O que podemos aprender com a lição de Pedro na Bíblia?
Pedro incentivou os santos a estarem sempre prontos para testificar de Jesus Cristo e a viverem em retidão para que conseguissem eliminar as falsas acusações feitas contra eles. Ele ensinou que Jesus Cristo pregou o evangelho no mundo espiritual após Sua morte.
Pedro era, sem dúvida, uma pessoa problemática em muitos aspectos, mas ele também era um dos apóstolos mais próximos de Jesus. Pedro nos ensina que a dúvida não é necessariamente algo negativo. Ela pode ser o ponto de partida para a transformação.
Ele também ensina que os cristãos devem suportar essas dificuldades com paciência e esperança, pois Deus está no controle e trará justiça no fim. A carta também contém ensinamentos sobre como os cristãos devem se comportar em relação aos governos, patrões e esposas, e como devem se relacionar uns com os outros.
Pedro foi o melhor amigo e discípulo de Jesus e tornou-se um apóstolo durante seu ministério. Após a morte de Jesus, Pedro tornou-se o líder dos apóstolos e é frequentemente descrito como seu porta-voz nos evangelhos.
Neste momento, Pedro compreendeu a visão. Ele percebeu que a ilustração dos animais no lençol e o pedido para comer animais impuros era, na verdade, uma mensagem de Deus para aceitar um romano genuinamente convertido.
Ele sempre teve facilidade em ser o porta-voz de todos os outros apóstolos, manifestar sua opinião, falar o que pensava, por isso a comunicação é uma característica marcante de Pedro. Bem, além de todas essas, outra qualidade de São Pedro é a humildade.
Resuma Atos 11:4–15 explicando que Pedro descreveu as visões que ele e Cornélio tiveram. Ele disse a eles que Cornélio e sua família haviam recebido os ensinamentos de Jesus Cristo e depois haviam sentido o poder do Espírito Santo da mesma maneira que Pedro e os outros discípulos.
E hoje o escolhido é justamente o nosso querido Pedro! Sobre a rápida biografia que recordamos de Pedro, faltou dizer que ele era do tipo impulsivo: fala – e faz – o que vem à cabeça.
Porque Pedro foi escolhido para edificar a igreja?
O Papa Francisco explicou, durante a homilia da Missa celebrada na Casa Santa Marta, os motivos pelos quais Jesus escolheu São Pedro como o primeiro Papa da Igreja, uma decisão que poderia parecer contraditória, levando em consideração que alguns dias antes da sua eleição o havia negado.
Qual o motivo disso? Foi em razão da expectativa errônea de Pedro que veio à tona na ocasião em que Jesus ensinava a respeito da Sua morte, e Pedro expôs a sua falta de entendimento: "E isto Jesus expunha claramente.
Simão Pedro, atraído pelo olhar de Jesus deixou tudo para segui-lo e se tornar pescador de homens. “Eu vos farei pescadores de homens” (Lc 5, 10). A ele também foi deixada a missão de cuidar do rebanho: “Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja” (Mt 16,18).
Sem hesitação, Pedro disse: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo. E Jesus, respondendo, disse-lhe: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque to não revelou a carne e o sangue, mas meu Pai, que está nos céus” (Mateus 16:16–17).
Diante das perguntas do Senhor se ele de fato o amava, Pedro prometeu um amor especial, primeiro ao Senhor para que ele apascentasse o rebanho do Senhor (Jo 21, 15-19). Pedro assumiu a missão de coordenar os seguidores do Senhor e também de educá-los nos valores da paz e do amor a Deus, ao próximo como a si mesmo.
Pedro proclamou que Jesus é o “Senhor e Cristo” (Atos 2:36) e convidou as pessoas a se arrepender, ser batizadas e receber o dom do Espírito Santo. Cerca de 3 mil pessoas foram convertidas e batizadas naquele dia e continuaram fiéis na Igreja.
Pedro é um líder amoroso. Quem tem alguém assim em seu grupo colherá resultados de coesão entre os outros membros. Esse é um tipo difícil em razão de sua instabilidade e impulsividade, mas, se administrado com sabedoria, é o gerente ideal para toda empresa. Não lhe faltará iniciativa.
Pedro, que é considerado como “o líder dos apóstolos”, por ter recebido do Senhor essa missão, e assim presidiu a Igreja Cristã primitiva, tanto por sua fé e pregação, como pelo ardor de amor a Jesus. Pedro, que tinha como primeiro nome Simão, era natural de Betsaida, irmão do Apóstolo André.
É importante destacar que a frase “tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha igreja” reflete que a construção do Cristianismo não está assentada na pessoa de Simão Pedro, propriamente dita, mas na “pedra”, no sentido de revelação ou de fundamento espiritual, que não se ergue da falibilidade dos conceitos ...
Simão quis conhecer Jesus, e este o elegeu como um de seus escolhidos, trocando seu nome para Pedro, que significa pedra, rocha. Pedro tinha um temperamento impulsivo, mas uma imensa generosidade e grande afeição a Cristo. Jesus coloca-o em evidência, marcando-o como o futuro chefe da Igreja.
O que aprendemos com a história de Pedro na Bíblia?
Pedro incentivou os santos a estarem sempre prontos para testificar de Jesus Cristo e a viverem em retidão para que conseguissem eliminar as falsas acusações feitas contra eles. Ele ensinou que Jesus Cristo pregou o evangelho no mundo espiritual após Sua morte.
OS 4 ERROS DE PEDRO O ato de Pedro negar a Cristo 3 vezes foi uma consequência de atitudes anteriores que Pedro teve. Primeiro ele afirmou com toda certeza de que nunca negaria a Cristo, mesmo quando o Senhor Jesus disse a Pedro: "Vocês vão me abandonar!". Pedro confiou nele mesmo. Isso é um grande erro que cometemos.
Mostramos autoconfiança, não oramos, somos precipitados e, seguimos Jesus de longe. Todavia, não podemos perder o foco. O Eterno não desiste de nós, assim como não desistiu de Pedro.
Quando Jesus deu a São Pedro a missão de ser líder da Igreja, disse a ele: tu és pedra, e sobre essa pedra edificarei a minha igreja. Pedro era um homem simples, extrovertido, falava sem pensar. Por outro lado, estava acostumado às dificuldades da vida de pescador.
Em suma, a Confissão de Pedro e sua mudança de nome por Jesus Cristo lhe concediam um papel proeminente na Igreja, principalmente em sua missão de "fortalecer os irmãos" (Lucas 22:32).