É possível fazer PPP sem LTCAT?

A resposta, já trazemos no início deste texto: NÃO, a empresa não pode fazer o PPP sem o LTCAT.
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Pode fazer PPP sem LTCAT?

Se não houve alteração, o LTCAT mais atual pode ser utilizado para preencher um período do passado, basta a empresa declarar no PPP que as condições ambientais da época eram as mesmas condições de trabalho que estão no LTCAT mais atual. Existe essa previsão na IN 128/2022 do INSS.
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Qual documento substitui o LTCAT?

Sua redação afirma que podem ser aceitos outros documentos em substituição ao LTCAT, como: PPRA, PGR, PCMAT e até mesmo o PCMSO, além de demais laudos.
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É obrigatório ter LTCAT?

O LTCAT (Laudo Técnico das Condições de Trabalho) é uma exigência do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) para validar o direito à aposentadoria especial, por isso é importante que a gestão da empresa esteja ciente sobre a importância desse documento.
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Quando o LTCAT é exigido?

Quando é necessário o LTCAT? O LTCAT é necessário para todas as empresas, mas principalmente para aquelas que possuem atividades que coloquem os trabalhadores expostos a agentes nocivos à saúde, ao ser a partir dele que será feito o PPP e poderá ser comprovada a atividade especial.
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Preencher o PPP sem o LTCAT é Crime!!!

Quando o LTCAT é dispensado?

Nos pedidos de aposentadoria especial feitos com base em exposição do trabalhador a ruído nocivo, a apresentação do Laudo Técnico de Condições Ambientais de Trabalho (LTCAT) pode ser dispensada quando o processo é instruído com o Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP).
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O que fazer quando a empresa não tem LTCAT?

Alternativa 1 – Comparar o LTCAT novo com o ambiente ocupacional antigo. Neste caso, a primeira alternativa é comparar o ambiente de trabalho da época com a de agora regida pelo LTCAT mais recente, caso a empresa tenha passado a fazê-lo nos últimos anos. Muitas empresas antigas não emitiam o documento antigamente.
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Pode fazer LTCAT retroativo?

O artigo 279 da Instrução Normativa (IN) INSS/PRES Nº 128 DE 28/03/2022 abriu a possiblidade de um LTCAT feito em período diferente daquele em que laborou o trabalhador ser utilizada para preenchimento de seu PPP.
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Quando a empresa não fornece o PPP?

Caso a empresa não entregue o PPP, ela pode pagar uma multa. Contudo, o valor da multa pode variar com base na gravidade dos atos. Outro critério que pode alterar o valor dessa multa é a atualização anual. Desse modo, o valor pode ser de R$ 2.331,32 a R$ 233.130,50 – com base nos valores de 2021.
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Quando o PGR substitui o LTCAT?

O PGR substitui o LTCAT? Não! O PGR não substitui o LTCAT principalmente pelo motivo do mesmo ser estabelecido por lei, o que segundo a hierarquia não pode ser desautorizada por uma instrução normativa.
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Qual documento substitui o PPP?

O Laudo Técnico das Condições do Ambiente de Trabalho (LTCAT) e o Laudo Pericial feito na Justiça do Trabalho são alguns documentos que substituem o PPP. Eles mostram as condições ambientais em que o trabalhador estava exposto e são válidos para o pedido de aposentadoria no INSS.
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Qual a validade do LTCAT?

O documento não tem um prazo de validade. Mas é importante entender que o LTCAT deve ser atualizado sempre que ocorram alterações nos ambientes de trabalho. Tais mudanças podem afetar a saúde e a segurança dos colaboradores: por isso, é importante manter o documento revisado.
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Quais riscos vão no LTCAT?

O LTCAT visa registrar os riscos físicos, químicos e/ou biológicos presentes no ambiente de trabalho que podem ameaçar a saúde e integridade do trabalhador. O laudo apresenta as avaliações qualitativas e quantitativas dos riscos e propostas de como os riscos podem ser reduzidos.
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Como fazer PPP sem laudo?

Empresa sem laudo técnico, o que fazer? A elaboração do laudo técnico e a emissão de formulário PPP devidamente preenchido são obrigações do empregador. Assim, se a empresa não possui elaborado laudo técnico, a primeira possível solução que destaco é o ajuizamento de reclamatória trabalhista.
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O que é obrigatório no PPP?

A obrigatoriedade do Perfil Profissiográfico Previdenciário

Todas as empresas que possuem empregados no regime CLT devem emitir o Perfil Profissiográfico Previdenciário do funcionário, independente do local de trabalho, do tipo de atividade e de exposição a agentes nocivos. A responsabilidade é da empresa empregadora.
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Como fazer um PPP antigo?

Emitir PPP Eletrônico - Perfil Profissiográfico Previdenciário
  1. Pedir o serviço. Entre no Meu INSS; Clique em “Do que você precisa?” e escreva “PPP”; Selecione a empresa e clique em “PDF”. ...
  2. Receber resposta. Pedido pelo aplicativo ou site do Meu INSS: o documento sai na hora. Aplicativo móvel : Baixe o Meu INSS.
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O que fazer quando não tem o PPP?

Nesse caso verifique se ela deixou algum representante legal, massa falida ou procure diretamente um dos sócios da empresa para solicitar o PPP. Além disso você pode buscar informações no site da Receita Federal pelo CNPJ da empresa. Isso pode ajudar a encontrar endereço, telefone e e-mail, além do representante legal.
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Qual o valor da multa do PPP?

Multas do LTCAT, PPP e eSocial em 2024 podem chegar a R$ 321 mil por funcionário.
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Quem é responsável por emitir o PPP?

O responsável em emitir o PPP é o engenheiro de segurança do trabalho ou médico do trabalho. O documento deve ser requerido pela empresa e poderá ser preenchido por qualquer administrativo a pedido do trabalhador.
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O que fazer quando a empresa não fornece o LTCAT?

LTCAT: EMPRESA NÃO QUER ENTREGAR

Existem casos em que além do PPP o INSS ou a justiça podem solicitar o LTCAT para tirar alguma dúvida ou complementar alguma informação. Nesses casos basta apresentar a intimação para que a empresa possa fornecer o documento.
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Qual o prazo para fazer o LTCAT?

De acordo com o Regulamento da Previdência Social (RPS), o LTCAT não tem prazo de validade definido, devendo ser atualizado sempre que houver alteração no ambiente de trabalho que possa afetar a saúde ou a integridade física dos trabalhadores.
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Quanto cobrar por um PPP?

A Normativa Saúde cobra o valor de R$ 35,00 para emissão do PPP.
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Pode emitir PPP sem LTCAT?

A resposta, já trazemos no início deste texto: NÃO, a empresa não pode fazer o PPP sem o LTCAT.
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Quando a empresa não fornece o laudo PPP correto?

Quando uma empresa se nega a fornecer o PPP, alguma atitude precisa ser tomada. O documento serve para fins de comprovação junto ao INSS do período laboral exercido principalmente em condições ambientais agressivas à saúde. Isso é necessário sempre que um pedido de aposentadoria especial é feito.
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Qual a diferença entre LTCAT e PPP?

Em termos práticos, o LTCAT consiste em um documento que destrincha as condições de trabalho que a empresa oferece para os seus colaboradores. Já o PPP consiste por sua vez em um documento que sintetiza o histórico laboral do trabalhador.
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