É preciso ir na Prefeitura para abrir MEI?

Sem a Inscrição Municipal, fica praticamente inviável que uma empresa esteja regular perante a prefeitura. Pois sem esse registro a empresa não consegue cumprir várias outras obrigações. Portanto, sim, é preciso comparecer à prefeitura antes de abrir seu negócio. Acompanhe a leitura e saiba mais.
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Quem abre MEI tem que ir na Prefeitura?

Isso só não ocorrerá se a atividade escolhida ou o endereço não estejam liberados. Então, o MEI precisa ir à Prefeitura para se formalizar? Sim, precisa. A inscrição municipal do MEI é o documento que identifica o CNPJ do contribuinte no Cadastro Tributário do município onde ele está localizado.
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O que precisa para fazer o cadastro do MEI na Prefeitura?

  1. Documentos para Abertura de Inscrição Municipal MEI. • Cópia documento de identificação pessoal com foto; ...
  2. Requerimento para abertura de Inscrição Municipal (MEI) ...
  3. Declaração Comprovante de Endereço Abertura Inscrição Municipal.
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Onde eu devo ir para abrir o MEI?

Passo a passo – como Abrir um MEI Grátis em 2023

Se o empreendedor não tem esse cadastro prévio, deve fazê-lo em https://sso.acesso.gov.br. Após o acesso ao ambiente gov.br, o empresário precisará criar seu MEI no Portal do Empreendedor.
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Onde abrir MEI gratuito presencial?

Atendimento ao MEI

Na Cidade de São Paulo a Prefeitura oferece ao MEI atendimento presencial da ADE SAMPA (Agência São Paulo de Desenvolvimento) em todas as unidades do Descomplica, unidades do Cate e subprefeituras, de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h.
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MEI - Porque Você Precisa ir na Prefeitura Antes de Abrir Sua MEI

Qual é o custo mensal de uma MEI?

Portanto o valor da DAS-MEI a partir da competência janeiro de 2023 será de R$ 66,10 a R$ 71,10 para os MEI em geral, e de R$ 157,24 a R$ 162,24 para os MEI Caminhoneiro.
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Quanto tempo demora para Prefeitura liberar MEI?

Para o MEI o fornecimento do número de inscrição do CCM, tem o prazo de 30 dias, contados da disponibilização automática dos dados cadastrais repassados pela Receita Federal.
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Sou MEI e não tenho inscrição municipal?

Você pode consultar a inscrição municipal da sua MEI de duas maneiras:
  1. Consultando o alvará de funcionamento do seu negócio, quando disponível — neste documento, é possível encontrar a inscrição municipal da sua MEI;
  2. A partir do carnê do IPTU — aqui, o número da inscrição municipal aparece como “Cadastro do Imóvel”.
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É possível emitir nota fiscal sem inscrição municipal?

Sim, desde que suas CNAEs não exijam Inscrição Estadual. Para isso, o prestador de serviço, autônomo ou trabalhador independente deverá emitir a NFS-e ou a NFA-e, nota de serviço e nota avulsa, respectivamente.
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O que impede um MEI de emitir nota fiscal?

Conformidade fiscal

O MEI não é obrigado a emitir notas fiscais nas vendas realizadas para pessoas físicas. Portanto, se uma pessoa vai até o seu comércio e compra um produto, por exemplo, você não precisa gerar o documento — a não ser que o consumidor solicite a emissão.
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Sou MEI sou obrigado a emitir nota fiscal?

A partir de hoje (1°), todo Microempreendedor Individual (MEI) passa a ser obrigado a emitir Nota Fiscal de Serviços eletrônica (NFS-e) no padrão nacional. A mudança parte da decisão nº 169/2022 de 3 de abril de 2023 do Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN), da Receita Federal.
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Quais os documentos necessários para emitir nota fiscal MEI?

Quais são os requisitos necessários para o MEI emitir a NF-e?
  • Certificado Digital.
  • Inscrição Estadual (IE)
  • Inscrição Municipal.
  • Nota fiscal de produto (NF-e)
  • 3.Nota fiscal do Consumidor (NFC-e)
  • Pronto!
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Onde conseguir a inscrição municipal do MEI?

