Como tirar dívida do Registrato? Como explicado no tópico “Como tirar o nome do Registrato”, para tirar uma dívida do Registrato é preciso entrar em contato com o banco ou instituição financeira e quitar ou negociar a dívida.
Então, não é possível tirar o registro de sua dívida pelo BC. Mas você pode acessar o Relatório de Empréstimos e Financiamentos (SCR), que mostra todas as suas dívidas com bancos e financeiras. As instituições financeiras acessam esses dados somente se você autorizar.
Como explicado no tópico “Como tirar o nome do Registrato”, para tirar uma dívida do Registrato é preciso entrar em contato com o banco ou instituição financeira e quitar ou negociar a dívida.
COMO TIRAR O SEU NOME DA LISTA NEGRA DO BANCO CENTRAL, REGISTRATO, SRC
Como saber se meu nome sai do registrato?
Para saber se seu nome está no Registrato do Banco Central, acesse o site oficial do Banco Central do Brasil e faça o login na plataforma com seu CPF. Lá, você encontrará informações detalhadas sobre suas movimentações financeiras.
As informações disponíveis no Registrato servem para você: saber onde tem dívidas e a situação de cada uma; verificar se existe conta bancária, dívida ou chave Pix em seu nome que você não contratou; ter mais controle de sua vida financeira.
Ao fim de no mínimo 6 meses e no máximo 1 ano de atraso de alguma parte da operação, a instituição tem que reconhecer todo o valor da operação como prejuízo. Operações com atraso demoram de 6 a 12 meses para serem reconhecidas como prejuízo. As instituições financeiras devem informar operações em prejuízo por 4 anos.
De todo modo, se tiver interesse em cancelar, basta acessar o app e seguir o seguinte fluxo > CLIQUE NO SEU NOME >CONFIGURAÇÕES DE CONTA > ENCERRAR CONTA > PROSSIGA COM AS CONFIRMAÇÕES.
Quanto tempo meu nome fica no registrato do Banco Central?
As dívidas não pagas ficam disponíveis no relatório por um período de 5 anos. Quando uma dívida completa 5 anos em atraso, o banco marca aquela operação no sistema com um símbolo especial. A partir daí, a dívida deixa de aparecer no relatório.
O Relatório de Empréstimos e Financiamentos (SCR) não é atualizado imediatamente após o pagamento da dívida. Os dados são enviados pelos bancos uma única vez por mês. É possível ver que a dívida foi paga quando você consultar o relatório no mês seguinte ao pagamento, por volta do dia 20.
Para se livrar do SCR Bacen é preciso estar sempre em dia com as contas e manter um histórico de bom pagador. Se você está atrasando o pagamento de contas e preocupado com a lista negra do SCR Bacen, considere solicitar um Crédito Consignado.
É possível retirar o nome do SCR? Não. Como as informações que constam no SCR não são para indicar a negativação de um CPF ou sinalizar que uma pessoa está com o “nome sujo”, o sistema não limpa suas informações, apenas as atualiza (como explicamos acima).
Os dados do SCR são sigilosos e só podem ser consultados pelo próprio cliente, pelo Banco Central/Bacen e por instituições financeiras desde que autorizado pelo cliente. Caso o cliente deseje cancelar a autorização de consulta ao SCR, deve solicitar a exclusão da autorização em uma agência.
No relatório unificado do SCR, as dívidas podem ser classificadas como: Em dia: parcelas ainda não vencidas ou vencidas há 14 dias; Vencidas: parcelas vencidas há mais de 14 dias; ou. Em prejuízo: parcelas vencidas, em geral, há mais de 180 dias.