Desde a morte de Calment, em 1997, o recorde de pessoa viva mais velha pertence a pessoas com idades entre 110 e 120 anos – e isto não tem aumentado ao longo do tempo.
Estima-se que será possível viver até os 150 anos de idade, como já vimos em artigos anteriores. Qual será o limite para a vida? A francesa Jeanne Louise Calment ainda mantém o recorde histórico de vida mais longa.
Um novo estudo, desenvolvido por investigadores da Universidade da Geórgia, em Athens, Geórgia, EUA, e publicado na revista PLOS One, concluiu que os humanos vivos agora podem viver até aos 140 anos.
É bem provável que uma pessoa de uns 50 de idade anos hoje, vivera por mais de 200 anos com um corpo jovem e saudável. Isso pode parecer fição científica, mas não é.
CIENTISTAS DESCOBREM O SEGREDO PARA VIVER MAIS DE 100 ANOS
É possível viver mais de 500 anos?
O limite de idade do ser humano tem sido amplamente debatido e estudos recentes indicam que a vida pode ser estendida para 150 anos ou mesmo não há limite de idade no referencial teórico.
Se hoje se pode esperar viver até aos 66 anos, em média, no ano 1000 dificilmente se passaria dos 24 anos, um terço dos recém-nascidos morreria no seu primeiro ano de vida e mais uma grande parte dos sobreviventes sucumbiria às doenças, pestes, fomes e epidemias.
O britânico John Alfred Tinniswood, de 111 anos, é agora o homem vivo mais velho do mundo. Ele assume o título após a morte do venezuelano Juan Vicente Pérez, de 114 anos, e do japonês Gisaburo Sonobe, de 112 anos.
Pesquisadores refutam a ideia de que o tempo máximo de vida das pessoas é de 115 anos, como já foi apontado antes. Entenda essa história. Cientistas chegaram à conclusão de que pode não existir um limite de tempo de vida para os seres humanos – ou, pelo menos, ninguém comprovou que exista essa fronteira.
No final do século 17, os nobres ingleses que chegaram aos 25 anos passaram a viver mais do que os não-nobres - mesmo que permanecessem em cidades. Durante a era vitoriana, por exemplo, uma menina de cinco anos tinha expectativa de vida média de 73 anos; um menino, de 75.
Mestre Li Ching-Yuen ou Li Ching Yun (Pinyin: lǐ qīng yún; Chinês Tradicional: 李清雲) (Dinastia Qing, 1679)(Chyi Jiang Hsien, Szechuan, morte em 6 de Maio de 1933) foi um mestre taoísta chinês, herbalista e praticante de Chi Kung que supostamente teria vivido até aos 256 anos de idade.
Foi um personagem bíblico do Antigo Testando que, segundo o livro, teria vivido 969 anos. Ele era filho de Enoch, que teria morrido aos 365 anos. Matusalém foi pai pela primeira vez aos 187 anos.
De acordo com o Livro de Gênesis, Matusalém foi filho de Enoque, pai de Lameque e o avô de Noé. Em outras partes da Bíblia, Matusalém é mencionado nas genealogias de 1.
Segundo levantamento da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade), em 2018, 297,8 mil residentes morreram no estado. Desses, 72% eram de pessoas com mais de 60 anos de idade e 20% de idosos acima dos 85 anos.
Não há provas de que a imortalidade humana é uma condição possível. Formas biológicas têm limitações inerentes, que podem ou não ser capazes de serem superadas através de intervenções médicas ou técnicas. Em 2009, descobriu-se a imortalidade biológica em pelo menos uma espécie, o Turritopsis dohrnii, uma água-viva.
Células velhas funcionam pior. Além disso, em alguns órgãos, as células morrem e não são substituídas, assim, o número de células diminui. O número de células nos testículos, ovários, fígado e rins diminui acentuadamente conforme o corpo envelhece.
O extenso banco de dados analisado — a partir de pesquisas internacionais que mediram o bem-estar de pessoas usando diferentes metodologias — mostrou que, em média, a idade mais infeliz das pessoas nos países desenvolvidos é em torno dos 47,2 anos, enquanto nos países em desenvolvimento é 48,2 anos.
Qual é o máximo de tempo que um ser humano pode viver?
Enquanto 150 anos é apenas uma expectativa máxima de vida para seres humanos, a pessoa mais velha de que se tem registro foi a francesa Jeanne Calment. Ela nasceu em 1875 e morreu em 1997, aos 122 anos de idade.
Qual foi a idade máxima que um ser humano já chegou?
Sua longevidade a fez entrar para o livro dos recordes. Uma pesquisa publicada em 2016 na revista Nature considera que os 122 anos vividos por Jeanne seriam provavelmente o limite da vida humana.
Para um ser humano, felizmente ou infelizmente, viver 150, 200 anos ainda é algo impossível, mas pra alguns animais isso é mais que normal, e o envelhecimento é algo que não preocupa. Mas qual é o segredo da vida tão longa deles?
Este integrante do processo evolutivo humano teria vivido entre 230 e 30 mil anos atrás. De acordo com os estudos a seu respeito, o neanderthalensis produzia armas e utensílios com maior sofisticação e realizavam rituais funerários simples. Durante algum tempo, teria vivido juntamente como o Homo sapiens moderno.
Em 1800, no Brasil Colônia a população vivia em média 25 anos. Média que se estendeu até o Brasil Império (1822) e final dele com cerca de 27 anos, até a Proclamação da República, 1889 do século XIX. A média mundial no começo de 1800 era 28,5 anos. Neste período todos os países eram pobres e doentes.
Salvo algumas exceções, cuidar bem do corpo agora é a maior garantia de vida longa no futuro. Dizem que Cristo teria morrido aos 33 anos. Tão moço, lamentam os crentes. Nem tanto; a média de expectativa de vida no Império Romano era de 30 anos.
Há 15 mil anos, as pessoas estavam vivendo até os 25 e 30 anos. Já no século XIX, houve um aumento vertiginoso na quantidade de mortes infantis, uma criança não conseguia chegar aos 5 anos, mas quando conseguia, tinha muito mais chance de atingir os 45 e 50 anos.