Sim, utilizar pneu remold é permitido, mas apenas apenas para veículos leves (comerciais e de passeio). No caso de veículos agrícolas, militares, de competição, motocicletas, motonetas, ciclomotores, bicicletas e similares ele é proibido, sendo uma infração grave com multa de R$ 195,23 e cinco pontos na CNH.
A resposta depende do tipo de veículo. Saiba mais a seguir! Tanto a venda quanto o uso dos pneus remold é permitida por lei. No entanto, essa permissão é destinada apenas aos veículos leves — de passeio ou comerciais.
Art. 5º Fica proibido, em ciclomotores, motonetas, motocicletas e triciclos o uso de pneus reformados, quer seja pelo processo de recapagem, recauchutagem ou remoldagem, bem como rodas que apresentem quebras, trincas e deformações.
A legislação brasileira proíbe a utilização de pneus remold no eixo dianteiro de ônibus ou micro-ônibus e em ciclomotores, motonetas, motocicletas e triciclos. Por outro lado, se você deseja utilizar um pneu remold nas rodas dianteiras de um caminhão ou carro, pode fazer isso de acordo com a lei.
Pneu remold é fria devido a 'derrapagem' do Inmetro
Pode usar pneu remold em carro de passeio?
Sim, utilizar pneu remold é permitido, mas apenas apenas para veículos leves (comerciais e de passeio). No caso de veículos agrícolas, militares, de competição, motocicletas, motonetas, ciclomotores, bicicletas e similares ele é proibido, sendo uma infração grave com multa de R$ 195,23 e cinco pontos na CNH.
Em resumo, os pneus remold podem ser uma opção segura para viagens, desde que sejam produzidos por fabricantes confiáveis e utilizados em condições de condução adequadas. Neste sentido, este tipo de pneu oferece economia significativa em relação aos pneus novos e contribuem para a sustentabilidade do meio ambiente.
Apesar das reformas pelas quais passam, os pneus remold não têm a mesma qualidade – não oferecem a mesma segurança – do que pneus novos. Além disso, os pneus remold não são recomendados para rodar em estradas. Então, se você está planejando uma viagem, melhor não contar com pneus remold.
A camada de borracha aplicada pode não aderir de maneira eficaz ao pneu, comprometendo sua durabilidade e desempenho nas estradas. Isso pode resultar em menor tração, aderência reduzida em condições de chuva e menor estabilidade durante a condução. A utilização de pneus remold aumenta o risco de falhas e estouros.
Vale a pena comprar pneu remold? Como vimos até aqui, sim, o pneu remodelado pode até passar na vistoria – e também oferece o benefício de custar a metade do preço de um pneu novo.
Além de multa e acréscimo de pontos na habilitação, você ainda poderá ter o veículo retido por circular com pneu careca. Nesse caso, o automóvel não será apreendido no pátio do Detran. No caso da retenção, o veículo apenas terá que permanecer no local da abordagem até que a troca dos pneus seja feita.
Sim, o pneu remold é permitido por lei no Brasil, desde que atenda aos requisitos técnicos estabelecidos pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
É importante lembrar que pneus recauchutados podem ser utilizados apenas em carros de passeio e comerciais leves. Não é permitido rodar com esse tipo de pneu reformado em caminhões e ônibus. De acordo com o Inmetro, pneus recauchutados não podem ter mais do que 7 anos e não podem passar por mais de 3 reformas.
Sim, pneu remold é permitido por lei no Brasil, desde que atendam às normas do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) e o Contran (pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
É proibido usar pneus reformados em determinadas posições e veículos. Segundo a Resolução Contran nº 416/2012 e nº 445/2013, os ônibus e micro-ônibus não devem utilizar pneus reformados no eixo dianteiro. Da mesma maneira, pneus com irregularidades, como trincas ou deformações ficam proibidos.
De acordo com especialistas, os pneus remold são adequados para circular em cidades a baixas velocidades (máximo de 80 km / h). E o motorista ao comprar este tipo de pneu, é recomendável que ele verifique a área de produção da empresa e fabrique pneus de qualidade e garantidos.
Sim, é permitido utilizar os pneus remold, segundo Inmetro. Vale destacar que ele é indicado para ser utilizado em veículos leves, como carros de passeio e comerciais. Estes pneus são proibidos nos seguintes veículos: militares, agrícolas, motocicletas, motonetas, de competição, ciclomotores e bicicletas.
As regulamentações sobre a utilização de pneus remold na dianteira de veículos variam de acordo com o tipo de veículo. De acordo com as Resoluções Contran nº 416/2012 e nº 445/2013, a utilização de pneus reformados na dianteira de ônibus e micro-ônibus é proibida.
Qual a diferença entre um pneu remold, um recapado e um recauchutado? A maior diferença está na maneira como são reformados. No pneu remoldado, ocorre a substituição da banda de rodagem, ombros e parede lateral com novas camadas de borracha.
Apesar disso, o remold apresenta um desempenho quilométrico de 15% a 30% inferior se comparado com o novo. Em contrapartida, os pneus Recapados, se renovados da forma adequada, podem proporcionar rendimento quilométrico igual ao de um pneu novo ou até mesmo, melhor.
Desempenho superior: Pneus importados geralmente oferecem melhor aderência em piso seco e molhado, maior durabilidade e menor ruído. Segurança: As rigorosas normas de qualidade dos países de origem garantem maior segurança para os pneus importados.
Os dois primeiros dígitos indicam a semana de fabricação, enquanto os dois últimos representam o ano. Sendo assim, se o pneu não estiver com esses números grafados na borracha, pode apostar que é um remold, assim como a questão da marca. É bem simples.
Segundo nosso estudo a Vipal a durabilidade de pneus novos de até 54.700 quilômetros rodados. A quilometragem média do Brasileiro é 12.900 km por ano, portanto, este pneu pode durar até 4,2 anos, ou até 10 anos no máximo, a partir da data de fabricação por recomendação de segurança do fabricante.