No alvará de funcionamento da empresa; No carnê do IPTU do seu negócio, onde o número aparece no campo “Cadastro do Imóvel”; No site da prefeitura. Alguns municípios disponibilizam uma página para consulta.
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O que acontece se o MEI não tiver inscrição estadual?

Edilan Bohrer: De acordo com a legislação, quem não tiver a Inscrição Estadual após o início da obrigatoriedade está sujeito a multa de 180 Ufirs por mês (R$ 779,92 em valores atuais), limitada a 2.160 Ufirs (R$ 9.359,06).
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Quem é obrigado a ter Inscrição Municipal?

Portanto, ele é obrigatório para todas as empresas de qualquer cidade do Brasil que participem de arrecadação de impostos. Essa inscrição garante também que sua empresa preste serviços regulares na cidade onde é localizada controlando principalmente o ISSQN (Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza).
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Como fazer a inscrição municipal do MEI online?

Veja como fazer a inscrição municipal MEI na prefeitura

Você vai precisar se dirigir à prefeitura, porém já leve o CCMEI ( Certificado da Condição do Microempreendedor Individual ) aberto no site do portal do empreendedor e seus documentos pessoais e um comprovante de endereço igual ao local onde o CNPJ foi aberto.
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Como cadastrar o CNPJ na prefeitura?

Você pode realizar o mesmo passo a passo acima: Acesse o site da Prefeitura de São Paulo: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/fazenda/servicos/ccm/ Selecione a opção “Emissão da Ficha de Dados Cadastrais” Faça login com seu CPF ou CNPJ.
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Quanto tempo para o MEI ser aprovado?

Atualmente o processo de abertura do CNPJ pode ser bastante rápido e, em algumas situações, sair em até 72h após a entrada do processo de abertura para micro e pequenas empresas. No caso do MEI (Micro Empreendedor Individual) o prazo pode ser menor ainda, sendo possível ter o cadastro em até 24h.
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Qual é o novo valor do MEI 2023?

Os valores a serem pagos em 2023 são: R$ 66,10 para empresas do Comércio ou Indústria (R$ 65,10 de INSS + R$ 1 de ICMS); R$ 70,10 para Prestação de Serviços (R$ 65,10 de INSS + R$ 5 de ISS); R$ 71,10 para Comércio e Serviços (R$ 65,10 de INSS + R$ 1 de ICMS + R$ 6 de ISS).
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Tem que pagar 249 para abrir o MEI?

Abrir o MEI é totalmente gratuito, simples e digital!

Todo o processo é feito pelo site do Governo Federal e você não precisa pagar nenhuma taxa. Tome cuidado com sites e aplicativos que cobram por isso! O serviço é gratuito. Como MEI, você pagará uma mensalidade ao INSS, mas para abrir a empresa, não.
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Qual valor taxa do MEI 2023?

Pela proposta, a contribuição mensal seguiria a mesma. Em 2023, ela é de 5% (R$ 66) do salário mínimo (R$ 1.320) mais impostos, e varia conforme a atividade.
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Quem é MEI precisa de alvará de funcionamento?

Empresa, Indústria e Comércio

Este serviço permite a dispensa de alvarás e licenças de funcionamento para o microempreendedor individual – MEI. Desde 1º setembro de 2020, a dispensa de alvará e licenças de funcionamento ocorre diretamente no processo de inscrição e atualização de dados do MEI.
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Para que serve a inscrição municipal?

O que é Inscrição Municipal? Após o registro da empresa na Junta Comercial, é necessário o cadastramento na prefeitura do município onde ela está estabelecida. O objetivo é obter o número de identificação municipal. Isso nada mais é do que a permissão de funcionamento.
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Como abrir um MEI no Poupatempo?

Como se formalizar: basta comparecer ao Poupatempo com RG, CPF e comprovante de residência. O programa garante o registro no CNPJ na hora. O serviço, se a função exigir, também concede o licenciamento ambiental e autorização do Corpo dos Bombeiros e da Vigilância Sanitária.
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Quantas notas fiscais o MEI pode emitir por mês?

A emissão é gratuita na prestação de serviço quando utilizar o Portal Nacional e na venda de mercadorias através da secretaria da fazenda do estados. Quantas notas fiscais o MEI pode emitir? Não há limite de número de notas fiscais, sendo possível emitir quantas forem necessárias.
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