De acordo com a atual legislação do Código Brasileiro de Trânsito, o uso dos corredores por motociclistas é admitido quando o fluxo estiver parado ou lento. O documento indica que a passagem nos corredores terá que ser “em velocidade compatível com a segurança de pedestres, ciclistas e demais veículos”.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), pode. A legislação não aponta qualquer impedimento sobre essa prática. Em síntese, na versão anterior do CTB, que entrou em vigor em janeiro de 1998, já não havia regra a respeito. Da mesma forma, nas regras que passaram a valer em abril de 2021, nada mudou.
Deixar de guardar distância de segurança lateral e frontal entre o seu veículo e os demais, bem como em relação ao bordo da pista, considerando-se, no momento, a velocidade, as condições climáticas do local da circulação e do veículo é infração grave e dá multa de R$ 195,23. Veja o detalhamento no vídeo abaixo!
Desde 1997, a passagem das motos entre os carros é permitida pelo CTB. Porém, existe uma exceção apenas quando o tráfego ocorre em estradas. Nesse tipo específico de via, o corredor de moto é proibido para que o trânsito tenha uma estrutura melhor e grandes acidentes sejam evitados.
Em suma, o tráfego pelos famosos “corredores” não é proibido pelo CTB, portanto, o seu uso no diaadia não gera infrações aos motociclistas, todavia, temos que ter em mente que a não aplicação da infração não gera ao motociclista o direito de fazer disso um hábito, ocasionado situações de perigo no trânsito.
Na rua, a moto deve ocupar o espaço igual ao do carro e você deve manter distância de seguimento, inclusive para mudar de faixa e ultrapassar. Não entre abruptamente ao lado de um veículo pela direita, o condutor não está vendo você.
A única forma de ultrapassar um veículo pela direita com respaldo legal é quando o carro a ser ultrapassado estiver sinalizando – por meio da seta – o seu objetivo de realizar uma conversão à esquerda. Neste caso (e somente neste) a ultrapassagem pela direita é autorizada – também aos motociclistas.
Não Segurar o Guidom: Conduzir uma motocicleta sem segurar o guidom com ambas as mãos, salvo para sinalizar manobras, é uma infração grave. Carga Incompatível: Transportar carga incompatível com as especificações da motocicleta é uma infração grave.
É permitido usar fone de ouvido dentro do capacete?
Contudo, o uso dessa tecnologia em capacetes é equiparável a dirigir um carro com fones de ouvido ou durante o manuseio do celular. Essas práticas são proibidas, tipificadas como infração de natureza média no CTB (Código de Trânsito Brasileiro).
Art. 29 - ''É admitida a passagem de motocicletas, motonetas e ciclomotores entre veículos de faixas adjacentes no mesmo sentido da via quando o fluxo de veículos estiver parado ou lento, conforme regulamentação do Contran.''
Portanto, de acordo com a legislação brasileira, é permitido circular nos corredores. Mas fique atento, pois alguns fiscais de trânsito e policiais costumam notificar os motociclistas que circulam nos corredores, baseados principalmente nos seguintes artigos do CTB: Art.
Os condutores de motocicletas, motonetas e ciclomotores só poderão circular nas vias: I - utilizando capacete de segurança, com viseira ou óculos protetores; II - segurando o guidom com as duas mãos; III - usando vestuário de proteção, de acordo com as especificações do CONTRAN.
A posição de pista “padrão” mais segura para uma motocicleta está no terço mais à esquerda da pista. Por isso, a maioria dos motociclistas opta por ficar na posição esquerda na maior parte do tempo. As motocicletas têm mais flexibilidade que os veículos de passageiros na escolha de uma posição de pista.
Segundo o CTB, a multa por andar no corredor de moto é de R$ 195,23. O motociclista que desrespeitar a lei e for flagrado terá cometida uma infração grave. Além da multa, o piloto recebe cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), com risco de ter a moto apreendida.
Por definição da língua portuguêsa, motociclista é todo aquele que conduz uma motocicleta, e motoqueiro (gíria), aquele que anda de motocicleta, portanto, possuem o mesmo significado. Porém, ao longo do tempo, definições para estas duas palavras começaram a surgir popularmente.
Condutores e passageiros de motocicleta serão obrigados a usar - além do capacete - botas, luvas e vestimenta que cubra todo o corpo, como macacão ou calça e jaqueta, dotados de estrutura completa de proteção, bem como colete ou jaqueta air bag.
Quais são as regras de trânsito para motociclistas?
Da mesma forma, há algumas regras que também se aplicam para os passageiros de motocicletas, motonetas e ciclomotores: Uso de capacete de segurança, com viseira ou óculos protetores; Usar vestuário de proteção, de acordo com as especificações do CONTRAN; Proibido o transporte de menores de 10 anos em motocicletas.
308. Penas - detenção, de seis meses a três anos, multa e suspensão ou proibição de se obter a permissão ou a habilitação para dirigir veículo automotor. § 1º.
Além de punir o motociclista que empina o veículo, o dispositivo legal abrange qualquer forma de malabarismo, como ficar em pé ou deitado sobre a moto; Inciso V – transporte de menor de dez anos ou sem condições de segurança: com a alteração da Lei n.
desde que você tenha uma moto grande. Desde 2011, os motociclistas paulistanos estão proibidos de utilizar as pistas expressas da Marginal Tietê. Entre 22h e 5h, também não se pode utilizar as pistas centrais, restando apenas a pista local de um dos principais corredores da cidade para quem usa moto.
Nova portaria autoriza a circulação de motocicletas acima de 500 cc das 4h do sábado às 22h do domingo e nos feriados das 4h às 22h, na pista expressa da Marginal Pinheiros e da Marginal Tietê