Os cálculos mostram que as chances de um tornado ocorrer no Rio Grande do Sul e em São Paulo são parecidas. Tanto nas regiões gaúchas mais suscetíveis (no litoral e o no entorno do lago Guaíba) quanto nas de mais risco em São Paulo (Vale do Paraíba, Campinas, Indaiatuba e Itu), a probabilidade é de cerca de 25% ao ano.
Fenômeno meteorológico aconteceu devido ao clima seco, combinado com altas temperaturas e baixa umidade do ar. Um tornado de fogo se formou durante um incêndio em um canavial de Linhares, no Norte do Espírito Santo.
Qual o tornado mais forte já registrado no Brasil?
Maiores tornados do Brasil
Itu – SP (1991): Com ventos de cerca de 300 km/h, derrubou um obelisco de 100 toneladas, arrastou carros por 700 m e provocou 15 mortes. Fortes chuvas associadas causaram blecaute de 18 horas que provocou mais de 300 acidentes de trânsito.
🌀 Mas por que eventos do tipo são extremamente raros no Brasil? 📝 Até agora, só tivemos um caso registrado no país, que foi o furacão Catarina, em março de 2004. Ele passou pelo Sul do estado de Santa Catarina e causou danos significativos, deixando 11 mortos.
Em meio à tragédia climática que atinge a maior parte do Rio Grande do Sul, foi registrada a formação de um tornado no município gaúcho de Gentil, no norte do estado.
Um tornado se forma mais comumente a partir das supercélulas. De início, uma massa de ar frio e seco se sobrepõe a uma massa de ar quente e úmido, o que dá origem às grandes nuvens de tempestade (as cumulonimbus ou cumulus).
Eles também ocorrem ocasionalmente no centro-leste e sul da Ásia, nas Filipinas, no norte e centro-leste da América do Sul, África do Sul, noroeste e sudeste da Europa, oeste e sudeste da Austrália e Nova Zelândia.
Meteorologistas da Universidade do Estado do Colorado (CSU, em inglês) aumentaram a quantidade de furacões previstos para 2024. "O Beryl, um furacão tropical profundo categoria 5, é provável prenúncio de temporada hiperativa", segundo a previsão divulgada nessa terça-feira (9).
Tornados geralmente têm um tempo de vida de alguns minutos e raramente duram mais do que uma hora, e são menores que os furacões. Tornados são ventos ciclônicos que giram com uma velocidade muito grande em volta de um centro de baixa pressão.
"O tornado é talvez o elemento meteorológico mais difícil de prever. Você pode prever uma tempestade severa, como foi feito", explica Souza. De acordo com o especialista, 98% das grandes tempestades não geram tornados.
Porque está chovendo tanto no Rio de Janeiro 2024?
Os eventos extremos nestas regiões do Brasil foram ocasionados pela organização de canal de umidade, além da presença da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS).
Os tornados só podem ser considerados como tal se tocarem o solo, caso contrário, são chamados apenas de “funis”. Os tornados e furacões costumam ser diferenciados também pela seguinte forma: um tornado pode ser percebido inteiramente a olho nu, enquanto os furacões são grandes demais para isso.
Se a sua residência não tem porão, fique em corredor interno e deitado próximo ao chão; – Se você for surpreendido por um tornado, fora de casa, deve deitar-se, em uma vala ou depressão do terreno; – Procure lugares seguros em sua residência ou sala de aula.
Ambos são ventos muito fortes, com velocidades que podem ultrapassar 120 km/h e com um diâmetro que pode variar entre 200 km e 400 km. Já os tornados são mais intensos e destrutivos que os ciclones, porém têm tamanho e duração menores.
A cidade de Greenfield, em Iowa, nos Estados Unidos, foi atingida por um tornado na 3ª feira (21. mai. 2024). De acordo com autoridades locais, várias pessoas morreram e ficaram feridas.
Como aconteceu – no dia 27 de março de 2004, às 17h45 foi a chegada do Furacão Catarina em Arroio do Silva; às 19h50 iniciou a chuva e o vento sul. A partir das 22h48, a chuva muito forte e o vento intenso provocaram destelhamentos de algumas edificações.
A previsão de uma La Niña em 2024 aumenta o risco de furacões intensos. A combinação de fatores climáticos pode resultar em extremos prejudiciais, como seca na Amazônia e no Pantanal. A intensificação dos furacões e o aquecimento do Atlântico são desafios diante das mudanças climáticas.
O olho é uma região localizada no centro de ciclones tropicais fortes onde as condições climáticas são amenas. O olho de uma tempestade é uma região grosseiramente circular e geralmente com 30 a 60 km (20 a 30 milhas) de diâmetro.
As mortes caíram substancialmente agora que as pessoas podem evacuar a zona com tempo. Mas ainda há mortes nos países em desenvolvimento, principalmente. Além disso, há danos a fazendas, gado, casas, estradas. É bem possível sobreviver à tempestade apenas para viver nas piores condições.