Um filhote resultado do cruzamento de uma ovelha com um bode nasceu no dia 27 de julho no zoológico itinerante My Petting Zoo, no estado do Arizona, nos Estados Unidos. O cruzamento raro foi divulgado no Facebook.
Pesquisas posteriores na Universidade da Califórnia, na cidade de Davis, produziram diversas quimeras mais bem-sucedidas, com o objetivo de estudar processos vitais em gestações de animais de fazenda.Um híbrido real de cabra e ovelha é possível.
Como são chamados os híbridos de caprino com ovino?
Porém, na maioria das vezes, nem a ovelha nem a cabra levaram um feto híbrido vivo a termo, exceto quando usados procedimentos especiais para reduzir incompatibilidade interespecífica no acasalamento(FEHILLY et al. (1984)). Em francês os híbridos são denominados "Chabin", e em alemão "Schiege".
Para entender, no grupo dos ovinos, a ovelha é a fêmea, o carneiro é o macho e o cordeiro é o filhote. Agora, entre os caprinos, a cabra é a fêmea, o bode é o macho e o filhote é o cabrito.
Apesar dos benefícios citados, de maneira geral, a consangüinidade é considerada prejudicial. E, como já foi afirmado, além do aumento da incidência de defeitos genéticos, ela influencia de maneira negativa o desempenho produtivo e reprodutivo dos animais.
A consanguinidade aumenta a semelhança entre os indivíduos, o que pode evidenciar os defeitos dos animais e provocar efeitos desfavoráveis como a redução geral da fertilidade, sobrevivência e vigor do rebanho.
Prática comum entre criadores, a consanguinidade pode prejudicar a reprodução, a maternidade e até o porte físico. Além de um animal de estimação, o cavalo é protagonista de relações de comércio, competição, e esporte.
Estando eu observando, eis que um bode vinha do ocidente sobre toda a terra, mas sem tocar no chão; este bode tinha um chifre notável entre os olhos; dirigiu-se ao carneiro que tinha os dois chifres, o qual eu tinha visto diante do rio; e correu contra ele com todo o seu furioso poder.
O cheiro do macho é tão forte que é capaz de alterar o sabor do leite e, por essa razão, bodes e cabras são criados separados. “É um ferormônio (odor hircino), um ´perfume natural´ característico. No bode, ele se sobressai porque ele é um bicho territorialista.
- Higienização e isolamento de ovelhas que abortaram ou que estiverem com descarga vaginal é fundamental para se controlar um surto de abortos. - Restos fetais, da placenta e da cama (no caso em que for utilizada), devem ser corretamente descartados - queimados ou enterrados.
O aprisco é uma instalação utilizada para recolher os animais durante a noite ou para confiná-los. Possui grande importância na proteção do rebanho contra predadores. Dependendo do tempo de permanência neste local, os animais devem ter acesso a cochos de ração, sal mineralizado e bebedouros.
As cabras são menores e têm menos pelos. Já os cabritos são os filhotes que nascem da reprodução entre bode e cabra. Eles chamados assim até os 7 meses de vida, mais ou menos, quando viram adultos e passam a ser bodes ou cabras.
Em Israel, o bode era um dos animais preferencialmente escolhidos para expiar os pecados das tribos de Deus, concentrando-os simbolicamente na sua cabeça, e fazendo-os desaparecer pela sua morte em sacrifício, surgindo assim a figura e a expressão bode expiatório.
Os animais que vocês podem comer são os seguintes: o boi, a ovelha, a cabra, o veado, a gazela, a corça, o bode montês, o antílope, o bode selvagem e o gamo.
A expressão "o bode expiatório" tem origem em ritual da tradição judaica (cap. 16 do Levítico, livro do Antigo Testamento da Bíblia). Dois bodes e um touro eram levados ao templo de Jerusalém. Os sacerdotes sorteavam um dos dois bodes.
Simbolismo na Mitologia: Em várias mitologias e tradições espirituais, o bode é frequentemente associado a figuras mitológicas ou deidades. Pode representar mensageiros divinos, guias espirituais ou símbolos de fertilidade, dependendo da cultura.
Por exemplo, se o cachorro cruza com gato, que tem 38 cromossomos, não seriam gerados filhotes. Mesmo que esses animais tentem cruzar, as genitálias são incompatíveis, assim como a fisiologia da reprodução. O mesmo vale para outras espécies, como porco, ovelha, coelho etc.
É perigoso fazer cruzamento entre cães que são parentes? Verdade. Cruzar irmãos, ou então pais e filhos pode ser prejudicial à ninhada. “Não se deve fazer o cruzamento de animais que são parentes, pois podem nascer animais com problemas genéticos indesejáveis e ou até animais com deficiências graves”, alertou Patríca.