É possível desistir da ação após a sentença?

Após a sentença do mérito, não há mais desistência da ação; a desistência que pode ocorrer é de algum recurso já interposto, o que, nesse caso, provoca o trânsito e m julgado da decisão e a con sagração da matéria decidida na sentença” (pág. 68).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em juslaboris.tst.jus.br

Até quando é possível desistir da ação?

Quando podemos desistir da ação: Bom, a resposta para isso é: a qualquer momento. O que muda são os efeitos dessa extinção (com ou sem resolução do mérito).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

É possível anular uma sentença?

1. Em regra, ao juiz é defeso anular a própria sentença, vez que há o término da prestação jurisdicional.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

É possível reverter uma sentença judicial?

A sentença sempre será rescindível quando baseada em prova falsa, ou seja, quando admitir a existência de fato inexistente, sem o qual outra seria necessariamente a sua conclusão. Há casos, contudo, em que a falsidade de prova não atinge a sentença por completo, mas apenas e tão somente um ou parte dos pedidos.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em france.adv.br

Quem desistir da ação pode entrar novamente?

A desistência da ação não importa renúncia ao direito. Por isso, a sentença homologatória de desistência da ação não impede o ajuizamento de nova demanda contra o réu, visando ao mesmo objetivo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Dicas - Desistência da ação

Quando posso entrar novamente com a mesma ação?

A litispendência ocorre quando duas ações idênticas se encontram em curso ao mesmo tempo. Nesse caso, uma delas será anulada para evitar decisões diferentes para um mesmo caso. É importante ressaltar que a litispendência só pode ser alegada antes da discussão do mérito da ação.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em projuris.com.br

Quantas vezes o autor pode entrar com a mesma ação?

A perempção ocorre quando há abuso do direito de ação. Conforme previsto pelo art. 486 § 3º do Novo CPC, a parte autora que der causa, por 3 vezes, à extinção do processo por abandono, não poderá propor nova ação contra o réu. Tal como a litispendência, a perempção é um requisito processual negativo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em aurum.com.br

Pode desistir depois da sentença?

Após a prolação de sentença: Após a sentença ser proferida pelo juiz, o autor não poderá desistir da ação, mesmo com o consentimento do réu.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em advbox.com.br

Quando o juiz dá uma sentença ele pode voltar atrás?

Além de mais rápida e econômica, a retratação judicial possibilita que o próprio juiz prolator da decisão modifique seu entendimento sobre o caso por diversos motivos, como novas evidências apresentadas, erros processuais ou interpretação equivocada da lei.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em lbzadvocacia.com.br

O que acontece depois que o juiz dá a sentença?

Após a publicação da sentença, os advogados são intimados e têm prazo para apresentar recursos, como embargos de declaração ou apelação. Estes recursos visam esclarecer pontos obscuros, omissões ou contradições na sentença ou, no caso da apelação, modificar ou desconstituir a decisão do juiz.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

O que gera a nulidade da sentença?

Não há dúvidas, portanto, de que a nulidade da sentença apenas se dá nas hipóteses em que a ausência de fundamentação inviabilize, em absoluto, o conhecimento das razões que conduziram a decisão final, mas não a simples deficiência ou a pouco persuasividade da motivação.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Como revogar uma sentença?

De acordo com o CPC 463, o juiz só poderá alterar a sentença publicada para "corrigir, de ofício ou a requerimento da parte, inexatidões materiais, ou lhe retificar erros de cálculo"e também "por meio de embargos de declaração".
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

É possível mudar uma sentença transitada em julgado?

Estas sentenças não podem ser modificadas, nem se pode iniciar um novo processo com o mesmo objetivo, em virtude da necessidade de promover a segurança jurídica, para que não se possa discutir eternamente questões que já foram suficientemente analisadas.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em www4.trf5.jus.br

É possível desistir de um processo judicial?

Resposta: Para desistir da ação, é necessário que a parte ou o representante processual ingresse com uma petição na vara ou juizado onde tramita o processo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jfrj.jus.br

Quem desiste da ação tem que pagar custas?

A desistência da ação, homologada por sentença judicial, obriga, em princípio, a parte autora ao pagamento das custas processuais, nos termos do art. 90 do CPC/2015.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em conjur.com.br

Qual a diferença entre desistência da ação e renúncia da ação?

A desistência não se refere ao direito litigioso, mas apenas ao prosseguimento do processo, a decisão que a reconhece não resolve o mérito. Já a renúncia diz respeito ao próprio direito em que se funda a ação, gera extinção com resolução do mérito.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Qual o prazo para anular uma sentença?

Pretensão para anular sentença arbitral deve ser feita no prazo de 90 dias.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em stj.jus.br

Pode o juiz modificar sua sentença depois de publicada?

Após a publicação da sentença, o juiz apenas poderá alterá-la para corrigir, de ofício ou a requerimento da parte, inexatidões materiais ou erros de cálculo; ou por meio de embargos de declaração, nos termos do art. 494 do Código Processual Civil.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em ww2.stj.jus.br

Quem pode anular uma sentença?

II – O Superior Tribunal de Justiça, por exercer jurisdição sobre as Justiças Federal e Estadual pode, ao examinar o conflito de competência, anular sentença proferida por magistrado incompetente de qualquer das citadas Justiças.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em coad.com.br

É possível ao autor desistir da ação até que momento?

Assim, antes de proferida a sentença, pode o autor, a qualquer momento, desistir da ação por ele proposta, desistência esta que, como analisado anteriormente, produzirá efeitos apenas a partir de sua homologação judicial. A desistência não diz respeito ao direito material que se discute.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

É preciso justificar a desistência da ação?

No documento que apresenta o pedido do autor para desistir do processo, também não é preciso haver fundamentação. Ela é dispensada até mesmo se o réu não consentir com a desistência. Entretanto, isso se aplica aos casos individuais.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em peticionamais.com.br

O que diz a Súmula 240 do STJ?

Súmula 240 do STJ – "A extinção do processo, por abandono da causa pelo autor, depende de requerimento do réu."
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjdft.jus.br

O que acontece se pedir desistência da ação?

A desistência do pedido (quando homologada judicialmente) produz os mesmos efeitos que uma sentença desfavorável ao autor, extinguindo o direito que se pretendia fazer valer (n.º 1 do artigo 285.º do Código de Processo Civil).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em diariodarepublica.pt

É possível ajuizar novamente ação judicial pelos mesmos fatos?

Segundo o artigo 268 , do CPC , é vedado à parte o ajuizamento de nova ação idêntica a outra ajuizada (mesmas partes, o mesmo pedido e causa de pedir), nos termos do artigo 301 , § 2o do Código de Processo Civil , sem que restem sanados os vícios que acarretaram a extinção daquela anteriormente proposta.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

O que é extinto o processo por desistência?

Indica que o processo foi encerrado porque o autor desistiu da ação.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjdft.jus.br