Consideradas como um “símbolo” local pela população, as capivaras, que vivem em grupos de 10 a 30 indivíduos, são protegidos por uma lei federal desde 1967, o que proíbe a caça e a domesticação do roedor.
Sim, as capivaras são espécies nativas do Cerrado brasileiro e, assim como toda a fauna silvestre, são protegidas pela Constituição Federal e outras legislações brasileiras, sendo obrigação do estado garantir a sua preservação e ocorrência natural.
Beatriz Freitas, veterinária do Controle de Zoonoses de Bebedouro, explicou que o vetor também pode se hospedar em outros animais, por isso matar as capivaras não eliminaria o risco da doença. Além disso, destacou que esse tipo de ação é considerada crime, com pena que pode chegar a um ano de detenção e multa.
“As capivaras, embora não possam ser criadas como pet, tem autorização legal para criadouro comercial, ou seja, nesse caso, para o abate, consumo de carne.
TRUFF 21 MTS - ARTE FIÉL & SO NOIS - SP ( FG DIURN) BY VICENTÃO
É proibido caçar capivara?
Apesar de não ter uma lei municipal que as proteja, as capivaras estão incluídas na Lei 5.197, de 3 de janeiro de 1967, que garante a sobrevivência da fauna brasileira. Nela, estão proibidas a caça, captura, coleta e o abate das capivaras, além do transporte e a venda.
No caso da capivara, por exemplo, há o risco da existência de carrapato, transmissor da febre maculosa, doença infecciosa que pode variar desde casos leves até formas graves, com elevada taxa de letalidade. “A própria covid-19 ficou comprovada que pode ser transmitida do humano para o animal.
Se o custo de produção for estimado em determinado montante, o valor dos animais vendidos vivos varia entre 200% a 500% do valor deste montante; ou seja, se a produção custar 1 a 1,5 reais, os animais serão vendidos por 3 a 5 reais o kg vivo.
Capivara e bicho-preguiça são animais silvestres. Criar ou manter esses animais em casa é proibido pela legislação brasileira”, disse o Ibama. Além de ser crime, a exposição em redes sociais de animais silvestres mantidos irregularmente como pets estimula a procura por esses animais.
Apesar de se inserir em um mercado de carnes de caça, que normalmente são de sabor mais característico e forte, a carne de capivara pode ir de um extremo ao outro, podendo ser excelente, como na maioria dos casos é a produzida em criações, ou ser repudiada como é a maioria dos casos, se proveniente de animal da ...
a melhor, a melhor é a lua a noite escura. passou da lua cheia, aí ela vai diminuindo. conforme é o horário que ela vai diminuindo, ela à noite escura vai aumentando, aí é o horário da gente caçar.
Em algumas regiões há caçadores profissionais, chamados de carpincheros que praticam a caça para fins comerciais. Frequentemente os animais também são abatidos para uso próprio. Além de luvas, cintos e jaquetas de couro, também são feitas selas e rédeas do couro de capivara.
Predadores: Onças-pintadas, onças-pardas, jaguatiricas, cachorros-do-mato, sucuris, jiboias e jacarés. Distribuição: Ocorrem em praticamente toda a América do Sul com exceção da Cordilheira dos Andes. Figura 1 – Peso e comprimento aproximado de um adulto, um jovem e um filhote de capivara.
Então, pode ter capivara de estimação e criá-la como pet, mas, para isso, é indispensável autorização emitida pelo órgão responsável pelo estado em que o futuro tutor vive.
O Ibama tem uma lista que inclui, por exemplo, lhamas e camelos como domésticos, o que não exige autorização para a criação. A capivara, no entanto, não está na lista. Já a definição para animais silvestres aparece na Lei de Crimes Ambientais.
Tem poucos -mas grandes- inimigos, como anacondas, onças e alguns jacarés. E os seres humanos, que gostam de comer sua carne e usar seu couro para fazer sapatos e bolsas. Existem muitas capivaras, que conseguem se virar mesmo em ambientes alterados pelos humanos.
Capivaras apresentam hábitos diurnos, sendo o pico de suas atividades durante os períodos vespertino e crepuscular. As capivaras podem ser predadas por diferentes animais, como onças, jaguatiricas, serpentes e jacarés.
IMPORTANTE: A incidência da Febre Maculosa é mais comum em pessoas que vivem ou frequentam áreas rurais infestadas por carrapatos. além disso, estar em contato com animais como capivaras, cavalos, vacas e cachorros com carrapatos também aumenta o risco de contrair a doença.
A carne de capivara é considerada saudável, pelo baixo teor de gordura e pela composição dessa fração lipídica. As partes nobres, como pernil e lombo, já são comercializadas regularmente, em alguns pontos específicos de venda, principalmente nas grandes cidades.
A carne de capivara tem um sabor próprio, exótico, típico de animal de caça e não podemos compará-la com as carnes suínas e bovinas. Não apresenta estrias gordurosas e tem uma cor vermelho-forte. Para valorizar e realçar o seu sabor é sempre interessante uma boa "marinada" por 12 a 24 horas.
Quantos quilos de comida uma capivara come por dia?
Em um dia típico, podem consumir entre 2,7 e 2,6 quilos de grama fresca. Consideradas animais “crepusculares”, capivaras são animais mais ativos durante o amanhecer ou anoitecer.