Como você pode ver, as bombas nucleares podem realmente explodir no vácuo do espaço. Apesar de não gerar as “explosões” como estamos acostumados a ver na Terra, a expansão da energia que existe no material radioativo do interior delas é capaz de causar alguns estragos.
Luz, raios x, micro-ondas e ondas de rádio são classificadas como eletromagnéticas. O som não pode propagar-se no espaço, pois, nesse ambiente, existe o vácuo. Por não haver moléculas no ambiente, as ondas sonoras não são transmitidas, e o resultado de uma explosão no espaço, por exemplo, seria o silêncio.
A BOAT, possivelmente a maior explosão cósmica desde o Big Bang, foi detectada por telescópios em órbita e em solo no dia 9 de outubro de 2022. Ela ocorreu na constelação de Sagitta, a 2,4 bilhões de anos-luz de distância da Terra.
O que aconteceria se jogasse uma bomba nuclear no espaço?
A explosão de armas nucleares potentes em grande quantidade seria capaz de jogar um alto volume de poeira, fuligem e partículas na atmosfera. Isso bloquearia a luz do sol por uma quantidade de tempo suficiente para que algumas plantas morram.
Embora a atmosfera terrestre não tenha se tornado uma fornalha ardente com as diversas explosões de bombas nucleares, houve um impacto que pode ser observado até hoje. Na verdade, as marcas das reações nucleares na atmosfera estão impressas nas árvores.
O que acontece quando uma BOMBA NUCLEAR EXPLODE no ESPAÇO?
É possível explodir no espaço?
Confirmando o que já dissemos anteriormente: ao contrário do que acontece na Terra, fora da atmosfera não existe a explosão de fogo, pois não há oxigênio. Sem ar, também não é possível que a expansão gere calor, pois não há partículas para vibrar termicamente.
Fumante inveterado desde a adolescência, Oppenheimer sofreu episódios de tuberculose ao longo da vida. Ele morreu de câncer da garganta em 1967, com 62 anos de idade. Em um raro momento de simplicidade, dois anos antes da morte, o físico traçou uma distinção entre a prática da ciência e a poesia.
Na noite do bombardeio de Hiroshima, Oppenheimer foi aplaudido por uma multidão de colegas cientistas em Los Alamos e declarou que seu único arrependimento era o fato de a bomba não ter sido concluída a tempo de ser usada contra a Alemanha.
Rússia e Estados Unidos possuem cerca de 92% dessas armas, mas têm reduzido mutuamente seus armamentos atômicos desde a dissolução da União Soviética. Por outro lado, relatórios recentes do Pentágono revelam a ampliação gradual do arsenal nuclear da China, Índia, Paquistão e Coreia do Norte.
A bomba atômica é uma das armas mais letais já desenvolvidas pelo homem, capaz de dizimar cidades inteiras, trazendo consequências que perduram por décadas.
A teoria do Big Bang é atualmente a mais aceita para explicar a origem do Universo. De acordo com essa hipótese, o Universo surgiu a partir da expansão repentina e violenta de uma partícula extremamente densa e quente. Essa expansão é por vezes chamada de explosão.
Em 30 de outubro de 1961, um avião bombardeiro soviético, modelo Tu-95-202, especialmente equipado para transportar a Tsar Bomb, que pesava 27 toneladas, voou até o arquipélago de Nova Zembla, no Oceano Ártico.
Qual o 2º evento mais energético já registrado no Universo?
As erupções de raios gama (GRB) são explosões extremamente energéticas. Elas podem ser vistas em galáxias distantes e estão entre os fenômenos mais luminosos conhecidos no universo.
Calma, de fato o som não pode se propagar no espaço aberto —como não há moléculas no ambiente, as ondas sonoras não são transmitidas. O resultado de um grito, por exemplo, seria o silêncio.
O som mais alto do universo definitivamente vem de fusões de buracos negros. Nesse caso, o “som” sai em ondas gravitacionais e não em ondas sonoras comuns.
O som OM é reconhecido como o som básico do universo, cantá-lo simbolicamente e fisicamente sintoniza-nos com esse som conecta-nos com tudo, no mundo e no universo.
Oficialmente, o Irã não possui armas nucleares. De acordo com a Arms Control Association, entidade americana que desde 1971 monitora os arsenais nucleares pelo mundo, apenas nove países possuem bombas nucleares: Estados Unidos, Rússia, China, França, Reino Unido, Paquistão, índia, Israel e Coreia do Norte.
Embora não existam estatísticas oficiais, estima-se que Israel possui de 75 a um máximo de 400 armas nucleares, que são relatados para incluir armas termonucleares na faixa de megatons. Israel é muito relatado ao possuir de uma grande diversidade de sistemas, incluindo bombas de nêutrons, armas nucleares táticas.
Sob ditaduras militares, Brasil e Argentina resistiram a acordo que proibiu o desenvolvimento de armas nucleares na América Latina e Caribe. Durante a segunda metade do século 20, a humanidade viveu com medo de um possível holocausto nuclear. Era uma espécie de pesadelo apocalíptico.
"Se eu soubesse que os alemães falhariam na construção da bomba atômica, não teria participado da abertura dessa caixa de Pandora” é uma das frases mais impactantes ditas pelo físico alemão Albert Einstein após seu apoio ao Projeto Manhattan, liderado por J. Robert Oppenheimer.
Oppenheimer perdeu sua licença para trabalhar como cientista em programas governamentais e foi acusado publicamente de deslealdade aos Estados Unidos, sendo tachado como um risco à segurança norte-americana por sua proximidade com os ideais comunistas. Ele foi inocentado, mas sofreu as consequências da acusação.
Robert Oppenheimer, o físico teórico e diretor científico do Projeto Manhattan, que liderou o desenvolvimento da primeira bomba atômica, tinha um QI estimado de cerca de 160.
Hoje o Laboratório Nacional de Los Alamos ainda serve como centro de estudos da Administração Nacional de Segurança Nuclear, entretanto, os mais curiosos podem visitar algumas das dependências da cidade que uma vez foi secreta, explica o House Beautiful.
Sempre pronto para vencer desafios intelectuais, Oppenheimer falava seis idiomas, além do inglês nativo: grego, latim, francês, alemão, holandês (que ele estudou em seis semanas para dar uma palestra em Leiden, na Holanda) e sânscrito, pois gostava da literatura hindu, como conta o National Park Service.