Chorar também pode ser catártico ou um alívio, como qualquer pessoa que já derramou lágrimas sabe. Se você chora com frequência, pode estar apresentando sintomas de um problema de saúde ou estresse crônico. O choro excessivo também varia de acordo com os traços de personalidade.
"Chorar muito e incontrolavelmente pode ser um dos sintomas de diversas condições, como alteração hormonal, hipotireoidismo, deficiência de vitamina B12, depressão, ansiedade e hipoglicemia (quando o nível de glicose no sangue fica abaixo do normal)", diz Priscila Gasparini, psicanalista com especialização em ...
A crise de choro que acontece sem um motivo é um sinal de que algo não está bem. Se você tem chorado mais do que o habitual e não consegue cessar as lágrimas, pode estar vivenciando uma depressão não diagnosticada, ou outro transtorno do humor. O que causa a crise de choro? Como lidar com uma crise de choro?
Se ainda não ficou claro, eu vou falar mais uma vez: chorar demais é normal, e pode até ser saudável, se é disso que seu corpo e mente precisam. O problema não está no choro em si, mas nas tentativas de reprimi-lo.
“A crença de que chorar é um sinal de fraqueza pode levar as pessoas a se sentirem isoladas em suas emoções, evitando buscar apoio emocional ou compartilhar suas preocupações com os outros”, esclarece. Isso pode aumentar o risco de isolamento social e emocional, prejudicando a saúde mental e o bem-estar geral.
Dê preferência por enxugar as lágrimas com um lenço de papel ou um tecido delicado. Para aliviar o inchaço dos olhos também é recomendado lavar o rosto com água fria. Não utilize sabonete ou qualquer outra substância, lave apenas com água. Você também pode colocar um pano úmido com água fria sobre os olhos.
Através das lágrimas expulsamos o manganésio (mineral que afeta o humor) do organismo e outros químicos que ajudam a reduzir o stresse (a hormona adrenocorticotrófica) ou a dor (a leucina-encefalina). E como quando choramos respiramos fundo, reduzimos o nível de cortisol (conhecido por hormona do stresse).
É normal sentir vontade de vomitar depois de chorar?
Além disso, o choro excessivo pode levar a uma respiração rápida e superficial, o que pode causar uma sensação de falta de ar e ansiedade. Essa ansiedade e a tensão muscular associada podem afetar negativamente o sistema digestivo, levando a sintomas como náusea e vômito.
O ato de chorar faz bem uma vez que jamais devemos ignorar as nossas emoções cotidianas. Quando choramos é uma válvula de escape, uma ferramenta importante tanto para a nossa saúde física, quanto mental.
Estudos indicam que chorar faz bem, e que reprimir o choro, especialmente em momentos de raiva ou tristeza, pode ser prejudicial à saúde, aumentando o risco de desenvolver doenças físicas e mentais. Por isso vários especialistas apontam que ao sentir vontade de chorar, devemos fazê-lo.
Se você chora com frequência, pode estar apresentando sintomas de um problema de saúde ou estresse crônico. O choro excessivo também varia de acordo com os traços de personalidade.
Crise frequente de choro depende de como e com que frequência ocorre. Pode estar associada à depressão ou ansiedade. É importante que você busque um psicoterapeuta para descobrir qual é o incômodo e trabalhá-lo.
O que acontece se segurar o choro por muito tempo?
Alguns dos sintomas mais comuns que o corpo pode sentir ao reprimir emoções são esgotamento afetivo, instabilidade do humor, estresse acumulado, alteração da pressão arterial, problemas digestivos e, em casos mais graves, potencialização de distúrbios mentais, como ansiedade, estresse e depressão.
É um reflexo psicogênico resultante da interação entre as áreas do sistema límbico do cérebro que regulam a experiência consciente das emoções internas e das respostas fisiológicas. Acredita-se que o choro possibilita o retorno da homeostase do organismo através da liberação de neurotransmissores e hormônios.
Do ponto de vista emocional, o choro é entendido como um mecanismo de descompressão que nos permite aliviar o estresse e a dor. E essa válvula de escape é uma ferramenta importante tanto para a nossa saúde física quanto mental.
Quando nosso choro é emocional, nossa lágrima libera uma substância chamada de encefalina, e ela funciona como um analgésico que ajuda a aliviar a dor e a tensão.
Cientificamente, quando choramos, relaxamos nosso corpo, o que permite que ele expulse hormônios, proteínas e toxinas. Essa liberação promove uma sensação de alívio e calma, porque a nossa respiração e frequência cardíaca diminuem, logo, entramos em um estado biológico e emocional mais calmo.
Cada olho produz cerca de 1.2 µl (microlitros) de lágrima por minuto. Ao longo do final de um dia, os dois olhos terão produzido 3.4 ml (mililitros). Em um ano, uma pessoa produz mais de um litro de lágrima.
De acordo com ele, as lágrimas apresentam hormônios como prolactina, andrenocorticotrófico, leucina e encefalina – este último funciona como um analgésico natural. Eles são produzidos pelo corpo humano quando se está sob um monte de estresse.
💫 Chorar quando a alma está aflita; 💫 Não acumular ressentimentos; 💫 Deixar para lá as coisas pequenas; 💫 Aceeditar mais nos seus sonhos ; 💫 Não terceirizar sua felicidade; 💫 Aprender ir embora quando for preciso; 💫 Aprender a ficar quando for recíproco. Adriana Borges Psicoterapeuta.
Segundo o especialista, da mesma forma que, após uma corrida, o cérebro manda mensagem para o coração baixar a frequência cardíaca e retornar os batimentos do repouso, o choro é importante para voltar ao estado mental basal.
De acordo com Mariana Massari, chorar libera hormônios que nos trazem a sensação de bem estar, mas ela também lembrou que o ato de chorar pode ocasionar rugas e linhas de expressão. "Quando choramos, também contraímos muitos músculos do nosso rosto, fortalecendo-os.