomas neurológicos.
Segundo dados do Hospital Sírio-Libanês, sedentarismo, tabagismo, excesso de peso corporal e hábito de carregar muito peso sem preparo da coluna são fatores que podem acelerar o desgaste do disco e, consequentemente, causar as hérnias, que raramente são provocadas diretamente por traumatismo.
Qual é a pior posição para quem tem hérnia de disco?
A pior posição para quem tem hérnia de disco, especialmente na região lombar, é permanecer sentado por longos períodos. Esta posição coloca uma pressão adicional sobre os discos da coluna lombar, aumentando a compressão no disco afetado.
O tratamento da hérnia de disco através da fisioterapia é individualizado, ou seja, pode variar conforme o tipo e grau da doença. Exercícios de alongamentos também são indicados para aumentar a flexibilidade, fortalecer o tônus muscular e reorganizar fibras musculares, ajudando na melhora da postura.
Os riscos da cirurgia de hérnia de disco são ainda menores quando o procedimento é minimamente invasivo, fazendo uso de técnicas que proporcionam uma menor movimentação das estruturas da coluna. A cirurgia, aqui, é mais rápida e complicações como sangramento e infecção têm chances reduzidas.
Sintomas como dormência, formigamento e fraqueza nos músculos podem indicar um problema mais sério. A principal reclamação relacionada a uma hérnia de disco nas costas geralmente é uma dor cortante, pronunciada.
Quando a hérnia de disco é perigosa, pode levar a complicações como a síndrome da cauda equina, uma emergência médica caracterizada por disfunção da bexiga ou intestino e perda de sensação na região perineal.
As hérnias de disco lombares podem causar dor intensa na parte baixa das costas, nádegas, coxas, pernas e até nos pés. Também podem ocorrer sintomas como fraqueza nas pernas ou pés e dificuldade para andar.
As hérnias da parede abdominal não “estouram”. As complicações que podem ocorrer são chamadas de estrangulamento e encarceramento das hérnias, que se não tratadas, evoluem para casos graves com risco de causar a morte de um paciente.
Quem tem hérnia de disco pode trabalhar normalmente?
Se os sintomas forem leves e bem controlados com tratamento, muitas pessoas com hérnia de disco podem continuar a trabalhar normalmente. No entanto, se os sintomas forem graves e debilitantes, podem ser necessárias modificações no trabalho ou licenças médicas temporárias.
Como saber se a hérnia de disco está estrangulada?
Além disso, a hérnia estrangulada apresenta sintomas dramáticos, como dor intensa que piora muito rapidamente, aumento da sensibilidade, endurecimento da bolsa herniária, febre alta, fadiga intensa, náusea, vômito, fezes ensanguentadas, ritmo cardíaco acelerado, eritema no local da hérnia e incapacidade de eliminar ...
Os sintomas são diversos e estão associados à área em que foi comprimida a raiz nervosa. Os mais comuns são: formigamento com ou sem dor; dor na coluna; na coluna e na perna (e/ou coxa); apenas na perna ou na coxa; na coluna e no braço; apenas no braço.
Os pés e pernas incham mesmo quando a pessoa está deitada devido ao represamento que as tensões causam na região do quadril. Isso ocorre porque durante todo tempo que a coluna vertebral está na posição vertical, com a pessoa sentada ou em pé, as vértebras comprimem e machucam os nervos.
A gravidade da hérnia de disco é identificada por sintomas como perda de força muscular, formigamento, limitação de movimentos e comprometimento neurológico. A hérnia de disco é uma condição que ocorre quando o núcleo do disco intervertebral se desloca, pressionando os nervos adjacentes.
O que fazer quando a crise de hérnia de disco está muito forte?
O que dá para se fazer em casos de crise de hérnia de disco é o uso de compressas quentes ou bolsa de água quente na região da dor. Essa medida é boa porque o calor ajuda no relaxamento muscular e faz com que se tenha uma maior circulação de sangue na região.
Hérnia de disco pode ter cura! Mas é importante e honesto dizer que, muitas vezes, a hérnia de disco tem cura sem a necessidade de tratamentos ou cirurgia e, outras vezes, é necessária a cirurgia. Vale lembrar que, quando se trata uma doença, o médico deve ter em mente a história natural da doença.