Igreja Cristã Maranata conta com mais de 4 mil pastores e milhares de membros voluntários que fizeram uma escolha pela fé e atuam voluntariamente. Não há recolhimento de ofertas durante os cultos, nem pedido de dinheiro aos membros. Esse conteúdo é pago por um anunciante e produzido pelo Estúdio Gazeta.
Fundada há mais de meio século, a Igreja Cristã Maranata (ICM) se destaca por algumas características singulares: os pastores são voluntários, e não há cobrança de dízimo em cultos.
Assim como no Brasil, os templos da Igreja Maranata localizados em outros países, como os Estados Unidos, também não coletam ofertas durante os cultos. O pastor Ronildo Scherrer, que atua na Flórida, explica que o dízimo é uma decisão individual e voluntária, baseada na fé.
A organização possui caráter APOLÍTICO. Os membros que porventura venham assumir cargos políticos, se pertencerem ao corpo ministerial, deverão renunciar ao cargo. Outra característica que a CCB possui é ser ANTIDIZIMISTA. Não exige e nem prega o dízimo obrigatório, mas aceita ajuda voluntária dos fiéis.
A prática de incentivar e coletar contribuições financeiras está enraizada na história eclesiástica. Não é o caso, porém, de uma congregação brasileira fundada há 55 anos e que possui hoje mais de 5 mil templos no Brasil e no exterior: a Igreja Cristã Maranata.
Violinos, trompas, trompetes e demais instrumentos sinfônicos são proibidos para as mulheres. Às mulheres, são destinados os cargos de organistas, apenas. Isso causa muita angústia para as musicistas das Igrejas da CCB.
Ele respondeu: “Aquele que não paga seu dízimo não serve para ser batizado em favor de seus mortos. (…) Se alguém não possui fé suficiente para cumprir coisas assim pequenas, não terá fé suficiente para salvar-se nem a seus amigos.”
Os pastores são, inclusive, proibidos de pedir dinheiro nos cultos. Somente membros das igrejas podem contribuir com dízimo e ninguém perde função na igreja porque não dá o dízimo. “Para nós, o dízimo é uma necessidade do ofertante de ser fiel a Deus e não da igreja.
Se os santos dos últimos dias não pagassem o dízimo, os quatro templos que temos aqui [em 1899] nunca teriam sido erigidos e os juízos e estatutos de Deus para a exaltação e glória não poderiam ser observados.
O pagamento do dízimo é um privilégio sagrado. Ao pagar o dízimo, demonstramos gratidão por tudo o que Deus nos deu e Lhe devolvemos parte do que recebemos.
Onde está escrito na Bíblia que não devemos pagar o dízimo?
Jesus não dá muita importância a dízimos: “Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas!, que pagais o dízimo da hortelã, do funcho e do cominho, enquanto descuidais o que há de mais grave na lei: a justiça, a misericórdia e a fidelidade; é isto que era preciso fazer, sem omitir aquilo” (Mateus 23: 23).
A Igreja Cristã Maranata - Presbitério Espírito-Santense, também conhecida pelo acrônimo ICM, é uma denominação pentecostal brasileira, descrita como neopentecostal ou deuteropentecostal. Começou como um movimento de renovação espiritual entre presbiterianos no Espírito Santo.
A Igreja Cristã Maranata é uma igreja que crê na Palavra de Deus como única regra de fé e prática, que inclui o batismo com o Espírito Santo e dons Espirituais.
É assim que funciona a Igreja Cristã Maranata (ICM), fundada em 1968 no município de Vila Velha, no Espírito Santo. Mas não para aí. A ICM não cobra dízimo nem oferta dos membros durante os cultos — prática que se tornou comum em igrejas neopentecostais.
Jesus nunca sugeriu, nem remotamente, que dinheiro em si fosse um mal. No entanto, ele elogiou o ganho através de trabalho produtivo e do investimento, como na famosa Parábola dos Talentos.
Santo Tomás ensina que se ocupar (ou preocupar-se) com os bens temporais, inclusive na oração, não é proibido. Somente não se deve se ocupar com aqueles bens que são supérfluos ou desordenados. Nesse caso, possuir ou desejar possuir um carro e pedir isso também a Deus não é um erro.
Se usar o dinheiro que deveria ir para o seu dízimo para pagar o aluguel, você estará devendo a Deus. Se você usar o dinheiro para dar o dízimo em vez de pagar o aluguel, estará em dívida. A verdade é que você nunca deveria pegar o dinheiro de Deus (o dízimo) e torná-lo em dinheiro de seu aluguel.
que quem não der o dízimo. não pode ser salvo, porque diz lá em segunda Coríntios seis nove, nem os sodomitas efeminados, nem os ladrões herdarão o reino do céu. Ele vai pra malaquia dez, roubará o homem do Senhor teu Deus.
Não! Dízimo é um ato de generosidade da parte dos fiéis em sinal de agradecimento a Deus por aquilo que Ele providenciou em suas vidas. É um ato de generosidade do coração humano com a providência divina.
De acordo com os dados do Censo 2010, pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE) a Congregação Cristã ocupa a posição de 3ª maior denominação evangélica no Brasil e a 2ª entre as de vertente pentecostal, com 2,3 milhões de membros, atrás somente da Igreja Assembleia de Deus.
Em hipótese alguma a oração, na CCB, menciona a palavra “pecado”, pois esta está ligada aos delitos de ordem se- xual. Já os “erros e faltas estão relacionados aos pecados de foro íntimo, como a mentira, o roubo, o ódio, inveja etc.
Crença que há um só Deus vivente e verdadeiro, eterno e de infinito poder, criador de todas as coisas, em cuja unidade estão: o Pai, o Filho e o Espírito Santo.