Enquanto o nome não couber, deve-se seguir abreviando a penúltima palavra, sempre deixando sua primeira letra. O último sobrenome e o primeiro nome nunca devem ser abreviados.
Regra geral, as palavras abreviam-se com um ponto. A seguir a esse ponto, deve haver um espaço, tal como aconteceria se a palavra não tivesse sido abreviada (ex.: Paulo Mendes = P. M.). Esta seria a forma inatacável de abreviar.
Algumas regras comuns para abreviar sobrenomes são: Utilizar as iniciais dos sobrenomes: por exemplo, Silva Santos pode ser abreviado para S. S. Utilizar a primeira sílaba do sobrenome: por exemplo, Pereira pode ser abreviado para Pe.
O que significa a ABREVIAÇÃO do SOBRENOME na ASSINATURA?
Pode abreviar primeiro nome?
Enquanto o nome não couber, deve-se seguir abreviando a penúltima palavra, sempre deixando sua primeira letra. O último sobrenome e o primeiro nome nunca devem ser abreviados.
Sigla é a representação abreviada de um nome composto, geralmente por meio de suas iniciais. As siglas com até três letras são grafadas em maiúsculas: SUS, PFL, DOU, PM, OAB, USP, PUC, MEC, CEP, MP, URH, ME.
Pode assinar apenas o primeiro nome na identidade?
É uma questão pessoal, então, cada um pode fazer da maneira que quiser. A única coisa que não pode é acrescentar nomes por questão de falsidade ideológica", explica o policial. Você também pode trocar a assinatura a cada vez que renova o documento de identidade.
Os sobrenomes Rodrigues e Roiz eram sinónimos um do outro, sendo que o segundo é a abreviatura do primeiro. Hoje constituem apelidos diferentes mas, historicamente, a variante abreviada "Roiz" (ver: Ana Rodrigues) era usada com frequência já que ambos evoluíram a partir do nome Rodrigo.
Em uma abreviatura, geralmente é conservada a parte inicial do termo, acrescentada de suas letras finais colocadas em sobrescrito, acima de um traço ou de um ponto. Ex: Anto = Antônio.
O nome Francisco poderia ser abreviado Fran.co, muitas vezes com uma linha reta acima da abreviação. Abaixo estão alguns exemplos deste tipo de abreviaturas retiradas dos registros.
Veja as regras: Uma das regras fala sobre a abreviação dos nomes próprios. Ela diz que não se deve abreviá-los se o nome couber inteiro no local em que se vai escrevê-lo. Diz também, que na necessidade de abreviar um nome próprio, nunca abreviar o primeiro nome.
A lei permite a mudança de prenome diretamente no cartório apenas uma vez. Caso a pessoa depois se arrependa ou queira uma nova alteração, ela necessariamente precisará de uma autorização judicial. No caso do sobrenome, não há limite para as modificações.
Victor Hugo de Melo EMENTA: Abreviar nome ou sobrenome no carimbo, na assinatura ou em qualquer documento médico pode ser realizado, desde que o número de inscrição no CRM seja legível e que o emissor possa ser identificado.
A forma mais simples de se fazer a abreviatura de uma palavra é pegar a primeira sílaba dela, acrescentar a primeira letra da segunda sílaba — caso esta seja uma vogal, continue até chegar à próxima consoante — e colocar um ponto final. Gram. Adm.
Abreviatura: os nomes dos autores são abreviados por sua letra inicial seguida de ponto. Quando há nomes compostos, indica-se o hífen entre as iniciais. ROCHA, M. -G.