É possível ficar grávida de dois homens ao mesmo tempo?
Por mais estranho que pareça, isso pode, sim, acontecer, mesmo sendo uma rara condição. A premissa da série "Pedaço de Mim", da Netflix com Juliana Paes, existe e se chama Superfecundação Heteroparental.
É possível engravidar de duas pessoas ao mesmo tempo?
Segundo o especialista, isso é possível porque os óvulos têm vida média de 12 a 48 horas, enquanto a vida média de um espermatozoide dentro da vagina é de 72 horas. Apesar disso, vale destacar que a condição é rara, com cerca de uma incidência a cada 13 mil nascimentos.
Qual a probabilidade de engravidar de dois homens ao mesmo tempo?
Um estudo analisou uma base de dados com 39 mil resultados de testes de paternidade e descobriu que apenas 2,4% deles envolviam episódios de superfecundação heteroparental gerando gêmeos dizigóticos. Considere que só uma parcela pequena da população faz esses testes e é fácil concluir que se trata um evento raríssimo.
Engravidar quando já se está grávida é uma situação rara, porém é possível de acontecer. Essa situação é conhecida como superfetação e é caracterizada pela gravidez de gêmeos, mas não exatamente ao mesmo tempo, havendo alguns dias de diferença na concepção.
Os bebês, no entanto, são filhos de pais diferentes — o que faz deles, na verdade, meio-irmãos. Chamada de superfecundação heteropaternal, a condição raríssima foi registrada apenas 20 vezes no mundo — e um caso que aconteceu no Estados Unidos, em 2009, inspirou a roteirista Ângela Chaves a desenvolver a trama.
Posso engravidar de dois homens ao mesmo tempo? | Dra. Carla Lebiedziejewski
Tem como ter filho de dois pais?
Ter gêmeos de pais diferentes é tão raro que pode ser considerado quase como ganhar na loteria. A liberação de dois óvulos por ciclo menstrual não é incomum dada a quantidade de gêmeos não-idênticos que existem (quando dois gametas diferentes são fecundados dando origem a dois fetos).
Os bebês são os primeiros do Brasil com genes de dois pais. O caso só foi possível por conta da Resolução 2.294/2021, do Conselho Federal de Medicina – CFM, que permite o uso de óvulos de parentes, de até quarto grau, para gerar bebês por meio de reprodução assistida.
Já no segundo trimestre, a gestante costuma sentir mais disposição para ter relações sexuais. Já no fim da gravidez, pode ser desconfortável por conta do volume da barriga, além de dores nas costas e a dificuldade em encontrar uma posição, mas não há contraindicação para a prática sexual.
Em conclusão, sim, você pode engravidar menstruada. As chances são extremamente pequenas, considerando que a mulher teria que ter um ciclo menstrual curto, ter relações sexuais desprotegidas no final da menstruação e ovular logo após a menstruação, mas é possível.
É possível engravidar já estando grávida de 8 meses?
Toda mulher que já está grávida, e que tem relação sexual sem preservativo, vai ter uma superfetação? Não. E isso não ocorre porque após a fertilização, o corpo se adapta, não apenas para gerar uma nova vida, mas também para não gerar várias vidas em uma única gravidez.
Como o corpo masculino produz espermatozoides constantemente, um homem saudável sempre terá espermatozoides em seu sêmen, mesmo que ejacule várias vezes ao dia.
Sim, um homem trans pode engravidar alguém enquanto seus óvulos podem ser utilizados para gerar um embrião que será gerado por outra pessoa. Para isso é preciso utilizar a técnica de Fertilização In Vitro para que a gestação aconteça. Desta forma podemos considerar que ele participou ativamente da gravidez.
Ultrassom dá para descobrir quem é o pai? Não, mas o ultrassom serve como um grande aliado para determinar quando o bebê foi concebido. Esse exame, se feito até a 10ª semana de gravidez, pode dar uma data bem precisa de gravidez. Quanto antes realizado, melhor e mais certeiro o cálculo.
Não existem métodos específicos para prevenir uma gravidez silenciosa, mas é fundamental que a mulher realize um acompanhamento regular com um médico — especialmente para as que não menstruam ou têm um ciclo irregular. Consultas de rotina ao ginecologista ajudam a não ter surpresas.
Qual a melhor posição para engravidar no período fértil?
A posição do ato sexual tem influência na hora de engravidar. Funciona assim: mulheres que possuem útero em anteversoflexão, com a entrada voltada para frente, têm maior facilidade para engravidar quando o homem fica por cima. Afinal, isso o permite ejacular bem próximo à entrada do útero.
Qual a probabilidade de engravidar quando o homem não ejacula dentro?
O homem precisa parar a penetração logo antes de ejacular. Exige muita disciplina e controle de ambos parceiros envolvidos. Por esse motivo, o coito interrompido tem uma alta taxa de falha, ao redor de 30% (ou seja, em 1 ano, de cada 10 mulheres usando o método, aproximadamente 3 delas irão engravidar)!
Sim, geralmente é seguro fazer sexo um dia depois que a menstruação termina. No entanto, existem alguns fatores a serem considerados: Se você tem um ciclo menstrual curto, é possível que você esteja ovulando logo após a menstruação terminar.
É possível engravidar sem estar no período fértil?
Embora seja quase impossível engravidar fora do período fértil, existe uma chance mínima de isso acontecer. Principalmente se a relação sexual ocorrer antes da ovulação. Depois da ovulação, uma gestação é muito mais difícil, já que o óvulo já foi liberado e já passou das trompas, não podendo ser fecundado.
"O que importa de fato é a concentração de espermatozoides com mobilidade progressiva no esperma, não a força da gravidade." Os espermatozoides devem percorrer um caminho difícil de cerca de 20 centímetros até chegar ao final do trajeto pela trompa de Falópio.
O que acontece se tiver relação antes dos 40 dias?
O que acontece se eu tiver relações sexuais antes dos 40 dias após o nascimento do bebê? Nos primeiros 40 dias após o parto não é recomendado que a mulher tenha relações sexuais. Isso acontece por que nesse período o útero e o corpo feminino estão retornando ao seu estado pré-concepcional.
O que o marido sente quando a esposa está grávida?
Os sintomas que o homem sente na gravidez são os mesmos que a mulher pode sentir. Segundo a psicóloga perinatal, o homem pode ter enjoo, desejo, azia, ganho de peso e também apresentar pressão alta.
Atualmente, os casais homossexuais já podem procriar normalmente, graças às técnicas de reprodução assistida. Ou seja, homens e mulheres, em relacionamentos homoafetivos e boas condições de saúde, podem, sem qualquer restrição, realizar os tratamentos que viabilizam a concepção e gestação de um bebê.
Dá para gerar um bebê com o material genético das duas mães?
No caso da geração de um filho biológico de duas mães, esse processo pode ser realizado por meio do método ROPA, sigla em inglês para “Recepção de Óvulos da Parceira”. Nesse método, uma das parceiras faz a estimulação ovariana e tem seus óvulos recolhidos e a outra receberá os embriões gerados e conduzirá a gestação.
Para que casais homoafetivos tenham filhos, eles devem contar com a doação de espermatozoides (importante para os casais femininos), de óvulos (importante para os casais masculinos) ou de embriões (para ambos). No entanto, o CFM determina que a doação deve ser voluntária e anônima.